O Art of Black Miami (AOBM) foi lançado como programa cultural nos bairros históricos da Grande Miami, como Little Haiti, Little Havana, Coconut Grove e Historic Overtown há dez anos. Porém, ele acabou expandido para todo condado apresentando a vibrante cena artística local e suas profundas conexões com a diáspora negra.
“O que começou como uma celebração sazonal se tornou uma programação durante todo o ano para promover nossa herança, história, bairros e, o mais importante, nosso povo”, disse David Whitaker, presidente e CEO do Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB). “Esse programa também é uma forma de promover a equidade nas artes”, completa Whitaker.
Atualmente, o Art of Black Miami desempenha um papel crucial nos esforços de Aprimoramento de Negócios Turísticos do GMCVB, conectando a cena artística do destino com oportunidades econômicas para pequenas empresas locais. Os eventos do AOBM proporcionam às empresas maior visibilidade, envolvendo moradores e visitantes, o que impulsiona a atividade econômica durante todo o ano, estendendo-se além dos principais eventos e garantindo o crescimento contínuo para as diversas comunidades da Grande Miami.
Programação da 10ª temporada do Art of Black Miami
A 10ª temporada do Art of Black Miami começa essa semana incluindo uma apresentação de artistas como Deborah Roberts, cujo trabalho artístico foi exibido internacionalmente, como coleções no Whitney Museum of American Art, Brooklyn Museum, The Studio Museum no Harlem e na Coleção Jorge M. Pérez. Com arte instigante e narrativas poderosas, a programação da 10ª edição promete aprofundar o envolvimento do público, apresentando artistas estabelecidos e vozes emergentes.
Em 2021, o GMCVB expandiu a programação da Arto f Black Miami com o lançamento da série de podcasts AOBM. Agora em sua quarta temporada, o podcast está disponível em todas as principais plataformas de streaming, o podcast fornece uma plataforma para artistas locais abordarem como a vibração cultural da Grande Miami e Miami Beach influencia seu trabalho.
A programação deste ano também inclui:
AfriKin Art Fair (01 a 08 de dezembro): Principal mostra de arte contemporânea africana de Miami, a AfriKin Art Fair retorna à Maison Afrikin, com o tema “Fios da Vida em Fragmentos do Tempo”. Em sua 10ª edição, a feira oferece uma semana de exploração da interconexão da existência humana, o cosmos e o poder transformador da arte.
Prizm Art Fair (03 a 08 de dezembro): Feira de Arte que reúne artistas da África e de diversos países, incluindo Barbados, Quênia, Martinica, Portugal, África do Sul, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Estados Unidos. A programação também conta com painéis, performances e cinema.
Point Comfort Art Fair + Show (04 a 08 de dezembro): Com o tema “Ubuntu”, o evento apresenta exposições, conversas e música na histórica Ward Rooming House. Fotografias de Greg Clark capturam a cena musical de Overtown, enquanto artistas contemporâneos expõem obras ao ar livre e participam de rodas de conversa.
Umbrellas of Little Havana Art Festival (07 a 09 de dezembro): Evento familiar que reúne artistas locais e a comunidade para um dia de música ao vivo, apresentações de dança, encontros com autores, desfiles de moda e muito mais. Passeie pela icônica Calle Ocho em Little Havana e admire os impressionantes guarda-chuvas pintados à mão enquanto apoia o incrível talento de artistas locais.
Para mais detalhes sobre o Art of Black Miami e seus próximos eventos, visite www.ArtofBlackMiami.com.