O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que fica em Maceió, foi reinaugurado hoje (13/07). Quem está na gestão atual do local é a empresa espanhola Aena, responsável pela renovação.
Com espaços totalmente reformados e áreas operacionais amplas, o pacote de mudanças proporciona desde adequações ambientais e de segurança às expansões e reestruturações de espaços físicos, passando pela modernização de equipamentos. A estrutura do Aeroporto Zumbi dos Palmares foi readequada e novos fluxos foram adotados, incluindo o do trajeto do passageiro até a aeronave.
Os espaços operacionais estão mais amplos, começando pelo saguão. O check-in agora tem 21 balcões, onde operam as quatro companhias – Tap, Azul, Latam e Gol –, no mesmo modelo utilizado nos aeroportos Aena: moderno, funcional e cumprindo todas as normas de acessibilidade. Foram montados canais de inspeção mais largos, tanto para os voos domésticos quanto para os internacionais. As salas de embarque, incluindo as remotas, foram requalificadas e ganharam vista para o pátio.
As operações de chegada e partida dos voos agora são feitas com mais agilidade e precisão. Um novo sistema de bagagens domésticas e internacionais, permite um trânsito mais controlado e rápido, e menos extravios. No desembarque, o processo de recolhimento das malas dos passageiros ficou mais rápido, com a instalação de três novas esteiras, mais rápidas e amplas, para que as pessoas possam se aproximar sem criar aglomerações.
As obras estruturais permitiram ainda a expansão e a adequação da área comercial, com uma maior variedade de lojas, cafés e restaurantes distribuídos no terminal.
Pousos e decolagens
O pátio foi redesenhado para ganhar mais uma posição, ficando com 12, uma delas capaz de receber aeronaves de grande porte. O Aeroporto Zumbi dos Palmares passou da categoria 4C para a 4E, podendo operar voos bem maiores, com cerca de 300 passageiros, e ampliando as possibilidades de conexão com outros países.
Foram realizadas melhorias na pista de pouso, decolagem e táxi, como a recuperação do concreto e a substituição da pintura antiga. E também implantadas duas áreas de segurança de final das pistas (RESA, Runway End Safety Area), para assegurar um espaço ainda mais seguro de chegada e partida de aeronaves. Foi feita também a correção de uma desigualdade no encontro dos pavimentos rígido e flexível do pátio de manobras, que havia aparecido com a ação do tempo.
Compromisso ambiental
Desde o primeiro momento, a eficiência energética e a atenção aos impactos do clima estiveram em pauta. A energia utilizada no aeroporto é 100% renovável, comprada de fontes certificadas através do mercado livre. Uma estrutura de drenagem foi implantada, com canaletas nas laterais do pátio de aviação que levam materiais líquidos para caixas separadoras de água e óleo. Houve ainda a modernização dos equipamentos da central de água gelada, utilizada para climatização.