Buenos Aires abriga cerca de 7.000 bares e restaurantes - Crédito: Turismo de Buenos Aires

Vai para Buenos Aires? Descubras as novidades do destino

por: Sylvia Barreto
5 de maio 2022

Buenos Aires, capital da vizinha Argentina, está cheia de novidades para receber os turistas. Muitas, surgiram na pandemia e, como o país estava fechado, o brasileiro só terá a oportunidade de descobrir agora.

O Brasil está em primeiro lugar em número de emissores de turistas para Buenos Aires. Para ter uma ideia, em 2019, os brasileiros representavam 30% do total de visitantes. Em 2022, até agora, 18% dos estrangeiros que visitaram a capital são do Brasil. Só em janeiro deste ano, quase 13 mil brasileiros desembarcaram por lá.

E, se você é um brasileiro que pretende voltar ou conhecer Buenos Aires nos próximos meses, veja abaixo as novidades do destino!

Restaurantes com espaços ao ar livre

Com mais de 7.000 bares e restaurantes, durante a pandemia, o governo local permitiu que os espaços gastronômicos tomassem parte das calçadas com suas mesas, assim como aconteceu em alguns destinos do mundo, como Nova York. Isso foi se alastrando e gerou uma nova geografia nos bairros de Buenos Aires.  Sendo assim, se você não foi à cidade nos últimos anos e pretende ir em breve, vai se deparar com diversos estabelecimentos com áreas ao ar livre.

Durante a pandemia, o governo local permitiu mesas nas ruas para bares e restaurantes – Crédito: Turismo Buenos Aires

Melhores restaurantes da América Latina

Buenos Aires não tem só um bom número de restaurantes, uma parte deles estão entre os mais conceituados da América Latina. Na premiação Latin America’s 50 Best Restaurants, a capital da Argentina, conta com 10 dos melhores restaurantes da região.

Quer conhecer pelo menos alguns deles? Segue a lista: Tegui (9º lugar), Don Julio (10º lugar), Chila (19º lugar), El Baqueano (21º lugar), Aramburu (28º lugar), Mishiguene (29º lugar), Elena (34º lugar), La Cabrera (37º lugar), Gran Dabbang (48º lugar) e Oviedo (50º lugar).

Mercados de bairro

Em sintonia com o movimento foodie, o ressurgimento dos antigos mercados de bairro começou a se materializar há alguns anos com a valorização promovida pelo governo nos tradicionais mercados de San Telmo, Belgrano e San Nicolás, assim como aconteceu com o Patio de los Lecheros de Caballito, para citar alguns exemplos.

A abertura de novos mercados gastronômicos é outra novidade somada à oferta tradicional. O Mercado de los Carruajes, Mercat em Villa Crespo ou o Mercado del Soho em Palermo são novas propostas em que, com uma marca urbana e design vanguardista, convivem propostas gourmet, produtos naturais, degustações, palestras, eventos e entretenimento.

O Mercado de los Carruajes está instalado em edifício de 1900 – Crédito: Ministerio de Desarrollo Económico y Producción

Mercado de los Carruajes – Na Avenida Alem 852, na região do Bajo Porteño, o passado e a modernidade se conjugam em um edifício de 1900 declarado Patrimônio Histórico da cidade. Ali, no dia 15 de fevereiro o Mercado de los Carruajes abriu suas portas, em uma iniciativa gourmet onde alimentos, bebidas e produtos frescos e elaborados são os protagonistas.

Antigamente, nesse prédio ficavam as cocheiras das carruagens presenciais. Mas, hoje, enquadradas por paredes originais de ladrilhos San Isidro, um majestoso portão de acesso e vitrais que foram restaurados e conservados, já funcionam 18 opções gastronômicas de diferentes tipos. Está aberto de domingo a quarta das 08h30 às 22h00 e de quinta a sábado das 08h30 até meia-noite.

O Mercado los Carruajes tem 18 opções gastronômicas – Crédito: Ministerio de Desarrollo Económico y Producción

Mercat – Entre ruas arborizadas, em uma região tranquila onde os vizinhos se reúnem para conversar na calçada e ainda se respira o ar de bairros pequenos, pulsa o Mercat Villa Crespo. Este mercado gastronômico abriu há pouco mais de um ano, em 30 de março de 2021, após ter que adiar sua inauguração devido à pandemia.

O Mercat Villa Crespo abriu em 2021 – Crédito: Reprodução Facebook

Em seus espaços podem ser adquiridos ingredientes elaborados por produtores artesanais, alimentos especialmente selecionados e degustações de novos sabores. Destacam-se as pizzas caseiras com farinhas orgânicas, uma distribuidora de peixes e frutos do mar premium, um bar de tapas e tortillas, queijaria e açougue com cortes exóticos, frutas e verduras sem agrotóxicos, casa de massas italiana, comida fusion e vegana do Oriente Médio, empanadas tucumanas, padaria e padaria judaica, tacos, charcutaria e conservas.

Também há uma sorveteria vegana, uma street food, uma cervejaria, wine bar, cafeteria, diferentes ervas orgânicas e acessórios para mate, pastelaria, mercado saudável e um diet. Funciona das 11h00 às 20h00 às terças, quartas e domingos, das 11h00 às 23h00 às quintas, às sextas e sábados das 11h00 até meia-noite e fecha às segundas.

O Vico Wine Bar é uma das opções do Mercat Villa Crespo – Crédito: Reprodução Facebook

Rooftops

Outra das tendências que se impuseram e geraram novas propostas na cidade é a dos rooftops e terraços ao ar livre, que oferecem drinques autorais e gastronomia de excelência junto às melhores vistas.

Um exemplo é o Trade Sky Bar, que ocupa os andares 19, 20 e 21 do icônico Edifício Comega na Avenida Corrientes 222. O prédio foi feito em estilo Art Déco e o bar o seguiu ao fazer uma decoração completamente retrô. Apesar de ter sido inaugurado em 2019, antes da pandemia, quem não visitou a cidade nos últimos anos ainda não teve a oportunidade de tomar um de seus bons drinques, como o inusitado Three White Soldiers, que leva Chivas Mizunara infusão de carne wagyu e coberto com carne seca (jerky beef).

Os rooftops entregam bons pratos, bebidas e vistas lindas da cidade – Crédito: Turismo Buenos Aires

Outra novidade é o Salón 1923. Aberto em janeiro de 2019, ficou um tempo fechado por conta da pandemia. Está no 16º andar de um prédio que, por si só, é um atrativo, o Palacio Barolo, inspirado na Divina Comédia de Sante Alighieri e primeiro arranha-céu da América Latina. O bar leva 1923 no nome porque foi o ano da construção do edifício.

Funciona de quinta a domingo, o Salón 1923 oferece uma bela vista da Casa Rosada, do Congresso e da Avenida de Mayo. De sexta a domingo, serve brunch. Além disso, fica aberto o dia todo até as 22h00 com opção de jantar e bons drinques. É o único rooftop da cidade que cobra entrada, que tem custo de 550 pesos argentinos (algo em torno de RS 23 na cotação de 05/05/22). Esse valor será deduzido da consumação de um prato ou bebida.

O Salón 1923 está no 16º andar do Palacio Barolo – Crédito: Turismo Buenos Aires

Mais a fundo no Teatro Colón

Uma das pérolas de Buenos Aires, o Teatro Colón já é um conhecido do público desde 1908 neste formato. É uma das mais importantes casa de ópera do mundo. E, em 2022, abriu no bairro de La Boca o Colón Fabrica. Trata-se de um espaço completamente interativo no qual o visitante aproveita os bastidores e pode ver as cenografias e figurinos das obras mais importantes representadas no teatro, que, inclusive, são confeccionadas por lá.

Uma das casas de ópera mais importantes do mundo, o Teatro Colón inaugura espaço com cenografia e figurino de suas obras – Crédito: Fer Dvoskin

O Cólon Fabrica abre de sexta a domingo das 12h00 às 18h00. O visitante pode optar pela visita apenas, que custa 600 pesos argentinos (cerca de R$ 25 na cotação de 05/05/22) ou pela visita guiada, que dura aproximadamente 40 minutos e custa 800 pesos argentino (em torno de R$ 35 na cotação de 05/05/22). Para ingressos, clique aqui.

Você já sabia dessas novidades de Buenos Aires? Conta aqui nos comentários e também deixe suas dúvidas. Aproveita para seguir o Viajar é Simples no Instagram clicando aqui.

 

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários