Ministério da Saúde de Aruba passará a exigir a vacina de turistas do Brasil e de outros países - Crédito: Sylvia Barreto

Aruba passa a exigir que turista seja vacinado contra febre amarela a partir de 01º de março

por:
24 de janeiro 2018

Os brasileiros que forem viajar para Aruba devem ficar atentos se estão com a vacinação em dia. O Ministério da Saúde do país caribenho acabou de anunciar que passar a exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia (CPIV) comprovando que o turista tomou a vacina contra a febre amarela A medida é válida a partir de 01º de março para passageiros provenientes dos seguintes países: Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Paraguai, Panamá, Guiana Francesa, Guiana, Suriname Trinidad e Tobago, Angola, Benim, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Quénia, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Sudão do Sul, Sudão, Togo e Uganda. Esta medida não se aplica aos passageiros provenientes do Chile, país que não é considerado dentro das zonas de risco de contágio da doença.

A carteira internacional de vacinação é solicitada pelas companhias aéreas antes do embarque no Brasil e pelos funcionários do departamento de Imigração, Segurança e Alarme de Aruba (IASA). De acordo com Jerry Staring, diretor do Departamento de Saúde Pública de Aruba, “é nosso interesse, por sermos um país, seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção de doenças endêmicas, como a febre amarela. Por esta razão, Aruba se junta aos vários países do Caribe, que já implementaram esta medida “.

A vacinação contra a febre amarela deve ocorrer pelo menos 10 dias antes da viagem e deverá ser comprovada mediante a apresentação da carteira internacional de vacinação. Os passageiros que tomaram a vacina há mais de 10 anos devem apresentar a carteira internacional de vacinação atualizada; não há a necessidade de tomar uma nova dose da vacina. Se o passageiro perdeu ou extraviou a sua carteira internacional de vacinação, ele deverá vacinar-se novamente.

No caso das pessoas que vivem na Europa ou nos Estados Unidos e viajam de países classificados como alto risco, elas precisam ser vacinadas e apresentar a carteira internacional de vacinação. As exceções são para:

– passageiros que estiveram em países de risco e estão em trânsito por Aruba (este caso inclui aqueles passageiros que têm que sair e retornar ao aeroporto ou aos navios de cruzeiro em menos de 24 horas);
– passageiros com destino a Aruba que estiveram em trânsito por países de risco (em seus respectivos aeroportos e portos);
passageiros que estavam nos países considerados de risco antes de entrar em Aruba e permaneceram por um período de pelo menos seis dias em um país que não está em risco e que não desenvolveram a febre durante esse período;
– mulheres grávidas devem ser vacinadas, a menos que o médico diga o contrário e deve apresentar um laudo médico assinado e carimbado que comprove a orientação.

Exceções da vacinação contra a febre amarela:

– Passageiros em conexão (incluindo tripulação de cabine) ou cruzeiros e estarão menos de 24 horas na ilha
Crianças menores de 09 meses de idade;
– Histórico de reação ou de hipersensibilidade aguda a qualquer componente da vacina (inclui: gelatina, ovos, produto derivado de ovos, proteína de frango);
Pessoas com transtorno de Timo
– Indivíduos imunocomprometidos: infecção sintomática pelo HIV ou AIDS, neoplasias malignas, doenças primárias da imunodeficiência, radioterapia.

Se o passageiro tiver alguma dessas contraindicações médicas para a vacinação contra a febre amarela, ele deverá apresentar o relatório médico atualizado devidamente assinado e carimbado, antes da data de viagem.

Lembrando que, no Brasil, haverá a dose fracionada, válida apenas por oito anos e que não dá direito ao Certificado Internacional. Quem for viajar e ainda não tomou a vacina deve apresentar comprovantes de viagem na unidade de saúde para que a dose integral seja liberada. Para quem tem dúvidas, no blog do Viajar é Simples há um post especial sobre o tema, clique aqui.

Para mais informações sobre a implementação desta medida acesse www.aruba.com.br


Booking.com

Tags: aruba , febre amarela , caribe ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários