O Carnaval em Paraty (RJ) já começou. A pouco menos de um mês da data, quem for à cidade histórica já pode aproveitar o clima e a programação das festas de rua, com o pré-Carnaval que conta com shows gratuitos na Praça da Matriz, sempre a partir das 21h00. Em meio às muitas comemorações, dois eventos merecem destaque: o Carnamar e os blocos de rua.
O auge do pré-Carnaval é o Carnamar. Uma competição temática entre embarcações, como escunas, baleeiras e barcos de pesca, que tem como critério de avaliação a ornamentação, animação e a originalidade de cada participante. A folia no mar começa no cais da cidade, com concentração às 09h00, e segue às 11h00 com a procissão marítima em direção à Praia Vermelha, onde acontece o julgamento dos melhores barcos em suas categorias.
Com prêmios que vão de R$2.000 a R$7.000, a festa este ano acontece no dia 20 de fevereiro (domingo) e vai contar com o batuque da Orquestra Voadora para agitar ainda mais o público. Segundo Renata Castro, secretária de turismo de Paraty, o evento espera reunir por volta de 100 embarcações, com mais de três mil pessoas.
Quem vai passar o Carnaval no destino não pode deixar de conhecer blocos carnavalescos como “Os Paulos”, “Vamos Que Tô”, “Meninos do Pontal”, “Paraty do Amanhã”, “Acadêmicos da Patitiba”, “Parque da Mangueira”, “Tribo do Samba”, “Velha Guarda de Paraty”, que desfilam e divertem no Centro Histórico e na Avenida Roberto Silveira, além do tradicional “Bloco da Lama”, um dos mais famosos, que sai no sábado de Carnaval.
Criado com o objetivo de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para as comemorações, o “Bloco da Lama” conta cada vez mais com a participação de turistas e moradores da região, que saem pelas ruas da cidade com o corpo completamente enlameado, vestindo trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas e aos gritos de “uga, uga, rá, rá”.
O percurso acontece na avenida principal do Jabaquara, terminando com o banho na praia que manda para longe qualquer vestígio de energia negativa.
Mais informações: www.paratycvb.com.br