Carnaval de Pernambuco atrai turistas para 22 polos

por:
20 de fevereiro 2012

Em Pernambuco, pelo menos 1,2 milhão de turistas circulam pelo Estado durante o Carnaval. “Essa estimativa está ainda baixa porque não temos controle de pessoas que ficam na casa de parentes e que estão de carro”, afirmou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, durante o fim de semana em Recife.

O Estado conta com 22 polos turísticos de Carnaval. O investimento do governo com shows e infraestrutura gira em torno de R$ 32 milhões. “A descentralização dos polos para outras cidades além de Recife e Olinda ajuda para atrair ainda mais turistas”, comentou o governador. Segundo ele, ano passado o feriado movimentou diretamente R$ 670 milhões no Estado.

Cidades como Bezerros ou Nazaré da Mata, no interior do Estado, atraem turistas em busca de tradição. Em Bezerros, há o bloco dos Papangus, que foi criado por pessoas que queriam participar da festa sem que os outros as reconhecessem e saem mascarados pelas ruas da cidade. Já em Nazaré da Mata existe a tradição do Maracatu. Homens e mulheres se dividem em blocos e fazem uma apresentação baseada em rituais indígenas e também do candomblé.

Com toda essa movimentação no Estado, apesar dos turistas que ficam na casa de parentes, os hotéis também se beneficiam. Só em Recife, os hotéis estão com 93% de ocupação segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (Abih-PE). Mesmo em locais que não há grande comemoração carnavalesca,  o percentual também é alto, como no caso de Porto de Galinhas, com 95% de ocupação.

Sylvia Barreto, de Recife
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários