Em 2019, a Air Canada oferecia 125.000 assentos entre Brasil e Canadá. Atualmente, são 207.000 por ano - Crédito: Divulfação

Oferta de assentos da Air Canada para Brasil está maior do que antes da pandemia

por: Sylvia Barreto
20 de dezembro 2022

A única companhia que tem voos diretos entre Brasil e Canadá comemora os resultados do ano. “A Air Canada oferecia 125 mil assentos entre os dois países em 2019, encerra 2022 com oferta de 207 mil lugares”, contou o vice-presidente de vendas internacionais da Air Canada, Virgílio Russi, em coletiva de imprensa em São Paulo.

Atualmente, a companhia tem voos diários entre São Paulo e Toronto e cinco frequências semanais entre a capital paulista e Montreal. Nos próximos meses, a única mudança divulgada é que o voo para Montreal voltará a acontecer apenas quatro vezes por semana a partir do fim de março. É uma questão de sazonalidade, quando o verão canadense se aproxima, os aviões precisam ser remanejados para outras rotas.

Normalmente, os voos que operam nas rotas entre Brasil e Canadá são B787-900, com 298 assentos. Porém, no verão brasileiro e inverno canadense, período atual, muda para B777-300, de 400 lugares. Todos oferecem uma classe ainda não explorada por todas as companhias, a Premium Economy. Na Air Canada, além de poltronas mais espaçosas, o serviço também muda em relação à classe econômica.

Virgílio Russi, vice-presidente de vendas da Air Canada – Crédito: Divulgação

Além das rotas entre Brasil e Canadá, a Air Canada tem voos entre São Paulo e Buenos Aires cinco vezes por semana. “É um voo que possibilita também que o argentino vá para o Canadá”, completa Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada no Brasil.

“O Brasil é um mercado bem importante para a Air Canada, muitos brasileiros procuram o Canadá para estudar, por exemplo”, explica Takegawa. De acordo com o diretor geral, além dos estudos, muitos brasileiros vão visitar parentes morando no país e, ainda, existe uma grande parcela de quem vai para turismo e outra de viagens a trabalho.

Os executivos reiteram que a Air Canada é também uma opção rápida para quem deseja visitar os Estados Unidos. De Toronto e Montreal, há diversos voos para cidades dos EUA. Nova York é um dos destaques. “É um voo bem rápido entre Toronto e NYC e o passageiro ainda chega no aeroporto mais central da cidade”, completa Takegawa.

Normalmente, os voos que operam nas rotas entre Brasil e Canadá são B787-900, com 298 assentos. Porém, no verão brasileiro e inverno canadense, período atual, muda para B777-300, de 400 lugares.

Durante o verão brasileiro, a Air Canada coloca aviões maiores para operar no país, os B777-300 com de 400 lugares – Crédito: Divulgação

Air Canada no mundo
“Apesar de 2022 ainda não ter acabado, posso dizer que a receita geral de 2019 já foi ultrapassada”, comemora Russi. De acordo com o executivo, a maioria de suas rotas foi retomada. “Por questões da pandemia na China, que ainda tem muitas restrições, a Air Canada não voltou a fazer tantos voos para o país. Em 2019, eram 110 frequências semanais, agora, são oito”, completa o vice-presidente de vendas internacionais.
Apesar de todas as frequências com a China ainda não terem sido retomadas, no restante na Ásia, a operação se recupera e tem até nova rota. “Em 01º de dezembro, inauguramos o voo entre Vancouver e Bangkok, na Tailândia”, conta Russi. Uma curiosidade é que o dura 16 horas quando sai de Vancouver e, de Bangkok, 13 horas, apenas pela questão do vento.

Acesso para todos
Em 2021, a Air Canada implantou seu novo processo para atender pessoas com necessidades especiais após uma revisão das leis canadenses. “Foi uma longa jornada, treinamos todos os funcionários e achamos que seria difícil, mas, hoje, vemos que uma empresa preparada para atender melhor quem tem necessidades especiais, na verdade, atende melhor qualquer pessoa”, conta Russi.

De acordo com o executivo, a tripulação está preparada, por exemplo, para identificar pessoas com medo de avião e dar apoio mesmo que elas não mencionem nada. Além disso, a política para passageiros gordos é bem diferente daquela usada pelas companhias brasileiras e outras ao redor do mundo, que cobram o segundo assento do passageiro caso ele precise. Na Air Canada, via central de atendimento, a pessoa que tiver necessidade real do segundo assento pode fazer sua reserva sem custo adicional.

Tags: air canada , toronto ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários