A temporada de cruzeiros de cabotagem 2024/2025 já começou e vai até 24 de abril do próximo ano. Ao todo, a temporada contará com nove navios: MSC Seaview, Costa Diadema, Costa Favolosa, Costa Pacifica, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Orchestra, MSC Poesia e MSC Splendida. Juntos, esses navios oferecerão quase 862 mil leitos.
Os navios confirmados farão mais de 200 roteiros, percorrendo 18 destinos, entre eles, seis portos de embarque e desembarque, como Itajaí (SC), Maceió (AL), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), além de fazerem escalas nas de Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, incluindo Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este.
A atual temporada evidencia o Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais, com mais de 30 navios de longo curso, que farão paradas em mais de 40 cidades localizadas em Estados, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul, ampliando o alcance do impacto econômico e a geração de postos de trabalho que a indústria de cruzeiros promove no país.
De acordo com uma pesquisa realizada pela CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), 92% dos cruzeiristas entrevistados pretendem realizar uma nova viagem de cruzeiro, e 87% afirmam querer retornar a destinos visitados durante a viagem. Além disso, 78% dos passageiros desembarcaram em pelo menos uma parada do roteiro.
A última temporada de cruzeiros movimentou R$ 5,2 bilhões e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia brasileira. Segundo um estudo recente da CLIA Global, a demanda por viagens de cruzeiro superou os níveis pré-pandêmicos em 2023, alcançando 31,7 milhões de passageiros em todo o mundo. A expectativa é de que esse número continue crescendo, com projeções de 34 milhões de passageiros globais em 2024 e 40 milhões até 2027.
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