- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Bonito por natureza

Uma das atividades e Bonito é fazer passeio de bote pelo Rio Formoso

Rios de águas transparentes, grutas, cânions e belas cachoeiras. Nome melhor que Bonito não há para identificar uma cidade com natureza tão exuberante quanto essa de Mato Grosso do Sul. Ela fica em meio ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com mais de 30 sítios turísticos e está a 280 quilômetros da capital do estado, Campo Grande.

Visitar Bonito é entrar em contato direto com o meio ambiente local, pois todos os passeios estão diretamente ligados à natureza. A cidade tem atração para atender aos mais variados gostos, para aqueles que gostam de água, mergulho, flutuação com snorkel, passeios de bote, boiacross e muitas cachoeiras. Em terra firme, cavalgadas, exploração de cavernas e abismos que permitem a prática do rapel.

Com tanta atividade durante o dia, a vida noturna da cidade não é muito agitada. Mas o turista pode apostar em um bom jantar e até em algumas horas dançando forró. Se para comer há muito peixe, carne de jacaré e frutas típicas do cerrado, para beber é preciso água durante os passeios à luz do sol e quando a noite chegar a pedida é experimentar uma cachaça de guavira, fruto da região.

A Viajar é Simples separou os passeios que não podem faltar em sua estadia em Bonito. Veja quais são.

No Abismo Anhumas é possível fazer rapel de 72 metros de altura A expedição até o Abismo Anhumas é feita sempre em grupos pequenas para preservar o local e proporcionar segurança aos visitantes

Abismo Anhumas

Uma caverna a 23 quilômetros de Bonito chamada pelos monitores da região de “buraco”. É nela que os aventureiros realizam um rapel de 72 metros da entrada até a base. A descida, apesar de emocionante, leva apenas cinco minutos.

No fim da atividade, um deck em cima de um lago espera quem cumpria a tarefa. Detalhe: o lago tem 80 metros de profundidade. Monitores ficam nesse local a espera dos turistas com um bote inflável para que possa ser dada a volta ao redor do lago. onde monitores estarão esperando para dar todo o apoio necessário.

É possível entrar no lago e flutuar em suas águas que têm temperatura agradável, em torno de 18º C. Os monitores distribuem snorkels.

A sensação é única, já que ao seu redor está um vale milenar. Mergulhadores certificados podem descer até 18 metros no lago se estiver devidamente equipado.

A expedição até o Abismo Anhumas é feita sempre em grupos pequenas para preservar o local e proporcionar segurança aos visitantes.

O limite de pessoas por dia que podem conhecer a caverna é de 16. E mesmo que nunca tenha feito rapel em um local como esse, não se preocupe, há um treinamento prévio e todas as instruções são fornecidas por uma equipe de profissionais.

O passeio é recomendado para crianças acima de 12 anos e tem duração de três horas e meia. Para vestir, calça confortável ou bermuda longa, camiseta de algodão e tênis. Evitar jeans. É proibido o uso de repelente e protetor solar.

Gruta do Lago Azul

 

O Lago Azul tem 80 metros de profundidade e 120 de largura

Durante algumas horas da manhã o sol despeja seus raios no interior da Gruta do Lago Azul. A água do lago que invade a caverna fica de azul intenso. A beleza do local é tão grande que ele virou cartão-postal da cidade de Bonito. É também considerado desde 1978 Monumento Natural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por isso seu acesso é controlado.

 

Para chegar até o local é simples, basta fazer uma trilha de 300 metros até a entrada da caverna e depois descer em escadaria cavada na pedra mais de 200 metros. Apenas não é recomendada em dias de chuva, por ser escorregadia e porque sem o sol o lago perde um pouco do seu azul exuberante. É um passeio contemplativo e histórico.

As dimensões do lago, 80 metros de profundidade e 120 de largura, o tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. A gruta foi descoberta por um índio em 1924 e fica a 20 quilômetros do centro de Bonito. É um passeio que dura cerca de três horas e é recomendado fazer de 7 até 14 horas, quando o sol incide seus raios dentro da gruta.

Trilha suspensa leva até as Grutas de São Miguel As formações rochosas dentro das Grutas têm milhares de anos

Grutas de São Miguel

Uma trilha suspensa no cerrado leva até mais um dos tesouros de Bonito: as Grutas de São Miguel. Elas guardam formações calcárias milenares e que são apenas encontradas nesse local.

Como é uma cavidade seca, o visitante caminha lado a lado com formações como estalactites, estalagmites e travertinos esculpidos no teto, chão e paredes do local.

Se com certeza dentro da caverna o visitante irá ver esqueleto de animais mortos, muitas vezes deixados por onças há alguns anos, também verá corujas observando quem passa por ali e morcegos dormindo aos bandos no teto.

As Grutas de São Miguel têm por volta de 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 metros quadrados. A trilha suspensa que leva até elas é fácil e rápida de ser percorrida. O passeio tem duração de pouco mais de uma hora e pode ser feito até em dias chuvosos.

Espécies de peixes típicas da região são vistos da flutuação no Rio Baía Bonita

Aquário Natural

Após fazer tantas trilhas e conhecer cavernas e abismos, um pouco de água não fará mal a ninguém, ainda mais se for para mergulhar nela e ver lindos peixes. Essa é a ideia do passeio no Aquário Natural, uma nascente que dá origem ao rio Baía Bonita. No local é possível fazer flutuação com a utilização de snorkel e conhecer a fauna e flora debaixo da água.

Quando o visitante chega ao local e decide fazer a flutuação, ele recebe roupa própria e colete que o ajudam a flutuar na água. Antes de entra no rio os monitores fazem um treinamento em piscina para ver se cada um está preparado. Depois disso, é feita uma pequena trilha e a brincadeira começa. São dezenas de peixes diferentes no rio e a sensação é de ter mergulhado a cabeça em um imenso aquário.

Um bote segue cada grupo que mergulha e em alguns locais é preciso usá-lo. Além de peixes não se espante se der de cara com uma sucuri, cobra típica da região, ou quem sabe um jacaré. Se isso acontecer, o melhor a fazer e não se apavorar e continuar o mergulho. Essa cobra pode até engolir uma pessoa inteira, mas os nativos explicam que ela só o fará se achar que está ameaçada. Os jacarés também não costumam atacar. E ele fica parado quase imóvel na água, parece um tronco de árvore, pode facilmente passar despercebido.

Após os 900 metros percorridos em água cristalina, o visitante tem a opção de fazer uma trilha na qual a Reserva Ecológica Baía Bonita preserva em seu ambiente natural cobras, capivaras, tartarugas, cervídeos e algumas espécies de pássaros. Se estiver na hora do almoço, vale a pena experimentar as delícias do restaurante do complexo, especializado em comida típica da região.

Passeio de bote no Rio Formoso

Entre o Hotel Fazenda Cachoeira e a Ilha do Padre, um cenário de matas verdes, piscinas naturais no meio do Rio Formoso e quedas d´águas. Só contemplar a vista e dar um mergulho no rio já torna a viagem especial. Mas para quem quer um pouco de emoção, pode fazer um passeio de bote.

A cachoeira Boca da Onça tem 156 metros de altura e é a maior do estado

A embarcação leva cerda de 12 pessoas de cada vez. Ao longo do percurso, há quedas d´águas não muito altas, mas que quando o bote despenca dá para sentir um friozinho na barriga. No meio do caminho, uma paradinha para mergulhar no rio, que é tranquilo.

Não é recomendado levar câmeras porque sempre entra água no bote. Por isso, durante o percurso um fotógrafo acompanha o grupo em um caiaque. Para grandes grupos, é possível solicitar almoço no pequeno, porém delicioso, restaurante, do Hotel Fazenda Cachoeira. O cordeiro que eles preparam lá tem fama de ser o melhor da região. E não saía de lá sem provar todas as sobremesas, como as compotas de frutas e o doce de leite, e o queijo branco que é servido.

Boca da Onça

Uma cachoeira de 156 metros e o maior rapel do Brasil: 90 metros de altura. Esses dois requisitos são os principais atrativos da Boca da Onça Ecotur, passeio obrigatório para quem está em Bonito. A reserva está a 55 quilômetros da cidade e abriga a cachoeira que dá nome ao local, a Boca da Onça.

Uma das atividades para fazer no complexo é a caminhada. São quatro quilômetros de mata preservada em trilhas seguras que levam até onze cachoeiras, dentre elas a Cachoeira Boca da Onça com 156 metros de queda.

Ela é famosa por ser a mais alta de Mato Grosso do Sul. Além disso, há piscinas naturais de águas cristalinas e o Rio Salobra, com peixes do Pantanal. Na volta é possível descer o paredão percorrido durante a trilha por 886 degraus ou voltar com a jardineira chamada de Oncinha, devido ao modo como foi pintada.

Quem quiser se arriscar um pouco mais, é só fazer o rapel de plataforma mais alto do Brasil. Trata-se de uma descida de 90 metros sem o apoio dos pés nas rochas. A vista do Cânion do Rio Salobra é fantástica. No fim da descida, o prêmio, as águas relaxantes da Cachoeira da Boca da Onça e do rio esperam por você.

Fazer o rapel de plataforma mais alto do Brasil é totalmente seguro. A Boca da Onça Ecotour é associada à Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), que é um órgão que regulamenta as técnicas do turismo de aventura no Brasil.

O rapel de plataforma tem 90 metros

Aproveite a cozinha pantaneira

Pela proximidade do Pantanal, Bonito tem os pratos da chamada cozinha pantaneira. Quem quiser provar uma carne exótica como a de jacaré pode tentar um pastel em uma das pastelarias da região. Mas se preferir um prato mais sofisticado, o ideal é provar o Jacaré Guaikurú do restaurante do Hotel Wetiga. Ele é feito com molho de coco, dendê, tomates frescos, cebola, pimentões, banana e requeijão e tem arroz e pirão para acompanhar. O prato é bem servido e dá até ata três pessoas. O valor é R$ 79. O restaurante também faz um delicioso escondidinho de carne seca com mandioca. A porção para uma pessoa é R$ 28.

Falando em mandioca, o local ideal para experimentar iguarias a base dela é o Oca Bar. Um ambiente de mesas e cadeiras rústicas, iluminação de velas e som ao vivo no centro da cidade, em frente à Praça das Piraputangas. Não dá para sair de lá sem provar a pizza, que custa R$ 25, e é coberta exatamente com creme de mandioca.

Outra delícia que é encontrada, geralmente, no café da manhã dos hotéis é a sopa paraguaia, que não é sopa, mas uma torta feita à base de fubá. Os sorvetes também são uma ótima pedida. Espalhadas pela cidade há sorveterias com sabores que são encontrados apenas no cerrado. Vale a pena provar os de gabiropa, amora, jaboticaba e cupuaçu. Há versões desses sabores em picolé ou massa.

E, para aqueles que apreciam uma boa cachaça ela pode ser consumida no centro da cidade no Bar Taboa. Há vários sabores e o cliente pode provar antes de levar. É possível, ainda, visitar a Taboa Fábrica de Encantos, local no qual são montadas as garrafas revestidas em palha.

Um dos momentos que Simone mais curtiu foi o rapel no Abismo Anhumas Simone fez flutuação no Rio Baía Bonita

A Simone foi e gostou!

Simone Nogueira, do Rio de Janeiro conta sua experiência em Bonito

Fui à Bonito em junho, fiquei 17 dias, pode achar estranho, mas lá tem muitas coisas para fazer e queria descansar também! Há passeios que ficava o dia inteiro e alguns são cansativos, e usam a força, como por exemplo, o Abismo Anhumas. Também aproveitei para ir ao Pantanal passar três dias.

Fiquei em uma pousada pequena que dá a sensação de estar em casa. É perto do centro e chama Cama & Café. Outra vez que fui para a cidade fiquei no Hostel Bonito, que acho ótimo. Sempre que viajo sozinha gosto de me hospedar em albergues, pois é uma maneira de interagir com outras pessoas do Brasil ou do exterior. No Hostel temos tudo, café da manhã, computadores, bicicletas, hospitalidade. Algo que me chamou a atenção foi a organização dos passeios. Os donos do hostel fazem da melhor forma para atender a todos com o menor custo e isso é muito bom para os mochileiros.

Fiz muitos passeios, difícil escolher um só. Posso indicar o Rio da Prata, Rio do Peixe, Rio Sucuri, Abismo Anhumas, passeio de bike do Lobo Guará, mergulho de cilindro no Rio Formoso, Circuito Arvorismo, Rapel e Cachoeiras da Boca da Onça e passeio de Bote pelo Rio Formoso. Fui também ao Projeto Jibóia duas vezes. Ele é promovido por Henrique Naufal e os visitantes podem pegar em cobras, se quiserem.

Sempre almoçava no Tapera porque é o melhor preço e tem variedade de comida, mas também fui ao Restaurante Pantanal e Cantinho do Peixe e pizzarias à noite. Para quem quer fazer uma viagem econômica, indico ir na baixa temporada e ficar no Hostel Bonito. Ter a carteirinha de alberguista ajuda porque diversos passeios em Bonito dão desconto para quem é associado à HI.

Como chegar

Bonito fica a 280 quilômetros de Campo Grande. Quem está em outros estados do país, a maneira mais fácil é ir de avião até a capital do Mato Grosso do Sul e de lá pegar um ônibus da avião Cruzeiro do Sul ou um voo da Trip. Viação Cruzeiro do Sul

A passagem custa R$ 52,00 e há partidas todos os dias às 7:00, 9:00, 11:00, 15:30 e 16:00 horas.

Informações: www.cruzeirosdosulms.com.br / (67) 3312 9700

Trip Linhas Aéreas

A Trip tem frequências para Bonito desde Campo Grande as quintas e domingos ao meio-dia. É um voo de trinta minutos e o valor médio da passagem é de R$ 159.

Informações: www.voetrip.com.br / (11) 3003 8747

Hospedagem

 

HI Hostel Bonito

Com piscina, sala de internet e wifi gratuito, o HI Hostel Bonito tem certificação de qualidade emitida pela Hostelling International. Tem 32 apartamentos, sendo 24 para casais/famílias e oito coletivos (femininos e masculinos), todos com banheiros privativos. Apenas três acomodações dividem um grande banheiro coletivo. Diárias a partir de R$ 25,00 por pessoa na baixa temporada para os associados da Hostelling International e R$ 30 para aqueles que não são associados. No mesmo período, o quarto privado com ventilador custa R$ 55,00 por casal. As diárias incluem café da manhã e roupa de cama.

Informações: www.ajbonito.com.br / (67) 3255 1022 ou (67) 3255 1462

Pousada Gira Sol

A pousada oferece 12 apartamentos equipados com frigobar, televisões, aparelhos de ar condicionado e terraços próprios. O salão de refeição tem grandes janelas que proporcionam agradável iluminação natural. Para o lazer, uma piscina no terraço. No café da manha bolos, tortas, salgados e pão de produção própria. A diária para o casal sai por R$ 148 na baixa temporada e o café da manhã está incluso.

Informações: www.girasolbonito.com.br / Fone: (67) 3255 2677 .

Pousada Águas de Bonito

Os hóspedes da Pousada Águas de Bonito têm inclusos na diária não só o café da manhã, mas também o lanche da tarde com a merenda pantaneira completa, que oferece delícias como a sopa paraguaia. A pousada tem 30 apartamentos, lareira, piscina com hidromassagem e piscina comum. Diárias a partir de R$ 197 o casal.

Informações: www.aguasdebonito.com.br / Fone: (67) 3255 2330.

Pousada Água Azul

Quem quer conforto e simplicidade pode se hospedar na Pousada Água Azul Ela disponibiliza 36 apartamentos. Para o lazer, sala de ginástica, sala de jogos, de bilhar, videokê, mini-shopping , duas piscinas (adulto e infantil) e um pool-bar para lanches e drinks com a família. Diárias para o casal a partir de R$ 89 com café da manhã.

Informações: www.aguazulpousada.com.br / Fone: (67) 3255 1261.

Para ir aos passeios

Tucano Tur – Agência de turismo receptivo
www.tucanotur.com.br
Rua Pilad Rebuã, 1994
Fone: (67) 3255 1006

Uma vez em Bonito, o ideal é fazer os passeios com uma agência de turismo receptivo. Muitos dos locais só aceita a entrada de grupos e também quem não conhece a cidade terá dificuldades se alugar um carro e tentar fazer os passeios sozinhos. A agência Tucano Tur foi consultada pela Viajar é Simples. Veja quanto custa alguns dos passeios com essa equipe. O Abismo Anhumas com o rapel fica R$ 360. A Boca da Onça com trilha e almoço custa R$ 122. A Flutuação no Aquário Natural é R$ 99 e com a Trilhas dos Animais fica R$ 109. O passeio da Gruta do Lago Azul é R$ 36, as Grutas de São Miguel R$ 30 e o passeio de bote no Rio Formoso é custa R$ 50.

Pacotes

 

CVC

A CVC é a única operadora que tem voo fretado direto de São Paulo para Bonito. O pacote é de sete noites de hospedagem na Pousada Água Azul, em apartamento duplo com café da manhã. Inclui traslado aeroporto/hotel/aeroporto e quatro passeios (Praia da Figueira, Gruta da Lagoa Azul, mergulho superficial no Rio Sucuri e Bote no Rio Formoso). A partir de R$ 1.298 por pessoa em até 10 vezes sem juros (valor para saída em 17 de outubro).

Informações: www.cvc.com.br / (11) 2191-8410.

Terra Mundi – somente parte terrestre

A Terra Mundi oferece roteiro terrestre que inclui transfer do aeroporto de Campo Grande até Bonito, hospedagem de quatro noites com café da manhã em quarto duplo e seguro viagem. Os passeios da Gruta do Lago Azul e Grutas de São Miguel, bote no Rio Formoso (almoço não incluído), Refúgio Ecológico Rio da Prata (flutuação e almoço), Buraco das Araras, Aquário Natural (flutuação e trilha dos animais) fazem parte do pacote. A partir de R$ 1.486,00 em até sete vezes sem juros.

Informações: www.terramundi.com.br / (11) 3589 1515.

Marsans Viagens

A Marsans oferece quatro noites em Bonito com saídas de São Paulo voando Tam. O pacote inclui, ainda, traslados aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem na Pousada Refúgio com café da manhã e passeio na Gruta do Lago Azul, bote pelo Rio Formoso e seguro viagem

Seguro viagem. A partir de R$ 1550 por pessoa em apartamento duplo em dez vezes sem juros.

Informações: www.marsans.com.br / (11) 5547-6161.

Informações Turísticas

 

Prefeitura de Bonito
www.bonito.ms.gov.br
Rua Cel. Pilad Rebuá, 1780
Fone: (67) 3255 1351

Abismo Anhumas
www.abismoanhumas.com.br

Grutas de São Miguel
www.grutasdesaomiguel.com.br

Boca da Onça Ecotur
www.bocadaonca.com.br

Aquário Natural
www.aquarionatural.com.br