- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Uruguai: Ilha Gorriti, em frente ao balneário de Punta del Este, ganha nova comunicação visual

Localizada no Rio da Prata (Río de La Plata), em frente ao luxuoso balneário de Punta Del Este, a Ilha Gorriti conta com 21 hectares que podem ser percorridos a pé. A paisagem natural é de uma grande floresta de pinheiros, eucaliptos e tamarizes (pequenos arbustos africanos). A pequena faixa de terra agora tem novos outdoors que descrevem a história, geografia, fauna e flora do local.

Para chegar à ilha, basta pegar uma embarcação que sai do porto de Punta Del Este a cada meia hora em um trajeto que leva apenas 15 minutos. Gratas surpresas esperam pelo visitante, que ao desembarcar poderá veranear na popular “Playa Honda”. O local possui infraestrutura completa para diversão e lazer durante todo o dia. Outra das maravilhas da Ilha é o “Puerto Jardín”, onde os barcos chegam para a prática de esportes náuticos. Veleiros e iates atualmente aportam ali, ao invés do porto do luxuoso balneário.

Além das suas belezas naturais, a ilha é protagonista de grandes histórias. Em outra época, foi uma antiga prisão que tinha um cemitério chamado “de los ingleses”, era lugar frequente de piratas. Foi declarada Patrimônio Histórico Nacional, e nessa temporada de 2018, o Ministério de Turismo junto ao departamento de Maldonado inaugurou a sinalização que destaca a sua história.

São aproximadamente 30 outdoors informativos sobre a geografia, história e flora existente. A primeira referência escrita da ilha data de 1516, figura no diário de viagem de Juan Díaz Solís. O primeiro nome do lugar – de Las Palmas – data de 1526 e referia-se as Palmeiras que ali existiam. Em 1771 passa a ser chamada por seu atual nome, devido ao capitão de Montevidéu, o espanhol Francisco Gorriti, que esteve preso na Ilha por um ano por um problema político: se recusou a colaborar com uma expedição militar contra charrúas e minuanes. A prisão foi tão famosa, que hoje a ilha leva seu nome. O governador de Montevidéu, José Joaquín de Viana, ordenou o arresto baixo a insubordinação de Gorriti.

Na época da tomada espanhola, o domínio da península e da ilha marcava o acesso ao Rio da Prata e constituía o primeiro centro de defesa do “virreinato” (vice-reinado) de mesmo nome, hoje representados pelos jogos de baterias de canhões existentes no local.

Os pinheiros existentes na Ilha Gorriti, foram plantados por Juan Gorlero, o primeiro prefeito de Maldonado, sob a ordem do presidente da época Claudio Williman, em 1909. A ilha tem um caminho, cercado por pinheiros verdes que conduzem à “Playa Honda” – Praia Honda, e para o outro lado, o caminho conduz os visitantes da mesma forma, mas agora com os locais claramente sinalizados em inglês e espanhol.

Desde de seu início foi usada como um local de enterro de marinheiros que morreram no mar. Com a chegada da Companhia Marítima Imperial, chegaram trabalhadores religiosos anglicanos, tornando-se o cemitério oficial dos não católicos, aqueles que não podiam ser enterrados nos cemitérios públicos (católicos até então) iam para lá. Devido a um conflito diplomático em 1892 com os EUA, os túmulos foram levados ao cemitério de Maldonado. Hoje em dia é uma caminhada histórica que permite desfrutar de belos banhos no Rio da Prata (Río de la Plata), visitar a história do lugar e praticar esportes.

Como chegar?

Para chegar lá, o visitante deve embarcar nos barcos que partem do porto de Punta del Este a cada 30 minutos, que fornecem o serviço de transfer para a ilha. A viagem do porto para a ilha leva cerca de 15 minutos.

Reservas: (+598) 4432 66 65/4244 – 4750 / (+598) 094 – 410 – 899/099 – 545 – 847

Pensando em visitar o Uruguai? Aproveite e procure seu hotel abaixo!



Booking.com