A folia de carnaval da capital terá um novo endereço em 2011. Neste ano, os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos de Belo Horizonte acontecem na Avenida dos Andradas, no trecho entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, bem no coração da cidade, com o objetivo e atrair um público ainda maior este ano.
A escolha foi anunciada pelo prefeito Marcio Lacerda em reunião com os representantes das escolas e dos blocos carnavalescos da capital, ainda participaram da reunião o presidente em exercício da Belotur, Arthur Vianna, o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, o secretário regional Centro-Sul, Fernando Cabral, e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Marcio destacou a importância do trabalho em conjunto para que a decisão de levar o Carnaval para o Boulevard fosse tomada. “Houve um grande esforço das escolas de samba para ajudar a PBH a ter condições de realizar o Carnaval na área central. Com a contribuição da diretoria das escolas, o apoio do Governo Federal e o trabalho da Belotur, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, temos condições de proporcionar uma grande festa para o povo de Belo Horizonte”.
Investimentos
O prefeito ressaltou que o investimento total da Prefeitura para o Carnaval 2011 será R$ 1,5 milhão, 20% a mais do que no ano passado, e que os recursos destinados às escolas já estão garantidos e serão repassados assim que a diretoria de todas elas entregarem a documentação necessária.
O projeto do Carnaval 2011 será concluído nos próximos dias e a partir dele será aberto um processo de licitação para a contratação da empresa responsável pela montagem da estrutura na avenida dos Andradas. Na segunda-feira, dia 24, a Belotur começa a receber a documentação das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, necessária para a assinatura do convênio com a PBH. Assim que esse processo estiver concluído, será marcada uma reunião na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde os cheques referentes à verba do Carnaval serão repassados às escolas. Belo Horizonte conta hoje com 12 escolas de samba e 11 blocos carnavalescos cadastrados. O número de participantes do Carnaval 2011 depende da entrega da documentação.
A mudança e os seus benefícios
Presidente da Associação Cultural de Blocos Carnavalescos de Belo Horizonte, Jairo Alves, aprovou a decisão da Prefeitura e garantiu o esforço das escolas para o sucesso do Carnaval 2011. “As escolas de samba e os blocos carnavalescos devem agradecer a Prefeitura pela oportunidade de realizar o Carnaval no Centro. Faremos o máximo possível para provar que Belo Horizonte sabe fazer uma grande festa”, afirmou. Para Jairo, a realização do Carnaval no Centro vai atrair um público maior para o evento e pode facilitar o trabalho das escolas de samba para atrair novos patrocinadores.
Marcio Lacerda destacou que a solicitação das escolas de samba para a realização do Carnaval no Boulevard Arrudas foi feita em 2009 e que foi realizado um estudo aprofundado sobre a possibilidade de o local receber o evento. “A Prefeitura tem um projeto pronto e seguro para a realização do Carnaval no Boulevard. Tenho certeza que as escolas ficaram muito felizes com a decisão da Prefeitura, porque é uma oportunidade de melhorar a qualidade do Carnaval. Além disso, a população terá mais facilidade de acesso, podendo participar desta grande festa”, afirmou.
Expectativa
Arthur Vianna, presidente em exercício da Belotur, afirmou que a realização do Carnaval no Centro é uma grande conquista para a cidade, que vai, inclusive, contribuir para a melhoria da qualidade do evento. “A notícia da realização do Carnaval no Centro é muito boa. No ano passado já houve uma melhoria muito grande na qualidade do evento e, com a vinda da festa para o Centro, certamente as escolas vão se esforçar ainda mais para apresentar um belo espetáculo”, afirmou.
Vianna disse ainda que a experiência do Carnaval na avenida dos Andradas vai fazer com que, a partir do próximo ano, a Prefeitura possa contar com grandes patrocinadores, o que vai proporcionar ao Carnaval da cidade o status de produto turístico. “O benefício do Carnaval acontecer na Andradas é não só atender aos moradores da cidade, mas trazer para a festa novos turistas, principalmente pessoas do interior do estado”, concluiu.