- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Como é voar com a Itapemirim Transportes Aéreos?

Primeiro voo comercial da Itapemirim Transportes Aéreos e o Viajar é Simples estava lá para verificar a convite da própria companhia. A promessa da empresa é, principalmente, oferecer mais conforto que suas concorrentes. Será que conseguiu?

A nova companhia aérea brasileiro teve um voo só para convidados em 29 de junho saindo de Guarulhos (SP) para Brasília. Hoje (01/07), foi a estreia oficial da operação comercial já com duas frequências logo cedo: Guarulhos-Rio de Janeiro (Galeão) e Guarulhos-Belo Horizonte (Confins).

Classe econômica do A320 da ITA

O Viajar é Simples embarcou no primeiro voo da Itapemirim Transportes Aéreos entre Guarulhos e o Rio de Janeiro. Aliás, vamos resumir aqui e chamá-la de ITA, já somos íntimas, afinal, escrevo esse texto depois de dois trechos com ela e ainda é o primeiro dia de operação.

Bom, caso esteja com dúvida, vamos tirá-la. Sim, a ITA é do mesmo grupo da companhia de ônibus rodoviários Itapemirim, que é bem provável que tenha, ao menos, visto os veículos amarelos por aí. Agora, acostume-se a ver os aviões da mesma cor pelo céu.

A proposta da ITA

Na contramão, a ITA abriu em um momento de pandemia no qual as cias aéreas estão com voos reduzidos e promete mais espaço em um mercado que cada vez deixa os assentos menores. Ah, ela também oferece bagagem despachada grátis enquanto as concorrentes cobram.

Talvez a ITA só queira agora no princípio conquistar nossos corações para depois jogá-los fora, mas a realidade ao entrar no avião é uma só: realmente, os assentos são confortáveis. E, provavelmente, essa realidade é difícil de mudar porque a companhia não vai ficar trocando configuração da mesma aeronave toda hora.

Avião da ITA se preparando para decolar em Guarulhos rumo ao aeroporto de Confins (BH) – Crédito: Sylvia Barreto

A ITA está no check-in D do Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos – Crédito: Divulgação

A companhia aérea trabalha com aviões Airbus A320 que podem comportar até 180 assentos. Porém, a ITA configurou suas aeronaves para apenas 162 poltronas. E o que nós ganhamos com isso? Espaço, pelo menos, para as pernas.

Mesmo na classe econômica, o espaço entre as fileiras é generoso se compararmos com algumas cias aéreas brasileiras e do mundo. Essa jornalista que vos escreve tem 1,70 de altura e 134 cm de quadril (algo como manequim 50) e ficou confortável na econômica. Entre os joelhos e a fileira da frente ainda sobrou uns 10 cm.

Nos aviões existe outra classe, a ITA, que leva o nome da companhia. Entre as primeiras fileiras das aeronaves há um espaço maior do que o encontrado na econômica. A largura do quadril é a mesma, mas para as pernas, a diferença é notável. Entre meus joelhos e a poltrona da frente sobrou algo em torno de 20 cm. Também abri a mesinha livremente, sem ficar espremida.

A classe ITA oferece mais espaço entre as fileiras

Primeira promessa cumprida pela ITA. Vamos à segunda: bagagem despachada grátis. Isso mesmo, enquanto as outras cias aéreas brasileiras estão cobrando a bagagem despachada em suas tarifas mais básicas, a ITA tem uma cota de malas que cada passageiro pode despachar sem custo dependendo da classe escolhida.

O passageiro Rodrigo tem 1,94 de altura e ficou confortável na classe ITA – Crédito: Sylvia Barreto

Quem voa de classe econômica, tem direito a despachar uma mala de até 23 quilos sem custo adicional ao da passagem. Para a classe ITA, o passageiro pode despachar até duas malas de até 23 quilos sem custo. Bom, parece que a companhia aérea está investindo nessa conquista do coração dos brasileiros.

Por enquanto, tem uma promessa que não dá para checar, a do serviço de bordo gratuito em todas as classes, sendo que na classe ITA teria opções diferentes da econômica. Explico: como estamos na pandemia, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)  suspendeu o serviço de bordo para evitar o contágio da covid-19. Ok, vamos ter que esperar, é por uma boa causa.

Revista da ITA, que ainda não pode ser distribuída a bordo por conta da pandemia – Crédito: Sylvia Barreto

A ITA opera com aviões Airbus A320 – Crédito: Sylvia Barreto

Cidades atendidas no Brasil pela ITA

A ITA fez sua estreia já atendendo oito cidades: São Paulo (aeroporto de Guarulhos), Rio de Janeiro (Aeroporto Tom Jobim/Galeão), Belo Horizonte (Confins), Brasília, Salvador, Porto Seguro (BA), Curitiba e Porto Alegre. Mas vem mais coisa por ai: até 29 junho de 2022 serão 35 destinos atendidos.

Por enquanto, a ITA tem dois aviões Airbus A320 voando. Outras duas aeronaves já estão no Brasil e devem começar a voar em breve. A quinta chegará em solo brasileiro no próximo sábado (03/07).

Neste primeiro momento, a frota da ITA contará com essas cinco aeronaves Airbus A320. A previsão é de que a companhia chegue ao final do ano com um total de 20 aeronaves do modelo. No primeiro semestre de 2022, a ITA receberá cinco aeronaves por mês. Até junho do próximo ano, a frota total será de 50 aeronaves.

São 162 assentos nas aeronaves da ITA – Crédito: Sylvia Barreto

Reservas e check-in

A ITA está com valores convidativos nesta estreia, então, vale a pena comprar passagem agora para os próximos meses e até para 2022. A única ressalva é que a navegação por smartphone não é responsiva e ainda não existe um app cia aérea.

O check-in no aeroporto de Guarulhos, talvez por ser o primeiro dia efetivo de voos, estava bem lento. Portanto, pelo menos neste começo das operações, chegue com mais de uma hora de antecedência no aeroporto pelo menos só para garantir, ainda mais se for despachar bagagem.

E aí, ficou ansioso para conhecer a ITA? Posso dizer que sim, os assentos da ITA estão mais confortáveis que algumas de suas concorrentes com aeronaves do mesmo tipo. Para acessar o site da companhia, clique aqui.

*A repórter viajou a convite da Itapemirim Transportes Aéreos nos trechos GRU-GIG e GIG-GRU em 01/07/21