O mês de junho também será de festejos na Bahia. São 417 municípios que comemoram o São João, ou a chamada festa junina. O governo baiano divulga pessoalmente as principais atrações nos seus principais emissores de turistas, Minas Gerais e São Paulo. “Esperamos 500 mil turistas durante todo o mês de junho no Estado”, contou o secretário de turismo do Estado, Domingos Leonelli, durante sua passagem pela capital paulista na noite de ontem (18/05).
O número de 500 mil turistas inclue estrangeiros, aqueles de outros Estados e os próprios baianos que saem de uma cidade para festejar o São João em outra. E, para alegrar toda essa gente, as cidades já preparam suas atrações. A capital baiana, por exemplo, terá um grande palco montado no Terreiro de Jesus de 17 até 25 de junho pelo qual passarão cantores como Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho. “Também investimos na apresentação das quadrilhas tradicionais, que em 2011 estarão ainda mais coloridas”, ressaltou Leonelli.
As comidas típicas da época não ficam de fora dos festejos de Salvador, mas juntam-se aos sabores presentes no Centro Histórico o ano todo, como o apetitoso acarajé e o famoso cravinho (bebida feita à base de cachaça, cravo e outras ervas, e envelhecida em barris de madeira, para oferecer um sabor mais apurado). Quem quiser passar o São João na Bahia conta com pacotes de operadoras como CVC, Visual, MGM e MMTGapnet, dentre outras.
São João em Ilhéus
Uma das cidades que investe em divulgação do São João junto com o governo da Bahia é Ilhéus, a 400 quilômetros ao sul de Salvador. A festa contará com um palco por onde passarão atrações nacionais e também forrozeiros do tradicional forró pé de serra. A comemoração ainda reserva ao público as delícias da culinária que compõem as festas juninas e também apresentações de manifestações culturais.
Este ano, a festa, que terá o tema “Forró e Praia”, acontece no Parque de Exposições de Ilhéus, entre 22 de junho e 02 de julho, e homenageia São João e São Pedro. A prefeitura já confirmou algumas atrações, como os forrozeiros Adelmário Coelho e Lordão.
Hotelaria aquecida também na baixa temporada
Os hotéis baianos têm ficado com a maioria de seus apartamentos ocupados não só no verão. Os meses de inverno também têm sido de “casa cheia” para a hotelaria baiana. “Desde agosto ano passado, temos batidos todos os recordes de número de hospedagens se compararmos com os anos anteriores”, contou Silvio Pessoa, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte. Segundo ele, o mês de junho também promete superar as expectativas com taxa de ocupação de 65% até 70% principalmente m Salvador, Porto Seguro e Ilhéus.
Sylvia Barreto