A bastide de Jas de Bouffan e seu parque estão abertos para visitas guiadas Crédito: Michel Fraisset

Agenda cultural da França: veja atrações imperdíveis deste ano

por: Tatiane Almeida
27 de março 2025

Viajar pela França é uma chance de vivenciar eventos, a criatividade e a maneira de ver o mundo dos franceses. O ano de 2025 já começou, mas Caroline Putnoki, diretora América do Sul do órgão oficial do turismo francês, garantiu que a França oferece aos viajantes novidades durante o ano todo e listou atrações que, sendo óbvias ou não, merecem ser conferidas. 

A programação divulgada pela Atout France nesta semana está recheada de reaberturas icônicas, aniversários históricos e eventos culturais para lá de especiais. A lista começa com a cidade de Aix-en-Provence, que celebrará a chegada da primavera com a reabertura da casa e do ateliê de Paul Cézanne, permitindo aos visitantes mergulharem no universo do pintor.

De 28 de junho a 12 de outubro de 2025, o Museu Granet apresentará a exposição “Cézanne au Jas de Bouffan”, com uma seleção de pinturas, desenhos e aquarelas do artista. Todos os visitantes, adultos e crianças, podem descobrir o que essa propriedade significou para o pintor, visto que o espaço serviu de estúdio criativo e abrigou suas primeiras obras. Outra visita obrigatória é a pedreira de Bibemus, perto de Sainte-Victoire.

Petite Galerie Cezanne, Aix-en-Provence, 2025 – Crédito: P. Biolatto, Ville d’Aix-en-Provenc

Paris será palco de grandes celebrações, como os 150 anos do Palais Garnier, que ocorreu em janeiro. As celebrações ocorrerão ao longo de todo o ano com concertos especiais, exposições e passeios temáticos. Até janeiro de 2026, por exemplo, as vitrines da Ópera de Paris mostrarão figurinos de balés e óperas de seu repertório dos anos 1950, incluindo Les Huguenots, Giselle, Faust, Roméo et Juliette and Le Nozze di Figaro. As informações estão disponíveis no site oficial. Além disso, 2025 é o bicentenário de seu arquiteto, Charles Garnier. 

Exposição de figurinos de balés e óperas – Crédito: Eléna Bauer / OnP

Desde janeiro, a cidade-luz abriga duas exposições incríveis: a primeira é a “Louvre Couture: Objets d’Art, objetos de mode”, no Museu do Louvre, apresentando criações de grandes costureiros. A exposição ficará aberta até dia 21 de julho, com entrada a partir de 22 euros. A outra,  “Du Cœur à la Main, Dolce & Gabbana”, no Grand Palais, é uma imersão no universo sofisticado da marca italiana e terminará em 2 de abril.

Peças expostas na Du Cœur à la Main, Dolce & Gabbana – Crédito: Michael Adair

Nas artes visuais, a exposição imersiva “Monet: Impression, Soleil Levant” acontecerá até janeiro de 2026 em Les Baux-de-Provence, projetando as obras do pintor impressionista em grande escala no Carrières des Lumières. Ainda em Paris, o Atelier des Lumières trará a mostra interativa “Picasso, a Arte em Movimento”, proporcionando uma nova maneira de vivenciar o legado do mestre espanhol.

Os admiradores da arte contemporânea terão até o mês de setembro para visitar o icônico Centro Pompidou antes de seu fechamento para uma renovação, que se estenderá até 2030. Os espaços de exposição e a livraria serão fechados progressivamente durante o verão. Com o apoio do Ministério da Cultura, a renovação removerá o amianto de todas as fachadas, reforçará a segurança contra incêndios, melhorará a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e otimizará a eficiência energética de todo o edifício. O projeto também oferece a oportunidade de criar um projeto cultural de grande escala para o Centro, que continuará refletindo e apoiando a criação contemporânea e, ao mesmo tempo, envolvendo-se com questões sociais. 

Outro grande destaque cultural do ano será a inauguração do museu da Fondation Cartier no edifício Louvre Saint-Honoré. A Fondation Cartier para a arte contemporânea está se mudando para o coração de Paris, no 1º arrondissement, 2 place du Palais-Royal. A instituição celebrou seu 40º aniversário em outubro de 2024 E se mudará para a nova casa no final de 2025. A Fondation Cartier criou uma instalação que pode ser vista nas janelas de seus futuros espaços, homenageando os artistas que já atuaram com a marca ao longo da história, como Jean Nouvel, Agnès Varda, Claudia Andujar, Takeshi Kitano, Patti Smith, Sheroanawe Hakihiiwe, Marie Losier e Ron Mueck.

Além das exposições, festivais de música prometem agitar a cena cultural francesa. Em julho e agosto, Provence receberá o Festival Internacional de Piano de La Roque d’Anthéron, reunindo grandes nomes da música clássica em meio à natureza. 

No mesmo período, a cidade de Marciac, na região da Occitânia, será tomada pelo Jazz in Marciac, um dos maiores festivais de jazz do mundo, que nesta edição trará uma colaboração especial com o Brasil, celebrando os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. No inverno, entre 5 e 8 de dezembro, Lyon iluminará suas ruas com a tradicional Fête des Lumières, um espetáculo de luzes que encanta os visitantes desde o século XIX.

Serviço:

Cézanne 2025: www.cezanne2025.com

Palais Garnier: www.operadeparis.fr

Centre Pompidou: www.centrepompidou.fr

Fondation Cartier: www.fondationcartier.com

Louvre Couture: www.louvre.fr

Jazz in Marciac: www.jazzinmarciac.com

Fête des Lumières: www.fetedeslumieres.lyon.fr

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários