- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Uruguai: Montevidéu lança rota turística de futebol

Para o brasileiro fanático por futebol, o Uruguai reserva uma boa novidade. Acaba de ser lançada a rota especial para esse esporte em Montevidéu. A capital uruguaia é marco da história da Copa do Mundo, sendo a sede do lendário Estádio Centenário e um dos cenários da primeira Copa, ocorrida em 1930. Não existe dúvida de que estamos falando de um país futebolístico, fato demonstrado por suas vitórias nas copas de 1930 e 1950, além de 15 vitórias nas Copas Américas.

Grandes estrelas da história do futebol uruguaio têm origem montevideana, dentre eles estão: Diego Forlán – bola de ouro de melhor jogador do mundo em 2010, o inesquecível Obdulio Varela – protagonista do maracanaço em 1950, em cima do Brasil, o mestre Óscar Tabárez – treinador da seleção uruguaia por mais de 10 anos e outros nascidos em Salto como Luis Suárez – atacante do Barcelona e Edinson Cavani – ganhador da bola de Ouro em 2017.

Na capital do vizinho se respira futebol, e para qualquer amante desse esporte é impossível estar na cidade e não visitar seus principais estádios. Segue abaixo a rota perfeita para os turistas fanáticos pelo futebol:

– O primeiro Gol dos Mundiais: Uma escultura e uma placa representam o arco do primeiro gol das Copas do Mundo, localizado na rua Coronel Alegre, entre Silvestre Blanco e Charrúa, no bairro Pocitos. Ambos simbolizam o primeiro jogo e o primeiro gol do mundo executado pelo francês Lucien Laurent, contra o México no Estádio de los Pocitos, Peñarol na época, desaparecido em 1934.

– Estádio Centenário: construído especialmente para a organização da Copa do Mundo em 1930. É lá que a equipe uruguaia joga as partidas em casa. Como curiosidade, o Centenário foi declarado pela FIFA, em 1983, Monumento Histórico do Futebol Mundial, sendo a única obra desse tipo no mundo;

– Estádio Campeão do Século ou Peñarol: : mais conhecido como Peñarol, uma vez que é propriedade do Club Atlético Peñarol. Apelidado de Estádio Campeão do Século, recebeu este título, outorgado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, por ser o melhor clube da América do Sul do século 20. Inaugurado em março de 2016, sua primeira partida foi um amistoso contra o River Plate, onde Peñarol venceu de 4 X 1, com assinatura de Diego Forlán, Luis Aguiar e Cristian Palacios. Lá, também tem um museu, onde o visitante pode encontrar os troféus mais importantes do clube, bem como acessórios históricos, e camisas usadas pelos principais jogadores do time.

– Estádio Gran Parque Central: popularmente conhecido como El Parque, é propriedade do Club Nacional Football. Construído em 1900, é o estádio mais antigo da América e o décimo quinto do mundo.

– Estádio Luis Franzini: Localizado no Parque Rodó, é onde a equipe do Defensor Sporting treina e joga, embora o estádio seja usado tanto para o Campeonato do Uruguai como para torneios internacionais e para a Copa Libertadores e o Campeonato Sul-Americano.

Serviço

Site Estádio Centenário: http://www.estadiocentenario.com.uy/site/footballMuseum

Site Estádio Peñarol: http://www.xn--pearol-xwa.org/index_1.html

Site Estádio Gran Parque Central: https://www.nacional.uy/

Site Estádio Luis Franzini: https://www.defensorsporting.com.uy/