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Como podem ser as cabines dos aviões no futuro?

Se depender de algumas empresas e profissionais do setor aéreo, as cabines dos aviões no futuro bem próximo poderão ser bem diferentes. O Crystal Cabin Award de 2021 revelou alguns designs inovadores dentre seus finalistas.

A premiação internacional é voltada para inovações no interior das aeronaves e acontece anualmente. Ela foi lançada em 2007 pela Hamburg Aviation e organizada pela Crystal Cabin Award Association.

Em 2021, algumas ideias de melhor aproveitamento do espaço interno dos aviões mostram a preocupação com mais conforto, mesmo economizando espaço. Exemplo disso é o projeto Chaise Longue, do estudante Alejandro Núñez Vicente, de 21 anos, da Universade de TU Delft, na Holanda.
O estudante espanhol que estuda na universidade holandesa fez um projeto de cabine de dois níveis com fileiras alternando entre assentos no piso e outros elevados a alguns metros do chão do avião.

O projeto Chaise Longue é de cabine de dois níveis com fileiras alternando entre assentos no piso e outros elevados a alguns metros do chão do avião

Em entrevista à CNN Travel, o estudante declarou que pensou no projeto inspirado em suas viagens de avião pela Europa quando sentia bastante a falta de espaço para pernas. Sendo assim, ele pensou que elevar a fileira de assentos na frente seria a solução.
O design de Núñez elimina o compartimento de bagagens superior, o que permite mais espaço na cabine para assentos de nível superior. A bagagem, por sua vez, passa a ser armazenada em espaço sob o assento.

O projeto resolveria a falta de espaço para as pernas e as bagagens ficariam sob os assentos

O projeto é creditado ao estudante Alejandro Núñez Vicente, de 21 anos, que vem da Espanha, mas estuda na Universidade TU Delft, na Holanda. Núñez Vicente disse à CNN Travel que suas experiências de viagens pela Europa em economia inspiraram em parte a ideia.

Núñez Vicente avalia que esse projeto funcionaria bem no avião Flying-V, que está em desenvolvimento na TU Delft, mas diz que também poderia ser implementado em um Boeing 747, Airbus A330 ou qualquer outro avião de médio a grande porte.

Núñez avalia que o projeto pode ser implementado em aviões de médio a grande porte

Cápsulas nos aviões
Também na lista dos indicados, havia a Toyota Boshoku com o conceito de Cloud Capsule. Este projeto também usa o conceito de dois níveis de assentos, como o de Nuñez. A sugestão é que área acima das poltronas da classe econômica seja usada como um espaço adicional para os passageiros se retirarem assim que o avião atingir a altitude de cruzeiro.

De acordo com um comunicado da empresa japonesa, o projeto deve “tornar a viagem em classe econômica mais segura, agradável e confortável, ao mesmo tempo que cria mais oportunidades de receita para as companhias aéreas”.

O conceito de cápsula da Toyota Boshoku seria um opcional na classe econômica

A ideia é que os passageiros possam comprar uma passagem normal da classe econômica e, como complemento, adquirir o acesso ao Cloud Capsule, que a Toyota Boshoku chama de “uma sala multifuncional que combina com a experiência de um assento da classe executiva”.

A cápsula, que oferece privacidade inesperada na cabine econômica lotada, também pode ter suas próprias configurações de aquecimento e resfriamento. Para pessoas altas ou obesas, seria uma ótima saída para se livrar dos assentos apertados da classe econômica pagando menos do que gastaria em um assento da classe executiva.

Classe econômica com várias opções

A empresa Toyota Boshoku também foi finalista com outro projeto: o Positively Economy. Ele combina três opções de classe econômica no mesmo espaço desde o inovador assento ecológico na janela até as poltronas Premium Economy e Premium Plus do meio personalizados com mais espaço e privacidade.

O objetivo desse projeto é neutralizar as experiências de voos negativas na classe econômica oferecendo opções mais cômodas e espaçosas. A Positively Economy garantiria, ao mesmo tempo, uma viagem confortável ao usuário e uma gestão alternativa de receita para as companhias aéreas.

Combinado com o assento da classe econômica na janela, a classe Premium Economy personalizada e a classe Premium Plus são instaladas no meio da cabine. Sendo assim, são três turmas que compartilham o mesmo espaço, mas com experiências distintas e agradáveis para cada turma.

 

Também da Toyota Boshoku, o conceito Positively Economy trabalha com três opções de assentos na classe econômica

Os assentos Premium Plus, voltados para o corredor interno do meio, são parecidos com o espaço, ambiente e comodidades de uma classe executiva. Para aumentar a experiência positiva, há o robô que serve refeições e bebidas por meio de um carrinho automatizado não tripulado e reduz a mão de obra necessária no voo.

O objetivo do projeto da Toyota Boshoku é neutralizar as experiências negativas na classe econômica

Com layout distinto de três classes, a promessa da Toyota Boshoku com o conceito Positively Economy é revolucionar a viagem em classe econômica por meio dessas experiências únicas e tornar a classe econômica de todos os passageiros positivamente agradável.

Por aqui, essa jornalista gorda que vos escreve está torcendo para ter novas e mais confortáveis configurações nas cabines dos aviões no futuro. E, você, o que achou desses novos conceitos? Deixe sua opinião nos comentários.

*Essa matéria tem partes traduzidas de artigo da CNN Travel que pode ser acessado aqui.