Bahia divulga pesquisa sobre turismo no Estado

por:
18 de maio 2012

Na tarde de hoje (18/05) no 1° Salão Baiano de Turismo, a Secretaria de Turismo da Bahia divulgou pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o fluxo de turistas no Estado. “O turista brasileiro ainda é o que mais visita a região”, contou Wilson Rabahy, responsável pelo trabalho.

A pesquisa entrevistou 17.205 pessoas em 44 municípios baianos. Ela revela que só em 2011, onze milhões e quinze mil turistas viajaram pela Bahia, sendo que 5,29 milhões eram brasileiros de outros Estados, 5,3 milhões eram baianos e 558 estrangeiros. “As pessoas de países vizinhos visitam o Brasil mais facilmente e o preço é algo importante para eles. Porém, nos países mais distantes é preciso ser mais agressivo na divulgação. Ainda há muito mercado para ser conquistado”, explicou Rabahy.

Dentro do Brasil, os turistas que mais procuram pela Bahia são paulistas (16,6%) e mineiros (7,4%). Já no ranking internacional, a Bahia possui mais turistas estrangeiros que a soma de todos os Estados do nordeste, sendo que Argentina (18,9%), Espanha (12,9) e Itália (9,8%) foram os principais emissores no ano passado.

Dos turistas brasileiros, 55,7% procuram a Bahia por lazer e outros motivos. No internacional, esse número da mesma categoria sobe para 88,6%. Para os visitantes brasileiros, o ônibus ainda é o principal meio de acesso ao Estado (30,6%), sendo que o transporte aéreo só aparece na terceira posição com 18,2%.

O Salão Baiano de Turismo acontece até amanhã no Centro de Convenções da Bahia. Ele conta com exposição de 13 zonas turísticas, mostras culturais, área gastronômica regional e palestras. Os visitantes têm entrada gratuita. Mais informações no site: www.salao.turismo.ba.gov.br

Sylvia Barreto, de Salvador

*viagem a convite da Setur e da Bahiatursa

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários