Vá curtir a rua no Carnaval de Salvador!

por:
1 de janeiro 2016

“Por isso chame, chame, chame gente”, a música de Moraes Moreira nunca foi esteve tão atual para o Carnaval de Salvador, mesmo após décadas de seu lançamento. A expectativa da prefeitura local é atrair mais de 700 mil turistas para a folia de 2016. Para chamar toda essa gente, o órgão anunciou melhorias nos serviços públicos, dois novos circuitos e mais atrações gratuitas para começar.

Para 2016, o tema escolhido para o Carnaval em Salvador é sugestivo: “Vem curtir a rua”. É uma alusão aos eventos que acontecem na rua, em 12 bairros e em sete circuitos oficiais e a maioria sem nenhum custo para o folião. As atrações cobradas são os camarotes de diversas marcas privadas e os trios com corda ao redor, que serão 208 contra 150 trios sem a corda, ou seja, sem cobrança de ingresso, além de apresentações, desfiles e shows organizados pela prefeitura e completamente gratuitos.

Carnaval começa na quarta-feira

Se a ideia é juntar mais de 700 mil turistas do Brasil e do mundo e fechar a conta em 2 milhões de foliões, um dia a mais de festa ajuda. Por isso, em 2016, o Carnaval não começará mais na quinta-feira, mas na quarta (03/02). O início será em um novo circuito, o Sérgio Bezerra (entre o farol da Barra e o Morro do Cristo) às 16h00, o Sérgio Bezerra (entre o farol da Barra e o Morro do Cristo). Nele, 25 bandas irão se apresentar.

Um pouco mais tarde, às 18h00, haverá a tradicional entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, na Praça Municipal no Centro Histórico, seguida de desfile da corte e apresentações de bandas que irão levar ao público as primeiras batucadas, das fanfarras ao trio elétrico. Além disso, haverá um grande grupo com 150 músicos fantasiados, baterias percussivas, grupos de mascarados e pierrots, microtrios, grupos de Capoeira, bonecões do Pelourinho, Orquestra de Pandeiros e trio elétrico, com o cantor Saulo Fernandes puxando a folia.

O Carnaval antes do Carnaval

Se você vai estar em Salvador no fim de semana que antecede o Carnaval, prepare-se para fortes emoções, é o pré-Carnaval com dois dias, sábado e domingo. Em 2015 isso já aconteceu, mas com um só dia. No sábado (30/01), o folião poderá curtir o grupo Fuzuê, que irá se apresentar das 15h00 às 22h00 no novo circuito chamado de Orlando Tapajós, que vai do Clube do Espanhol até o Largo do Farol da Barra, um trajeto de 1,4 quilômetro. Nada de trio elétrico neste primeiro dia, apenas blocos tradicionais da cidade fazendo o som com instrumentos musicais.

No domingo, é a vez do Furdunçu sacudir o circuito Orlando Tapajós também das 15h00 às 22h00, com fanfarras e bandinhas e, dessa vez, com som eletrônico. Haverá trio elétrico, mas serão pequenos.

Outras localidades – Também no dia 30 de janeiro a festa acontece no Imbuí, Ribeira, São Cristóvão, Stella Mares e Pituba, que recebem mascarados, crianças fantasiadas e famílias inteiras em algumas de suas principais ruas para festejar e interagir. Os eventos contarão com cerca de mil pessoas em cada bairro e terá atrações musicais de chão, prometendo grande animação. O Imbuí repete a folia também no dia 31.

Durante a folia tradicional

Na quinta-feira os trios elétricos que, geralmente, cobram ingresso para participação começam a chegar aos circuitos maiores, como o Barra/Ondina (Dodô) e o Campo Grande (Osmar). Os camaerotes que serão 32 juntando os dois circuitos mencionados abrem suas portas no esmo período. Além disso, o Carnaval se espalha por 12 bairros e três ilhas. E, para deixar a quinta mais animada, o dia terá o samba como tema especial com  desfiles de agremiações de entidades dedicadas ao ritmo  e suas expressões no ircuito de Campo Grande.

Como os trios elétricos costumam circular até a meia-noite, desde a madrugada de sexta, haverá até 03h00 a Torre Eletrônica com vários DJ´s no Farol da Barra, uma atração completamente gratuita. Outro novo espaço é o Beco das Cores, voltado para o público LGBT e também terá DJ´s na esquina da Rua Dias D’Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra, que funcionará das 19h00 à meia-noite, nos intervalos dos blocos.

Para as crianças, do sábado de Carnaval até terça haverá bailes infantis nos bairros das 16h00 às 18h00, sempre como abertura da festa do dia. Já no Campo Grande haverá uma Vila Infantil para os pequenos, como já é de costume. No domingo, outra novidade, será o pôr do sol na Castro Alves, que terá um show da turma do grupo Baiana System e convidados, às 16h30.

Salvador terá também três palcos temáticos: o Palco do Rock, que ficará no Jardim de Alah, das 19h00 às 03h00; o Terreiro do Samba, que será montado na Praça da Cruz Caída, e recebe atrações das 09h00 à meia-noite; e, pela primeira vez, o Largo do Santo Antônio Além do Carmo entra na programação com o Palco Multicultural, que reunirá bandas de diferentes estilos como hip hop, reggae e arrocha, das 18h00 à meia-noite.

Outra novidade é o novo espaço em Ondina, voltado para pessoas com deficiência.  A Vila Gastronômica, que fez sucesso na Barra na edição 2015, volta no próximo ano também em outro local: na Rua Nossa Senhora de Fátima (ao lado do Isba), em Ondina.

Em todos os dias de Carnaval serão 150 trios sem corda e centenas de atrações gratuitas, inclusive, com os principais cantores e grupos do Axé Music, como Saulo, Margareth Menezes, Baiana System, Chiclete, Igor Kannário, Armandinho, Babado Novo, Daniela Mercury, Psirico, Edcity, Eva, Carla Visi, Sarajane, Banda Mel, Edu Casanova, Gerônimo, Carlos Pita, Virgílio, O Quadro, Will Carvalho e Araketu.

Novos circuitos

Além dos quatro circuitos tradicionais (Dodô, Osmar, Batatinha e Sérgio Bezerra), mais três são oficializados para 2016. O Circuito Riachão compreende o trecho percorrido pela Mudança do Garcia, que vai do Garcia até a Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande. Já o Circuito Orlando Tapajós compreende a Avenida Oceânica, no trecho entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra, e receberá o pré-Carnaval na Barra, com o Fuzuê e o Furdunço. O Nordeste de Amaralina é palco do Circuito Mestre Bimba, que vai da Rua do Norte à Rua do Sítio Caruano.

Transporte

De acordo com o prefeito ACM Neto, em entrevista ao Viajar é Simples, o transporte, um gargalo do Carnaval de Salvador, deve ser melhorado em 2016. “Iremos aumentar em 20% as linhas de ônibus ao redor dos circuitos e iremos enfatizar a fiscalização para que os taxistas não tentem cobrar tarifas abusivas ou rejeitar passageiros com pequenos trajetos”, explicou.

O prefeito também enfatizou que, pela primeira vez, haverá shuttles de alguns pontos da cidade para os principais circuitos. “No estádio da Fonte Nova, por exemplo, teremos traslados até os circuitos por um preço bem pequeno, mas ainda não definido”, disse o prefeito. Neto ainda enfatizou que até a Fonte Nova é possível ir de metrô e descer na estação Largo da Pólvora. Segundo ele, a prefeitura deve trabalhar também com opções de transporte a partir do novo sistema metroviário da capital baiana.

Estrangeiros no Carnaval

De todos os turistas que Salvador estima receber no Carnaval de 2016, pelo menos 12% devem ser estrangeiros. Aqueles que voarem para Salvador direto de Madri com a Air Europa pode esperar ganhar um presente. “Nos voos serão sorteados abadás para diversos trios da festa”, contou Enrique Martín-Ambrosio, diretor geral Brasil e expansão América Latina da Air Europa.

A companhia aérea é patrocinadora do Carnaval de Salvador pela segunda vez consecutiva.  Ela tem três voos semanais entre Madri e a capital baiana às terças, quintas e sábados. Para o período do Carnaval, a companhia irá trocar as aeronaves A 330-200 por aviões A 330-300 com que acomodam mais passageiros.

Serviço

Informações sobre o Carnaval:  carnavalsalvadorbahia.com.br

O Viajar é Simples já acompanhou o Carnaval de Salvador de perto e dá no blog algumas dicas para sua diversão, só clicar aqui!

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários