Na última sexta-feira (03/06), começou a 1ª Festa Gastronômica da Truta de Cunha (SP). Nove restaurantes da cidade vão elaborar pratos exclusivos para a festa com preço único de R$ 22. Além disso, os trutários da cidade estarão abertos aos interessados em pescar a truta. A festa vai até o dia 10 de julho.
A cidade de Cunha oferece perfeitas condições para a criação de truta, peixe que exige ambientes saudáveis, água doce limpa, bem oxigenada e de baixa temperatura. O resultado é uma carne de excelente sabor e textura, alto valor nutritivo e elevados teores de proteína, cálcio, fósforo, sais mineiras, vitaminas e ômega 3.
Para a Festa da Truta, os chefs prepararam receitas tendo o peixe como tema principal. Participam do evento os restaurantes Gnomo, Jeca Gril, Melhor Hora, Quebra Cangalha, Sabores da Roça e Toca do Peixe, além do Hotel Fazenda São Francisco e Pousada e Restaurante Villa Real. Entre os trutários da cidade, aderiram ao evento o Vivenda das Meninas, Guabirobas, Pesqueiro da Serra e Pesqueiro Zé Pequeno. A 1ª Festa Gastronômica da Truta está sendo organizada pela Cunhatur, a Associação dos Proprietários de Hoteis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Similares e dos Artesãos de Cunha.
Mais informações sobre a 1ª Festa Gastronômica da Truta podem ser obtidas em http://www.cunha.sp.gov.br/
A cidade de Cunha
Cunha fica no Alto do Paraíba, a 235 km de São Paulo, e faz divisa com Ubatuba, São Luis do Paraitinga e Guaratinguetá, entre outras no Estado de São Paulo, e mais Angra dos Reis e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. São apenas 45 km até Paraty, mas parte da estrada, cerca de 12 km não são pavimentados, e o acesso só pode ser feito em veículos 4 X 4.
Desde 1948, Cunha é considerada Estância Climática, a única da Serra do Mar. Com uma população de 25 mil habitantes, grande parte rural, a cidade vive da pecuária leiteira e culturas do milho, feijão e batata. Nos últimos anos, o turismo vem crescendo, com forte investimento em estabelecimentos de hospedagem, produção de trutas, cogumelos e artesanato. Um dos destaques da cidade é a cerâmica de alta temperatura, turistas de todo o Brasil vão até Cunha para acompanhar aberturas de fornos e comprar peças dos mais de 20 ateliês.