Acúmulo premiado!

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1 de agosto 2016

Nova York, Miami, São Francisco, Madri, Fortaleza, Belém e Manaus.  As cidades citadas são apenas alguns dos destinos que o analista de risco Marco Mota conheceu sem pagar nada pelas passagens aéreas. Tem segredo? Não é exatamente um segredo, mas algo muito simples que o rapaz faz: acumula milhas.

Há cinco anos Mota junta milhas em dois programas: Smiles e Latam Fidelidade. Ao todo, usando seus pontos já conheceu 14 cidades no Brasil e no mundo. “Para acumular mais, faço parte do Clube Smiles, sigo blogs e sites que avisam sobre promoções de passagens e bônus extra e tenho metas de gastos nos cartões de crédito para transformar pontos em milhas”, explica ele.

Mota usa os programas pioneiros do segmento. O Latam Fidelidade existe desde 1993 (quando se chamava Tam Fidelidade) e o Smiles, que nasceu apenas um ano depois, em 1994, quando era programa de fidelidade da Varig e, em 2007, passou a ser da Gol após a compra da Varig. Em 2013, se tornou uma empresa independente. O Smiles tem, atualmente, 11,5 milhões de clientes cadastrados. O Latam Fidelidade só vê o número de cadastros subir: em 2013 tinha 10,5 milhões de usuários e, até abril de 2016 o programa já contava com 13,2 milhões de registros.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o brasileiro tem se interessado mais em fazer parte de um programa de fidelidade. A ABEMF tem seis associados, dentre eles, três são programas de companhias aéreas ou ligados a uma delas (Smiles, TudoAzul e Multiplus). “O número de cadastros nas empresas associadas cresceu 17,5% no segundo trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2016, ultrapassando os 74,6 milhões de inscritos”, afirma Roberto Medeiros, presidente da ABEMF.

O crescimento no número de usuários mencionados pela Smiles, Latam Fidelidade e ABEMF confirma que o brasileiro tem visto uma oportunidade nos programas de fidelização. “Há uma estimativa de que os programas de fidelidade, como um todo, têm penetração de 8% no Brasil. Em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa, esta média é de cerca de 40%, o que demonstra que ainda há muito espaço para crescimento no País”, enfatiza Medeiros. Ou seja, a chance de você que lê este texto não participar de um programa de fidelidade de companhia aérea é grande, mas dá para começar agora.

Qual programa escolher?

Todas as grandes companhias aéreas brasileiras têm um programa de fidelidade. Além de Smiles e Latam Fidelidade, a Avianca oferece o Programa Amigo e a Azul tem o TudoAzul. Já a Multiplus é uma opção bem completa. Criada em junho de 2009 como uma unidade de negócios do Grupo Tam, a rede de fidelidade se tornou uma empresa independente em outubro do mesmo ano. Em fevereiro de 2010, passou à condição de companhia de capital aberto, sendo a primeira do segmento de fidelização a integrar a BM&FBOVESPA (MPLU3).  Atualmente, ela é controlada pela Tam S.A, que detém 72,74% de suas ações.

Na prática, se você é um cliente Latam Fidelidade, acaba fazendo parte da rede Multiplus, que tem 370 parceiros tanto para ajudar a acumular mais milhas como para trocar pontos por produtos, como roupas, artigos esportivos, brinquedos e até eletrodomésticos. Para passagens aéreas, quem é cliente Multiplus consegue resgatar trechos em todas as companhias membros da aliança Oneworld, a qual a Latam participa com outras 13 empresas, como British Airways e American Airlines.

Apesar de ser uma empresa independente, a Multiplus tem fortes laços com as companhias aéreas e o maior percentual de resgate vem da troca de pontos por passagens. “No ano passado, 53% dos resgates foram para voos domésticos, 32% para voos internacionais, e 15% em outros produtos”, explica Carolina Torres, head de marketing e e-commerce da Multiplus.

Só em 2015, a Multiplus teve um crescimento de 12,9% no número de cadastrados e chegou a ter 14,2 milhões de pessoas inscritas (atualmente, já são 15,1 milhões de participantes), ou seja, é a rede de fidelidade brasileira que permite troca de pontos por passagens aéreas com maior número de clientes. Os usuários também podem optar pelo ingresso no Clube Multiplus que oferece vantagens exclusivas e acúmulo a partir de 500 pontos por mês mediante cobrança de mensalidade.

“Participar do Clube Smiles foi uma maneira que achei de acumular mais milhas”, conta o viajante Mota. O Clube Smiles é o pioneiro do tipo no Brasil, acaba de completar três anos. O cliente se inscreve, paga uma mensalidade e recebe uma quantia determinada de milhas em sua conta, de acordo com o plano escolhido, e tem acesso a promoções exclusivas. Mota, que já era usuário Smiles, começou a usar o clube e viu seu acúmulo de milhas e possibilidade de resgates crescerem rapidamente.

Outra viajante assídua, a publicitária e blogueira Roberta Martins tem cadastro em todos os programas de fidelidade de companhias aéreas do Brasil. “O que mais gosto é o TudoAzul”, conta ela. Nascido em 2009, o TudoAzul é o programa de fidelidade da companhia aérea Azul. Ele saltou de 1,9 milhão de cliente em 2011 para 5,9 milhões de inscritos em 2015 e com meta de atingir 7 milhões de pessoas até o final de 2016.

“O TudoAzul tem mais de 60 parceiros e o número continua crescendo. Além de bancos, temos parcerias com o Premmia (programa da Petrobras BR), Hertz, Apple, Magazine Luiza, Walmart.com, Centauro, entre outros”, enfatiza Alex Malfitani, diretor do TudoAzul. O programa de fidelidade ainda oferece um clube de vantagens, que permite acúmulos a partir de 1.000 pontos por mês dependendo do plano escolhido dentre quatro possibilidades.

A Avianca Brasil não fica de fora dos programas de fidelidade. Em 2007 lançou o Programa Amigo. Em janeiro de 2015 tinha 2,47 milhões de inscritos, até julho de 2016 alcançou a marca de 3,58 milhões de usuários. Apesar de ser o menor em número de participantes, o Programa Amigo tem um ponto forte, a Avianca é a única companhia aérea do Brasil que faz parte da aliança global Star Alliance, com membros de diversas nacionalidades. “Os clientes cadastrados têm as melhores opções de ligações internacionais. Eles podem viajar com 27 empresas parceiras (da Star Alliance), escolhendo entre mais de 18.500 voos diários”, ressalta Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.

Na prática, para os clientes do Programa Amigo, funciona assim: quem acumula milhas no programa pode emitir uma passagem do Brasil para Alemanha voando pela Lufthansa, por exemplo. O participante não precisa escolher voos apenas na Avianca Brasil, mas de todos os seus parceiros na Star Alliance.

Como acumular mais milhas?

Marco Mota concentra seus gastos no cartão de crédito. Quando atinge uma boa quantidade de pontos acumulados, transfere para os programas de fidelidade que usa, Smiles e Latam Fidelidade. Essa é a maneira mais básica, o cliente gasta no cartão e a cada real irá ganhar uma quantia determinada de pontos (pode ser 1 milha a cada 1 real, por exemplo) e a quantia total de pontos acumulados será repassada para o programa de fidelidade mediante o pedido do usuário. Se você tem um cartão de crédito e não sabe se acumula pontos, consulte sua instituição financeira para mais informações. Caso tenha pontos acumulados, basta escolher um programa e pedir a transferência.

Outra maneira muito comum de acumular milhas é voando. Quanto mais voos com a mesma companhia aérea, mais milhas no seu programa de fidelidade. Além disso, muitas pessoas que viajam a trabalho não compram suas passagens, porém, a empresa permite que os pontos fiquem no cadastro do funcionário. Para fazer isso, basta na hora do check-in informar o número do seu programa de fidelidade ou guardar os bilhetes de embarque e requisitar as milhas após a volta. Cada companhia aérea define a quantidade de pontos que vale cada trecho.

Postos de gasolina

Roberta, além de transferir pontos do cartão, usa outra tática: abastece o carro em postos de gasolina participantes dos programas de milhagem. O Petrobas Premmia, dos postos Petrobras, tem parceria com o TudoAzul. O cliente ganha pontos abastecendo ou consumindo produtos nas lojas BR Mania e Lubrax e eles podem ser transferidos para o TudoAzul. Outra opção é participar do KM de Vantagens da rede de postos Ipiranga e transformar os gastos em pontos Multiplus.

Batom, hotel e aluguel de carros

Usar os parceiros dos programas de fidelidade ajuda, e muito, na hora de acumular pontos. O Programa Amigo, por exemplo, tem parceria com a locadora de veículos Avis. Cada R$ 1 gasto na empresa com aluguel de carro vira 1 ponto no Programa Amigo. Vai comprar produtos de beleza e maquiagem? Também dá para ganhar uns pontinhos. A cada R$ 3 gastos na loja virtual brasileira da Sephora o cliente leva 1 ponto no Programa Amigo. Se vai viajar e se hospedar em hotel, as reservas feitas no site Hoteis.com também pontuam no Programa Amigo, cada US$ 1 gasto vira 4 pontos.

Por falar em hotel, a Multiplus tem uma maneira muito simples de acumular pontos com suas hospedagens. Passar uma ou mais noites em hotéis das redes GJP, Hilton, Atlantica, Marriot, dentre outras, viram pontos Multiplus. Além disso, uma parceria com a Expedia permite fazer reservas de hotéis através do site https://multiplus.zumata.com/hoteis e ganhar pontos independente do tipo de categoria da acomodação. A cada busca o resultado já mostra a quantia a ser acumulada com aquela reserva, basta escolher a melhor opção.

Com a Smiles o cliente também pode acumular milhas reservando hotel. Aliás, o ideal da companhia é se tornar uma empresa completa para o turismo nos próximos anos. Um dos primeiros passos para alcançar esse objetivo é a parceria com a plataforma de reservas Rocketmiles. São mais de 400 mil meios de hospedagem que podem ser acessados pelo link www.rocketmiles.com/smiles. Para cada diária reservada, o cliente acumula até 15 mil milhas na conta Smiles, variando de acordo com o hotel. As milhas entram no cadastro do cliente dez dias após o check out.

Cada programa de fidelidade apresenta dezenas de parceiros atualmente. Para acumular não é preciso gastar além do seu orçamento, basta gastar em locais que permitam o acúmulo de pontos em determinado programa de fidelidade. Carolina, do marketing da Multiplus revela que vale ficar atento aos detalhes. “Para aproveitar todos os benefícios, é importante seguir algumas dicas, como conhecer os parceiros da rede, se inscrever em cada um dos programas participantes (individualmente) e concentrar o máximo possível dos gastos nos parceiros.  Outra dica é fazer as compras pelo cartão de crédito, pois o participante acumula duplamente: no parceiro e no cartão”, enfatiza ela.

Categorias

Os programas de fidelidade oferecem categorias de acordo com a quantidade de pontos que o cliente tem acumulado. Geralmente, todo mundo começa na posição mais simples de cada programa.

Quanto mais acumulador um usuário for, ele vai subindo de patamar. As mais altas categorias dentro de cada programa dão, muitas vezes, acesso às salas vips das companhias aéreas, preferência no embarque e promoções exclusivas. Cada programa tem suas regras e é preciso consultá-los, mas todos oferecem benefícios para as diferentes categorias.

Resgates além das passagens aéreas

As passagens aéreas ainda são as queridinhas dos resgates dos programas de fidelidade segundo dados das companhias aéreas. “As passagens nacionais e internacionais foram responsáveis por 92% dos resgates na Smiles no 1º semestre de 2016”, confirma Leonel Andrade, presidente executivo da Smiles.

Porém, Andrade destaca que os regastes para outros produtos também têm aumentado. “Vale a pena mencionar que os resgates de prêmios não-aéreos evoluíram significativamente, em 2014 representavam 2% e no 1º semestre de 2016 o percenteul chegou a 8% do total de milhas resgatadas”, complementa ele.

Caso você não tenha milhas o suficiente para resgatar uma passagem aérea dá para trocar seus pontos por produtos. Que tipo de produto? Vários, vai depender do seu interesse. Para começar, com exceção do Programa Amigo, os outros permitem combinar milhas e dinheiro para adquirir sua passagem. Ou seja, se tem poucos pontos, pode usá-los para comprar seu trecho aéreo e complementar com dinheiro.

Mesmo que tenha muitos pontos mas seu foco seja outros resgates, dá para fazer nos sites dos programas de fidelidade que permitem essas operações. Para uma viagem você consegue, por exemplo, alugar carros ou trocar pontos por estadia em hotéis e até passeios. Caso queira um produto, é só escolher dentre uma extensa variedade na plataforma de cada programa, fazer o pedido e esperar o recebimento em casa, pode ser desde uma simples cafeteira até produtos mais caros, como um celular ou televisão. Na Multiplus dá até para trocar pontos por ingressos de exposições.

Apesar de usuários assíduos como os entrevistados Mota e Roberta apenas trocarem seus pontos por passagens, assim como a maioria das pessoas que está em programas de fidelidade de companhias aéreas, as opções de resgate não param de crescer. Atualmente, seus gastos do cotidiano podem arcar não só com seu transporte em viagens, mas te equipam com uma mala, roupas, pagam suas reservas nos hotéis e passeios. O que está esperando para aproveitar o crescimento desses programas e começar a juntar milhas?

Serviço

Multiplus: www.pontosmultiplus.com.br
Latam Fidelidade: www.latam.com/pt_br/latam-fidelidade
Programa Amigo: www.avianca.com.br/amigo
Smiles: www.smiles.com.br
Tudo Azul: tudoazul.voeazul.com.br

 

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