Azul começará a voar a partir de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto

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18 de janeiro 2011

O ano que começa será de muitas novidades na companhia aérea Azul. A primeira delas é que três aviões novos, os ATR 72-200, acabam de ser entregues à empresa e começarão a operar dia 1º de março. Cada um deles tem setenta lugares e, inicialmente, ligarão São José do Rio Preto e Ribeirão Preto ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, todas cidades do interior de São Paulo.

Na tarde de hoje (18/01), o fundador da Azul, David Neeleman, esteve em São Paulo (SP) junto com a diretoria da empresa para contar as novidades à imprensa. “A intenção da Azul é ligar esses polos importantes do interior de São Paulo com cidades de outros estados que possibilitem viagens de apenas um dia”, afirmou ele.

Segundo Neeleman, os novos voos irão possibilitar que os moradores de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e região consigam, a partir do Campinas, ir e voltar no mesmo dia à cidades como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Brasília (DF) e Goiânia (GO). “Essas pessoas tinham que ir até São Paulo em viagens cansativas de ônibus ou carro para depois pegarem um avião até os demais destinos, com essa novas frequências, isso não será mais necessário”, ressaltou David.

O presidente da Azul, Pedro Janot, acrescentou que os voos terão valores acessíveis e que ficará muito mais cômodo para os moradores de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto viajarem de avião até Campinas do que de ônibus. “As aeronaves que recebemos são mais econômicas, em termos de combustível, do que aquelas que já usamos, portanto, poderemos ter bons preços nas passagens”, disse Janot. Os ATR 72-200 são aeronaves turboélices e, até o momento, a Azul só tinha jatos da Embraer.

Neeleman explica que a empresa encomendou 40 aviões ATR 72-600, que são aeronaves novas e de alta tecnologia. Porém, essas só devem começar a chegar à companhia em meados de outubro, como foi anunciado em 2010. Como a necessidade de atender esses novos mercados era grande, a Azul resolveu usar os ATR 72-200 até a chegada dos modelos mais modernos.

Os horários de voos ainda precisam ser aprovados e, assim que forem, Neeleman promete que abrirá as vendas com tarifas reduzidas. Ao todo, serão cinco frequências por dia, de segunda a sexta, e três aos sábados e domingos de cada uma das novas cidades atendidas até o Aeroporto de Viaracopos.

O plano de expansão para 2011 prevê a chegada da companhia em mais de 20 cidades, totalizando aproximadamente 50 destinos até o final do ano. A Azul espera aumentar sua participação no mercado aéreo brasileiro, hoje na casa dos 7,3%. A companhia encerrou 2010 com seis milhões de clientes, 26 aeronaves, 28 destinos e três mil funcionários. Segundo a Anac, a Azul foi a empresa que mais cresceu no ano passado, fechando o ano com aumento de mais de 103% da demanda por voos em relação a 2009.

São José do Rio Preto e Ribeirão Preto foram escolhidas para serem as primeiras cidades do plano de expansão por terem um grande potencial para aviação comercial devido ao rápido crescimento que vêm apresentando nos últimos anos. São José, por exemplo, dobrou de tamanho entre 1991 e 2007, passando de 235 mil para 400 mil habitantes segundo dados do IBGE. São municípios com PIB e renda per capita elevados – em torno de R$ 17 mil São José do Rio Preto e R$ 24 mil Ribeirão Preto (PIB por pessoa) – além de serem grandes pólos de abastecimento para outras cidades da região.

Sylvia Barreto

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