Conhecida por possuir os mais belos passeios pela eclusa do rio Tietê, a Estância Turística de Barra Bonita (SP), apresenta em seu 128º aniversário, o I Festival de Orquídeas de Barra Bonita, que estará aberto ao público durante as comemorações, abertura dia 17, às 19h00, e do dia 18 a 20 de março, das 10h00 às 22h00, exceto dia 20, que será até às 18h00. O festival ocorre no Pavilhão de Exposições Prefeito Luiz Fernando Ortigosa.
O I Festival de Orquídeas de Barra Bonita, organizada pela Associação Orquidófila de São Roque (AOSR) – juntamente com a Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura de Barra Bonita – exibirá ao público diversas espécies de plantas e algumas estarão sendo comercializadas. É uma ótima oportunidade para começar sua coleção.
O evento destaca ainda o público da cidade, oferecendo aos moradores de Barra Bonita, que possuem orquídeas, um espaço gratuito para expor as flores. Para isso, basta se inscrever no dia 17 de março, das 08h00 às 13h00, no pavilhão.
O grande destaque do Festival é a Neofinetia falcata, uma magnífica espécie miniatura que se destaca pelas belas e elegantes flores, de um branco puro, com um agradável e intenso aroma, foi outrora colecionada pelos Samurais no Japão. Nessa época, quem não pertencesse a esta classe japonesa de elite era proibido de possuir um exemplar da planta. Ela se adapta bem a climas temperados e deve ser cultivada, de preferência, em placas de cortiça ou em substratos bem arejados, em locais com muita luz, mas sem sol direto.
Esta espécie foi também muito utilizada em programas de hibridação, sobretudo com os gêneros Ascocentrum, Vanda e Rhyncostylis. Ainda hoje é uma planta pouco vulgar nas coleções de orquidófilos, por isso, compensa o esforço de encontrar uma, quer pela sua relativa facilidade de cultivo, quer pelas suas especificidades.
Além da exposição, os visitantes participarão dos cursos gratuitos, onde ensinarão métodos para o cultivo de orquídeas, para que estas plantas floresçam por muito mais tempo.
No local, o visitante terá acesso também a produtos regionais de São Roque como a alcachofra, que será encontrada em conserva, congelada, em patê, etc. Além dos tradicionais vinhos e doces típicos da cozinha interiorana.
Julgamento
As orquídeas expostas serão julgadas e premiadas em cinco categorias: híbrida, espécie, avançada, exótica, e botânica. Cada categoria é avaliada por três juízes, a partir dos seguintes critérios: cultivo; cor; tamanho; substância e textura; quantidade de flores e conjunto (meio de cultivo, aparência e geometria).
Cada grupo de juiz executa o julgamento da categoria e coroa o primeiro, segundo e terceiro lugar. Os expositores recebem premiação.
Serviço
Evento: I Festival de Orquídeas de Barra Bonita
Local: Pavilhão de Exposições Prefeito Luiz Fernando Ortigosa
Data e horário: 18 a 20 de março, das 10h00 às 22h00, exceto no dia 20, até às 18h00
Entrada: Gratuita
Informações: (14) 3604-4060 Turismo
3604-4053 Cultura
3604-4028 Imprensa