- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

No Dia Internacional do Café, aprenda a fazer flat white, bebida típica da Nova Zelândia

Você sabia que a capital da Nova Zelândia, Wellington, tem  mais cafeterias per capita do que a cosmopolita Nova York? São mais de 850 cafés e restaurantes no destino da Oceania.

Os neozelandeses são famosos pelo seu amor ao cafezinho e diferentes preparos da bebida, como o flat white, que leva espresso e microespuma de leite – há inclusive um acalorado debate sobre sua origem: surgiu na Austrália ou na Nova Zelândia?

Apesar de não ser produtor de café, o país é um importante mercado consumidor e o Brasil é um dos maiores exportadores dos grãos para a Nova Zelândia. A paixão dos kiwis (apelido carinhoso dado a quem nasce na Nova Zelândia) pela bebida é tão grande que, ao contrário do que ocorreu em outros países, as vendas das cafeterias aumentaram durante a pandemia e o período de isolamento, com as pessoas procurando por grãos e equipamentos.

No Coffee Supreme, famosa casa de torrefação da Nova Zelândia, por exemplo, as vendas de equipamentos aumentaram 120% durante o lockdown. Sua cafeteria em Wellington, batizada de Customs, também viu as vendas subirem 20% em relação ao período pré-pandemia.

As vendas online apresentaram crescimento expressivo e muitas cafeterias criaram programas de assinatura para que as pessoas pudessem receber em casa sua dose diária de cafeína, como no caso da Bow&Tie, uma micro casa de torrefação que vende e faz entregas de café em um charmoso carrinho-bicicleta. Já no Atomic Coffee, o número total de pedidos viu um aumento de 200% em relação ao ano passado.

O Brasil é um dos maiores exportadores dos grãos para a Nova Zelândia – Crédito: Neat Places

A relação dos neozelandeses com o café é tão forte que as cafeterias são importantes pontos de encontro e socialização. A maioria das casas também tem um ambiente amigável para crianças, oferecendo brinquedos, cadeirões e até menu infantil. Assim, é comum ver grupos de mães socializando nas cafeterias enquanto as crianças apreciam um “fluffy”, que leva leite, chocolate e marshmallow.

Para saber um pouco mais sobre essa bebida tão especial para a Nova Zelândia, Keiko Sato, barista da rede de cafeterias Santo Grão, ensina como fazer um flat white para comemorar o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro.

O flat white combina o sabor marcante do café expresso com a textura aveludada do leite, que garante o toque de maciez à bebida. De acordo com Keiko, dá para fazer em casa, o ideal é ter uma máquina de expresso e um espumador. A proporção é de 2 shots de expresso (de 30 ml cada) com 100 ml de leite agitado, sempre usando uma xícara de 160 ml.

Outra opção é usar a cafeteira italiana. Nesse caso, a proporção se inverte, pois o sabor do café fica menos concentrado. Então são 100 ml de café para 60 ml de leite agitado.