Aruba restaura monumentos históricos

Aruba, a ilha feliz, está realizando uma iniciativa para restaurar seus mais importantes monumentos. Entre os projetos de reforma mais importantes, destaca-se a restauração do Farol Califórnia. O monumento histórico, originalmente construído em 1915, foi nomeado após o naufrágio do famoso navio americano "SS Califórnia". A restauração começou em 2016 e foi concluída durante o primeiro semestre deste ano. Atualmente, pode ser visitado pelos turistas, que podem subir para ter uma das melhores visões panorâmicas da ilha.

Já em San Nicolás, ao extremo sul da ilha, conhecido como o epicentro cultural de Aruba, o edifício Nicolas Store está em processo de renovação. Esta propriedade receberá uma mudança estrutural e estética. Uma nova vida surgirá neste espaço de quase 80 anos e se tornará um Museu da Comunidade.

De acordo com Carlos Barbosa, diretor da Autoridade de Turismo Aruba no Brasil, "Para continuar a oferecer a melhor experiência aos nossos visitantes, Aruba investe em projetos de cuidado e manutenção de seu patrimônio histórico. Assim, monumentos como o Farol Califórnia e o edifício Nicolas Store estão recebendo renovação de imagem, sinalização com informações e manutenção para sua conservação".

O órgão Fundo de Monumentos de Aruba, juntamente com o Conselho de Monumentos e o Escritório de Monumentos, são os protagonistas desta iniciativa de restauração. Essas instituições têm a missão de comprar edifícios, renovar, reutilizar, administrar e mantê-los para sua conservação para o futuro patrimonial da ilha. O projeto ajudará a aumentar a conscientização sobre o valor histórico desses monumentos e edifícios. Além disso, as restaurações ampliarão a lista de atividades que podem ser realizadas na ilha e prometem melhorar ainda mais a experiência de visitantes e arubanos.