Bahia oferece acarajé em seu estande e lança sete novos roteiros no Salão do Turismo

por:
14 de julho 2011

Quem passar pelo estande da Bahia durante o 6° Salão do Turismo, que acontece de 13 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo (SP), poderá provar uma das delícias do Estado, o acarajé. Uma autêntica baiana serve cada visitante com uma unidade quentinha. Além disso, há outras baianas que fazem tererês nos cabelos dos interessados. E, uma novidade, e o lançamento de sete novos roteiros, que estão detalhados na revista “26 Roteiros Turísticos da Bahia de Todos Nós” com sugestões de passeios pelo estado inteiro que é distribuída durante o evento.

Veja os sete novos roteiros baianos

Vapor do Vinho (Juazeiro, Sobradinho, Petrolina e Casa Nova)
O passeio começa em Juazeiro, de onde os turistas seguem por via rodoviária até um atracadouro a dois quilômetros da represa de Sobradinho. De lá, a bordo de uma embarcação típica da região, navegam pelo Lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, aproveitando a bela vista com degustação de comidas típicas e apresentações de música regional. Um dos pontos altos do roteiro é a subida à eclusa da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), chamada popularmente de “elevador de águas”.
E como o roteiro foi criado para os apreciadores da bebida de Baco, nada mais prazeroso para esse público do que visitar vinícolas e vinhedos, a fim de conhecer todas as etapas de produção dos seus vinhos prediletos. Por isso, a parada final do Vapor do Vinho é a Vinícola Ouro Verde, no município de Casa Nova, a 572 km de Salvador, que produz anualmente 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes, mais 520 mil litros de vinho para brandy (destilado).

Caminhos do Cacau I e II (Ilhéus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras)
A Costa do Cacau oferece roteiros específicos para os amantes do chocolate. Os passeios levam o turista a conhecer a história do alimento, desde a plantação do fruto ao processo de produção do chocolate, com visita a fábricas e a grandes fazendas cacaueiras. O roteiro inclui ainda os mais importantes pontos turísticos da região, onde é possível entrar em contato com a natureza e desfrutar das belas paisagens que inspiraram o escritor Jorge Amado e deixaram a região famosa mundialmente.
A Rota do Chocolate é composta pelos roteiros Caminhos do Chocolate I e II, formatados após uma parceria entre a Bahiatursa e o trade turístico da região.
O primeiro roteiro, “Caminhos do Chocolate I”, conta com seis dias de atividades nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras. Nesse período, o turista entra em contato com diversos segmentos turísticos como o Ecoturismo, o Turismo Rural, o Turismo de Sol e Praia e o de Base Comunitária. É possível visitar comunidades indígenas, fazer passeio de chalana no Rio Pardo até a Ilha das Graças, localizada em Canavieiras, desfrutar de um banho de cachoeira em Itacaré, além de assistir a apresentações artísticas e culturais.
No “Caminhos do Chocolate II”, o turista também vivencia a experiência de estar em contato com todos os processos de monocultura da lavoura cacaueira e com importantes pontos turísticos, porém, com programação diferenciada do primeiro roteiro e realizada em cinco dias.  
 
Rota dos Diamantes (Lençóis, Iraquara, Andaraí, Iguatu e Ibicoara)
A Rota dos Diamantes é uma excelente opção para quem pretende conhecer os principais atrativos da Chapada Diamantina sem deixar de lado a história e o modo de vida das comunidades, em uma viagem no tempo dos coronéis e garimpeiros de diamantes.
Além de conhecer um pouco mais da história local, o turista também tem a possibilidade de se aventurar pelas grutas, montanhas, cachoeiras e trilhas da Chapada. O roteiro tem duração de sete dias e abrange as cidades de Lençóis, Iraquara, Andaraí, Mucugê, Iguatú e Ibicoara.
“Hoje, esse roteiro é um dos mais comercializados e procurados por visitantes em busca de vivência e integração com as comunidades locais. Exemplo regional de Ecoturismo e Sustentabilidade”, destaca Michelli Nonato, superintendente do Chapada Convention Bureau.

Roterio Ecoétnico (Nilo Peçanha, Ituberá)
Caminhar por uma trilha que segue à beira rio, descobrir as belezas da Mata Atlântica, acompanhado pelas plantações de dendê e piaçava características do Baixo Sul da Bahia. Conhecer a cultura local, por meio de visitas a monumentos e comunidades. Provar da culinária típica e acordar na floresta, ao som dos pássaros. Todas essas experiências são vivenciadas em três dias, ao percorrer o roteiro turístico Ecoétnico na Costa do Dendê.
O ponto de encontro dos visitantes é no município de Nilo Peçanha, onde tem início o passeio que inclui passagens pela Praia do Pratigi, Rio das Almas, comunidade quilombola de Jatimane, sede do Grupo folclórico Zambiapunga, entre outros.

Roteiro Costa do Dendê de dentro e Ilha de Boipeba (Nilo Peçanha, Taperoá e Cairu)
Conhecer a vida das comunidades do interior da Costa do Dendê, aventurar-se nos rios e matas da região e aproveitar o dia em uma das ilhas mais paradisíacas do Brasil. O roteiro Costa do Dendê de Dentro e Ilha de Boipeba permite que o visitante entre em contato com a natureza e fuja das rotas de turismo de massa.
Nos seis dias de atividades, o turista segue uma programação que envolve diversos segmentos turísticos como o Ecoturismo, o Turismo Cultural, o Turismo de Sol e Praia, o Turismo Rural e o Turismo Náutico.
É um roteiro que possibilita o contato com a população local, a vivência de sua cultura, gastronomia e atividades que permitem o seu sustento, em uma região de beleza intocável, com belas praias, piscinas naturais, cachoeiras, manguezais e rios.

Ecomotion – Extremo Sul da Bahia (Prado, Itamaraju, Guaratinga e Porto Seguro)
Além de conhecer os lugares mais exuberantes do extremo sul da Bahia, o turista que gosta de aventura terá oportunidade de refazer o caminho percorrido pelos atletas do Ecomotion pro 2011, o roteiro, de mesmo nome, apresenta desafios e superação em um programa de 12 dias, com direito a prática de diversos esportes radicais, entre eles, canoagem, ciclismo, snoorkel, trekking e escalada
Para quem gosta de história, os passeios levam o visitante a conhecer o cenário da chegada dos portugueses em 1500, no Rio Cahy. Além de pedaladas em meio a reservas indígenas Pataxó e visita ao Parque Nacional do Monte Pascoal.
 
Desafio do Descobrimento sul da Bahia (Prado e Porto Seguro)
Uma expedição que desvenda os segredos e encantos do Sul da Bahia, entre as regiões da Costa das Baleias e Costa do Descobrimento. Em oito dias o turista passa por praias paradisíacas e vilarejos de natureza pouco explorada nas cidades de Prado e Porto Seguro, como a praia de Corumbau e a vila de Caraíva, um pequeno paraíso situado entre o rio e o mar.
É um roteiro que mistura atividades de Ecoturismo com o Turismo Cultural, o Turismo de Aventura e o Turismo Esportivo.
Já no primeiro dia o turista recebe uma série de mapas, fotos e dicas dos guias para o deslocamento entre um município e o outro, que é feito inteiramente por meio de bicicletas, em um percurso de trilhas fechadas, travessia de rios e cenários que remontam a história do Descobrimento do Brasil.  
 

Serviço
6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil
Data: 13 a 17 de julho de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo (SP)
Horários: 13/07 até 15/07 das 14h00 às 21h00; 16/07 das 11h00 até às 22h00; 17/07 das 11h00 até às 20h00
Ingressos: com cadastramento prévio a entrada é gratuita para todos, basta se inscrever aqui. No local, custa R$ 10 para pessoas entre 12 e 60 anos, quem tem menos de 12 e mais de 60, paga R$ 5, assim como estudantes, professores (com apresentação de comprovantes) e pessoas com mobilidade reduzida também pagam meia entrada.
Informações: www.salao.turismo.gov.br

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários