Aproveite as férias em Maresias

por: Sylvia Barreto
1 de janeiro 2017

Águas cristalinas e limpas contornadas por areia fofa. Algumas pessoas surfam, mais adiante, famílias com crianças brincam na beira do mar. Em certo ponto, diversos bares com jovens bonitos e animados. Em alguns pontos, banhistas jogam futebol. Eis uma típica manhã de sábado na Praia de Maresias. Não, não é nenhum destino do nordeste brasileiro, mas do litoral norte de São Paulo, a apenas três horas da capital paulista.

Maresias, que ficou conhecida nas últimas décadas por suas noites de agito, vem atraindo um novo e diversificado público que busca praia bonita, tranqüilidade e bons hotéis. Apesar de se tratar de apenas um distrito de São Sebastião, ela ficou mais conhecida que a cidade da qual faz parte. Há mais de uma década, jovens procuravam o destino para curtir as baladas, principalmente, o Sirena, que existe até hoje. Esse público casou, teve filhos, mas o amor por Maresias continuou e, atualmente, o local é um reduto com dias muito mais agitados que as noites. A Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM) estima que 80% do público que freqüenta o local vai com a família.

Com quatro quilômetros de praia, Maresias recebe 380 mil turistas por ano. Sua faixa de areia é diversifica e encostada na Mata Atlântica, o que permite fazer algumas trilhas e visitar cachoeiras. Para comer, são mais de 30 restaurantes, para se hospedar há cerca de 50 hotéis e pousadas, totalizando 3 mil leitos, desde os mais simples, passando por hostels, até os mais sofisticados, preparados para receber famílias, casais e grupos de amigos. Se ainda tiver fôlego para curtir a noite, o distrito tem bares e ainda acomoda o Sirena que abre aos sábados da alta temporada de verão.

Maresias também está rodeada de outras praias da cidade de São Sebastião. Essa parte do litoral, que fica a apenas três horas da capital paulista, foi presenteada pela natureza com os mais diversos tipos de praias e ondas. Para conhecer tudo isso, ao invés de ir passar só um fim de semana em Maresias, como a maioria dos turistas faz, que tal passar uma semana por lá? Coisa bonita para ver e atividades para fazer tem, é só continuar lendo para descobrir quais são.

Uma praia para cada um

Seja qual for sua praia, Maresias terá um cantinho para você. Ao longo de seus quatro quilômetros, a Praia de Maresias muda suas características em vários aspectos, principalmente, no quesito ondas. Como são muitos quilômetros de areia, várias entradas foram feitas e são chamadas de portões. São 22 deles e, dependendo por onde entrar, encontrará um trecho completamente diferente do outro.

No portão 01 fica o Canto da Barra, é o lado esquerdo da praia de quem olha para o mar. È um trecho rodeado pelo Rio Maresias e tem uma faixa de areai fina e batida. O pessoal joga futebol por lá, as águas são bem tranquilas, quase sem ondas, e ideal para famílias com crianças. A ondulação da água é bem menor por ali porque há pedras no canto que servem de barreira natural.

Até a entrada cinco, perto da Praça do Surf, dá para aproveitar a tranqüilidade do mar para praticar Stand Up Paddle e arriscar as primeiras manobras do surfe para aqueles. Aliás, quem precisar de aulas encontra instrutores e equipamentos para alugar no destino ao redor da Praça do Surf mesmo.

Quem já tem alguma habilidade no surfe pode se aventurar entre os portões 05 e 15. São ondas cavadas que ajudaram a forma ícones do surfe, como Gabriel Medina, que, aliás, tem casa em Maresias. Já na areia, entre os portões 06 e 09 ficam os bares mais agitados, com música e muita gente jovem e bonita. O mais concorrido deles é o Badauê, que serve drinques, bebidas, petiscos e até refeições completas.

Depois do portão 15 a praia é dominada pelos surfistas. Até a última entrada, a 22, as ondas são mais tubulares (quebrando na bancada, sem tanta influência da correnteza) e mais fortes, ideais para alta performance  dos esportistas mais habilidosos, como o caso de Gabriel Medina.

Essa última parte da praia, com ondas maiores, tem o acesso mais difícil e é chamada de Canto do Moreira, é o canto direito da praia de quem olha para o mar. Com cerca de quase um quilômetro de extensão, quem quiser entrar direto na praia por essa parte tem que caminhar um pouco, o que inibe muita gente de chegar até lá e deixa o cantinho mais isolado dos turistas.

O Canto do Moreira é rodeado por pedras, o que garante a formação de piscinas naturais. Por ali, não há comércio e o ambiente é mais tranquilo. O Canto do Moreira abriga, também, os melhores pontos para observação marinha com snorkel, já que é casa de tartarugas marinhas e elas são comumente vistas nas pedras do local.

Descobriu qual seu cantinho na praia? Não se preocupe, não precisa escolher só um, pode aproveitar cada pedacinho de acordo com seu humor.

Trilha imperdível

Entre um banho de sol e outro, dá para ter uma bela e diferente vista de Maresias. Basta fazer a trilha que liga a praia até sua vizinha Paúba. No Canto da Barra (lado esquerdo da Praia de Maresias) tem um portãozinho dentre as grades que dividem a areia com o condomínio Promontório Maresias, não se intimide, pode passar por lá, a entrada é permitida. Se preferir, vá te carro até a entrada do condomínio (seguir pela Dr. Francisco Loup, pegar a rua Gaivotas e ir até a entrada do Promontório Maresias) e siga as indicações da trilha.

O percurso é bem fácil, com uma subidinha no início e dura cerca de 30 minutos. Acredite, até os mais preguiçosos podem fazer sem problemas. Crianças pequenas também são bem-vindas. O ideal é ir com um tênis comum para evitar pequenos acidentes. No primeiro mirante o fôlego vai estar um pouco alterado, então pare e aprecie a bela vista do alto dos quatro quilômetros da Praia de Maresias e as ilhas Alcatrazes e Montão de Trigo. É imperdível.

Mais um pouco de trilha, outro Mirante, desta vez, a paisagem é a Praia de Paúba, digna de cartão-postal. Água verdinha, uns 500 metros de extensão e muita natureza. Desse ponto em diante, só descida até a bela praia. Chegando lá, aproveite para tomar um banho de mar, as ondas são poucas já que a praia fica entre dois paredões de pedras.

Um tour de bike

Para quem gosta de pedalar e quer conhecer o destino além de suas praias, a APHM estruturou um passeio de bike pelo bairro passando por ruas de paralelepípedos e terra batida. O tour pode ser contratado no Centro de Informações Turísticas (CIT) e inclui guia e locação de bicicletas.

O trajeto passa pelo rio Maresias e seus afluentes. No caminho, com um pouco de sorte, é possível avistar diversos animais que vivem pela região, como gambás, lagartos, macacos e capivaras. O encerramento não podia ser melhor, uma trilha de nível leve com uma cachoeira e piscinas naturais chamada Fosso do Caetano.

De olho nas belas vizinhas

Saindo de Maresias, sentido centro de São Sebastião, há pelas e pequenas praias. Elas ficam em vilas com pouca ou nenhuma estrutura hoteleira, apenas com casa e condomínios. Por isso, se hospedar em Maresias e sair para conhecer essas praias é a melhor opção.

A poucos minutos de Maresias, a primeira praia após Paúba é a de Santiago. Ela também é boa para quem quer surfar e tem muitas ondas tubulares. Ela é formada, basicamente, por um grupo de casa, não tem tantos turistas como Maresias e, pela pouca freqüência de visitantes, sua natureza é bem preservada.

Seguindo em direção ao centro de São Sebastião está a Praia de Calhetas. Seu acesso se dá através de um condomínio de pouquíssimas casas. Não é permitida a entrada de carros de visitantes, é preciso deixar em um espaço na estrada. Para chegar até a praia há um caminho de uns 20 minutos a ser percorrido. É todo asfaltado e bem tranquilo para qualquer pessoa fazer.

A Praia é diferente de todas as outras da região. Uma faixa de areia é rodeada de mar pelos dois lados, formando uma ponta coberta por muita vegetação. O visual é lindo e pelo difícil acesso, é quase deserta. As pedras nos cantos formam piscinas naturais cheias de peixinhos. Pode se preparar para passar um dia inteiro tranquilo. Não há nenhum tipo de comércio no local, muito menos ambulante, vá preparado com comidinhas e bebidas.

A rota ainda se completa com mais praias: Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno. Ambas preservam a cultura caiçara e é possível ver os pescadores voltando de um dia de trabalho em seus barquinhos. Dá para comer peixe fresco e até fechar um passeio de canoa. Difícil escolher a mais charmosa entre as duas, na dúvida, fique um pouco em cada uma.

Pelas ilhas e para o sul

Ao sul de Maresias, sentido Bertioga, há outras belas praias do município de São Sebastião. São elas: Boiçucanga, Cambury, Praia da Baleia, Praia de Juqueí, Barra do Una e Boracéia, já na divisa com a cidade vizinha. Boiçucanga é a mais agitada delas, com bastante comércio e muitos moradores.

Apesar de Cambury, Boiçucanga e Juqueí contarem com alguns bons hotéis, a maior concentração hoteleira é mesmo em Maresias. Cambury, ainda, tem renomados restaurantes e boa vida noturna, aproveite para almoçar ou jantar por lá quando for conhecê-la. Já Praia da Baleia é conhecida por suas casas de luxo. Na Barra do Sahy dá para fazer passeios de canoa, caiaque ou Stand Up Paddle no Rio Una.

De Maresias dá para avistar várias ilhas, como Alcatrazes, Ilha dos Gatos, Ilha de Toque Toque, Ilha da Tartaruga e Montão de Trigo. A Montão de Trigo tem uma comunidade com cerca de dez casas com moradores que vivem praticamente isolados, tendo a pesca como sustento. Em Maresias e Barra do Sahy é possível conversar informalmente com pescadores e fechar passeios por essas ilhas, exceto a de Alcatrazes, que passa por um processo de regulamentação para aceitar visitantes, pois sua fauna é rica e com animais que não existem em outros locais.

As ilhas não têm nenhuma estrutura, por isso, o ideal é passar pequenos períodos em cada uma delas e levar alimentos. Se fechar um passeio até Montão de Trigo, a permanência pode ser mais longa e é possível negociar com os moradores locais um almoço com peixes frescos.

Se alimente!

Mamãe já dizia que ficar na água dá fome. Como em Maresias e região tem muita água, salgada e doce, trilha para fazer e permite a prática de diversos esportes, nada melhor que repor as energias comendo. Só no distrito são mais de 30 restaurantes para todos os paladares e bolsos.

Quem gosta da boa e tradicional comida italiana pode ir direto para o Ristorante Mergellina. O chef Vincenzo Vessicchio saiu da Itália para se refugiar neste pedacinho de litoral do Brasil. Massas caseiras e risotos são abundantes no cardápio. Não deixe de pedir uma marca da casa: Antipasto Mergellina (R$ 32,50), com abobrinha e berinjelas marinadas no azeite. È incrível. Abre para almoço e jantar na alta temporada.

Para comer com o pé na areia, ou sujo de areia, mas com muito estilo, vá até o Badauê, perto do portão 06 da praia. Além de ter várias cadeiras e espreguiçadeiras, ele também conta com um salão para que os clientes façam suas refeições. No almoço tem petiscos, pratos e até comida japonesa. À noite, tudo isso e ainda, pizza servida na chapa de ferro e feitas no forno a lenha. Há pratos individuais e outros indicados para duas pessoas, mas que, na verdade, servem até três de tão generosos. Um exemplo é o Bobó Badauê (R$ 128), que tem camarões médios, lula e acompanha arroz e farofa de dendê.

Bem tradicional na cidade é A Firma Pizzas. Há mais de 50 opções de pizza e cada uma tem o nome de uma praia. Se você mora em São Paulo e acha que no litoral não irá encontrar uma pizza tão boa quanto a da capital, pode se preparar para mudar de opinião. A Firma faz suas pizzas no forno a lenha e usa ingredientes de excelente qualidade. As pizzas grandes custam, em média, R$ 60, com variações para valores menores e maiores.

Para matar a fome do almoço pagando pouco, a dica é o Restaurante Pessegueiro. São pratos combinados com gostinho de comida caseira. Todos são generosos e uma saladinha é servida antes. Arroz e feijão acompanham todas as carnes, que podem ser pedidas grelhadas ou empanadas. Ainda é possível escolher legumes, fritas ou batatas assadas para acompanhar. Os combinados custam a partir de R$ 22,50.

Se quiser fazer apenas um lanchinho, tem uma opção que vai te transportar de Maresias para a Argentina. É o Empanadas Tucumanas com o salgado típico dos nossos vizinhos argentinos. As empanadas são iguais às tradicionais e são servidas bem fresquinhas e quentes. O valor médio por unidade é de R$ 8.

Se gostou das sugestões e quer ver mais informações de cada restaurante aqui mencionado, vai lá no blog conferir  o post sobre a passagem do Viajar é Simples em cada um desses restaurantes. Yes, nossa reportagem provou cada item mencionado! Só clicar aqui!

Com quatro quilômetros de praia só em Maresias, Mata Atlântica, vizinhas incríveis na terra e no mar e um monte de comida boa dando sopa, já deu para perceber que só passar um final de semana em Maresias não vai ser suficiente para conhecer e provar tudo, né? Então se prepare para passar suas férias de verão no pedaço de paraíso do litoral norte de São Paulo, que está bem pertinho para quem é de todo o Estado, de Minas Gerais e a poucas horas de avião do restante do Brasil.

Serviço

Informações: www.praiademaresias.com.br

Quando ir

Apesar das temperaturas ficarem mais baixas no outuno e no inverno, esses períodos são secos e quase sem chuva, porém, costuma ventar um pouco. Final de inverno e primavera têm dias ensolarados e com temperaturas agradáveis. No verão, as temperaturas são altas e muitas vezes há pancadas de chuva.

Como chegar – desde São Paulo

Avião – Os aeroportos mais próximos são Congonhas e Cumbica, em São Paulo e Guarulhos, respectivamente. Desses locais são mais 180 quilômetros até Maresias.

Carro – De São Paulo, um dos caminhos mais indicados é Rodovia dos Imigrantes (SP 150) sentido Guarujá e, depois, pegar acesso para BR 101 em Bertioga. Há, ainda, a opção de seguir pela Rodovia Ayrton Senna (SP 70) sentido Mogi das Cruzes. Pegar a estrada Mogi-Bertioga e depois seguir pela BR 101 até Maresias.

Ônibus – Há ônibus com diversas saídas diárias de São Paulo, na Rodoviária do Tietê, da viação Litorânea.

Onde ficar

Villa´l Mare Hotel

Com quase quarenta acomodações, o hotel tem quartos simples e de cinco diferentes categorias. Todos estão equipados com frigobar, ar condicionado e ventilador. Dependendo da categoria podem acomodar até seis pessoas. Há opção de apartamentos com cozinha completa. O café da manhã é bem servido e com produtos de boa qualidade. Para o lazer, piscina, jacuzzi e sauna. Na alta temporada oferece van que leva os hóspedes até a praia porque está um pouco distante. Diárias a partir de R$ 248 o casal aos finais de semana.

Informações: www.villamare.com.br

Pousada Toca da Praia

A pousada fica a poucos metros da praia. Tem 21 quartos e oito deles acabam de ser renovados. O café da manhã tem quase 40 itens e o pão de queijo tem receita exclusiva da casa. Oferece piscinas para adultos e crianças. Cadeiras de praia e guarda-sol são uma cortesia para o hóspede usar durante sua estadia. Diárias a partir de R$ 250 o casal aos finais de semana.

Informações: www.tocadapraia.com.br

Beach Hotel Maresias

Quem quer ficar de frente para o mar pode optar pelo Beach Hotel Maresias. Sua piscina fica de frente para praia e há hotéis com vista para o mar. Para completar as opções de lazer, oferece sauna seca também com vista para o mar, salão de jogos, quadra de tênis e equipe de recreação nas férias de verão e feriados prolongados. Diárias a partir de R$ 820 o casal aos finais de semana.

Informações: www.maresiasbeachhotel.com.br

*A equipe do Viajar é Simples composta por repórter e fotógrafo viajou a convite da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários