A Chapada Diamantina na Bahia vai se transformar numa grande trilha para a realização do primeiro torneio Claro Brasil Ride, de 14 a 19 de novembro. A maratona que reunirá 400 ciclistas de 11 países, divididos em 200 equipes, é apoiado pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa, que vem incentivando o turismo na Chapada.
Segundo os organizadores do evento, a Chapada Diamantina foi escolhida para o torneio, por apresentar uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, com imensos platôs, cachoeiras, grutas profundas, rios subterrâneos, lagoas cristalinas, pedras polidas, casarões coloniais e antigos caminhos pavimentados por escravos na época do ciclo do ouro e do diamante, além da riquíssima fauna e flora.
Para estes organizadores a Chapada causa profundo encantamento a brasileiros e estrangeiros, por ser um local exótico que retrata uma das maiores belezas do Brasil.
A maratona terá duas bases de saída, as cidades de Mucugê e Rio de Contas. Cada saída durará três dias, com os atletas passando por várias outras cidades da região, começando no dia 14 e encerrando no dia 19 de novembro.
Os atletas e jornalistas chegarão à Bahia no dia 10 de novembro, pelos aeroportos de Salvador e da cidade de Vitória da Conquista.