- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Como é visitar Cancún durante a pandemia?

Cancún durante a pandemia tem pequenas mudanças, mas pode ser curtida quase que em sua totalidade, como antes da covid-19. O México, até o momento, permite a entrada de brasileiros sem necessidade de testes negativo da doença.

A equipe do Viajar é Simples esteve no destino em outubro de 2020 e, desde então, vem acompanhando como está Cancún e a Riviera Maya. O governo de Quintana Roo, Estado em que está a cidade, tem um plano de reabertura em fases sinalizadas por cores, assim como São Paulo.

De acordo com as fases do plano, hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas podem abrir com capacidade reduzida ou fechar. Para acessar esse plano e ver a fase em que está cada municipalidade do Estado, clique aqui. Cancún faz parte da municipalidade de Benito Juárez.

Atualmente, e também quando a equipe esteve na região, a fase era amarela, uma antes da verde, que seria a abertura de todos os lugares sem restrições. Abaixo, veja como está o turismo por lá.

Os passeios são permitidos, mas com capacidade reduzida dependendo da fase – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Aeroporto em Cancún durante a pandemia

No aeroporto de Cancún, os processos estão bem semelhantes ao período antes da covid. Apenas um novo formulário foi adicionado à documentação para quem entra ou sai do México. Ele pode ser acessado aqui.

O aeroporto da cidade costuma ser bem cheio e a retirada de bagagens das esteiras é demorada. Com a pandemia, está um pouco mais rápida porque parece ter um pouco menos de voos e pessoas chegando ao destino ao mesmo tempo.

É necessário ficar de máscara no aeroporto e manter o distanciamento social. Na saída, é preciso preencher um formulário de saúde, então, se puder, leve sua própria caneta.

Hotéis

Em Cancún durante a pandemia, os hotéis estão abertos, porém, com ocupação reduzida. Na fase amarela, podem operar com 60% da capacidade. O uso de máscaras é obrigatório nas áreas comuns. Na piscina e na praia, tomando sol e no mar, é normal ficar sem a proteção.

Os hotéis devem seguir algumas regras, porém, as grandes redes hoteleiras têm seus próprios protocolos de segurança, sendo assim, muitas medidas são tomadas, como higienização de bagagens antes do check-in, e os hotéis são lugares bem seguros.

Como diversos hotéis de Cancún são all inclusive ou oferecem alguma refeição, a “festa” do buffet livre está diferente. Agora, alguns hotéis trabalham só à la carte ou com buffets assistidos, ou seja, funcionários ficam atrás dos balcões servindo os pratos dos hóspedes.

Agências de viagem

As agências de viagem locais que oferecem passeios por Cancún e região estão trabalhando, também com ocupação reduzida de seus meios de transporte e de atendimento geral. Na fase a amarela, o atendimento também é de 60% da capacidade total.

Sítios arqueológicos

Os sítios arqueológicos da Riviera Maya, como Tulum, Cobá e Chichén Itzá, estão abertos. Em todos eles, é preciso usar máscaras e a capacidade também está reduzida. Além disso, é preciso manter o distanciamento social, o que não é difícil nesses lugares.

Restaurantes

Nas fases laranja e amarela, restaurantes podem abrir para consumo no local com capacidade reduzida. Se estiver na fase vermelha, apenas para delivery.

Nos hotéis, os pratos do buffet são servidos nos pratos pelos funcionários – Crédito: Sylvia Barreto

Bares e casas noturnas

Os bares e restaurantes de Cancún e região só deveriam abrir quando tudo se normalizasse e chegasse à fase verde. Porém, não é o que se vê por lá.

Em outubro de 2020, havia alguns bares aberto, inclusive a Terraza Coco Bongo, uma espécie de bar com área de shows da discoteca Coco Bongo, estava aberta em Cancún. Hoje (10/03), a discoteca Coco Bongo está vendendo ingresso normalmente para os próximos dias.

Um website local tem matéria relatando que as casas noturnas da cidade estão abertas, mesmo com a proibição. Conselho? Eu não visitaria esses locais fechados e cheios na pandemia.

Ferry para Isla Mujeres e Cozumel

De Cancún, é possível ir para Isla Mujeres de três pontos da cidade com ferry. E, de Playa del Carmen saem as ferries para Cozumel.

Para Isla Mujeres, o indicado é ir com a empresa Ultramar. Antes da pandemia, o normal era que houvesse embarcações de hora em hora, porém, agora, os horários estão reduzidos tanto para ida como para a volta.

De Playa del Carmen a Cozumel e vice-versa, antes da pandemia, havia mais horário e duas empresas fazendo o trajeto nos mesmos dias: Ultramar e Winjet. Porém, agora, as saídas foram reduzidas e as companhias se revezam, sendo que apenas uma opera por dia.

A equipe do Viajar é Simples esteve em ferry da Ultramar para Cozumel na ida e na volta. Havia um certo distanciamento social na fila, mas não nas embarcações. A saída era bem coordenada, sendo que era organizada por ordem de fileira. Mas, para pegar as malas, não existia muita organização e distanciamento social.

Durante a pandemia, serviço de ferry entre Playa del Carmen e Cozumel é feito a cada dia por uma das duas empresas que o realizam – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Passeios de barco e mergulho

Os passeios em barcos privados podem ser feitos a partir da fase vermelha, mas sempre com capacidade reduzida, exceto na verde. A recomendação é que a máscara seja usada o tempo todo e que haja distanciamento social.

Os passeios que a equipe do Viajar é Simples fez em Cancún e Cozumel, aparentemente, estavam com capacidade reduzida e os colaboradores sempre pediam para que os passageiros usassem máscara, apesar de muito ignorarem em certo momento.

Praias

As praias não podem ficar lotadas durante a pandemia. Na fase amarela, por exemplo, elas devem ter lotação de apenas 60% de sua capacidade. Na fase vermelha, elas são fechadas.

Praias e hotéis com capacidade reduzida durante a pandemia – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Parques temáticos e aquáticos

Os arredores de Cancún estão cheio de parques, principalmente, do grupo Xcaret. Da fase vermelha até a amarela eles podem abrir, sempre com capacidade reduzida dependendo da fase.

Cenotes

Outro grande atrativo da Riviera Maya são os cenotes. A maioria abre sem necessidade de reserva. Porém, é melhor checar cada um que quiser visitar antes de ir para ver se é necessário ou não fazer um agendamento.

Teste de covid para volta ao Brasil

O Brasil, pelo menos até o momento, pede um teste RT-PCR negativo para covid-19 para todos que entram no país. Por isso, se você for para Cancún (ou qualquer outro lugar no exterior) precisa apresentar o exame. Na Riviera Maya há vários laboratórios e hospitais que oferecem o teste e algumas redes hoteleiras incluem, sem custo, o exame na hospedagem.

O site oficial de turismo do Caribe Mexicano tem uma lista de locais que fazem o teste. Para vê-la atualizada, clique aqui.