- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Canadá tem novas regras de entrada para brasileiros com motivos excepcionais

O Canadá ainda não abriu as fronteiras para os brasileiros que visitam o país para passear, ou seja, para turismo. Mas, a boa notícia é que flexibilizou as regras de entrada para brasileiros com motivos excepcionais para a viagem, como estudar por lá.

Desde ontem (05/07/21), brasileiros que tiverem tomado as duas doses das vacinas Pfizer, Astrazeneca e Moderna ou a dose única da Janssen estão liberados de fazer a quarentena exigida pelo país aos que não estão vacinados ou que tomaram outra vacina, como a Coronavac.

Veja as regras abaixo:

– O Canadá considera completamente vacinadas pessoas que receberam as vacinas aprovadas pelo país – Pfizer, Astrazeneca, Moderna e Janssen – até 14 dias antes da chegada. Para quem tomou a vacina de dose única Janssen o tempo de imunização começa a ser contado a partir dessa imunização, para quem tomou as vacinas de duas doses, a contagem da imunização completa só começa a partir da segunda dose;

– Brasileiros com motivos excepcionais para irem ao Canadá – como estudos, trabalho ou reuniões familiares – que se encaixem nas medidas de vacinação exigida estão liberados da quarentena obrigatória.

Quem não está vacinado com os imunizantes aprovados pelo Canadá precisam de quarentena de 14 dias – Crédito: Sylvia Barreto

Se você tem os requisitos citados acima, veja qual é o procedimento para entrada no país:

– todos os maiores de cinco anos, independente da nacionalidade, devem apresentar um teste molecular negativo para covid-19. Se for entrada via terrestre a partir dos EUA, ele deve ser feito em até 72 horas antes da entrada.

Se for chegar ao Canadá de avião, o teste deve ser feito em até 72 horas antes do embarque. Se houver uma conexão, o teste deve ser realizado em até 72 horas antes da partida do último voo.

Testes de antígenos não são aceitos, veja aqui quais são. Os testes RT-PCR, por exemplo, são aceitos. Devem ser apresentados em inglês ou francês. O comprovante do resultado precisa ser mantido com você nos primeiros 14 dias no país;

– é preciso apresentar um plano de quarentena, mesmo para aqueles completamente vacinados. Os oficiais de imigração podem decidir na hora se uma pessoa pode precisar de quarentena, caso apresente sintomas de covid-19 por exemplo, mesmo que ela atenda a todos os requisitos da vacinação;

– na chegada, é preciso mostrar toda documentação, como teste de covid-19 e responder questões sobre sua saúde;

– mostrar o certificado de vacinação, que deve estar em inglês ou francês ou tradução feita por profissional certificado. É importante levar uma cópia impressa comprovando a imunização completa e um arquivo em PDF, de preferência. Faça upload do arquivo no aplicativo ArriveCan. Se o seu certificado não for aceito, será preciso cumprir quarentena;

– fazer teste de covid-19 na entrada do país sem custo para o passageiro;

– se o teste for positivo, precisará seguir as regras do país e ficar em quarentena por 14 dias;

– se o teste for negativo, mantenha-o junto com sua prova de vacinação por 14 dias.

ArriveCan é um aplicativo que deve ser usado por todos que irão para o Canadá neste período – Crédito: Sylvia Barreto

Se você precisa viajar ao Canadá por motivos excepcionais – lembrando que visitantes brasileiros para turismo ainda não são aceitos – mas não atende aos requisitos de imunização no país, existem outras regras, veja quais são elas:

– acessar o site https://travel.gc.ca/travel-covid;

– planejar quarentena e enviar plano ao governo;

– reservar um hotel por três dias para quarentena obrigatória;

– fazer o teste molecular de covid-19 em até 72 horas antes do embarque;

– colocar suas informações no aplicativo ArriveCan;

– ao chegar na imigração, mostrar documentação e fazer o teste de covid-19 oferecido pelo Canadá;

– pegar um kit de teste para ser usado no oitavo dia de quarentena;

– ir para seu hotel agendado para aguardar resultados de seu teste prévio;

– se o resultado for positivo, precisará ser transferido para um local de quarentena indicado pelo governo;

– se o resultado for negativo, cumpra sua quarentena de 14 dias no hotel inicial ou em outro hotel ou local seguro de acordo com seu plano de quarentena, sendo que seu kit deve ser usado para fazer mais um teste no seu oitavo dia de quarentena. Neste período, você deve ficar recluso em seu local de quarentena.

Depois da quarentena feita, é possível circular pelo Canadá apenas seguindo as regras locais de prevenção ao coronavírus.