- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Conheça os encantos do litoral da Paraíba

Imagine 117 quilômetros de praias de águas com temperatura média anual de 28ºC. Assim é o litoral do pequeno estado da Paraíba. O clima é quente, o povo é receptivo e a natureza exuberante. A capital, João Pessoa, tem uma das orlas mais bonitas do país, já que nela é proibida a construção de arranha-céus.
O litoral paraibano guarda surpresas, como um local no qual o pôr-do-sol é recebido ao som do saxofone todos os dias. Ou, ainda, uma praia de nudismo. E, para ter energia para apreciar todas essas belezas, a deliciosa comida nordestina para acompanhar.

A encantadora João Pessoa

A capital da Paraíba, João Pessoa, tem 700 mil habitantes e 24 quilômetros de litoral. Ao todo são nove praias: Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacaré, Praia do sol e Barra Gramame.As praias urbanas conservam a tranquilidade característica do local. A natureza é protegida por lei, pois a capital é a única do nordeste brasileiro que impede a construção de arranha-céus.
Na Praia do Seixas, está localizado a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas. Próximo, está a Praia do Cabo Branco e o farol de mesmo nome,  cercado pela Mata Atlântica e de frente para o mar, que permite visão panorâmica de toda a costa da capital paraibana.O Farol foi inaugurado em 21 de abril de 1972 e tem 40 metros de altura em relação ao nível do mar. Na praia, falésias que podem chegar a 40 metros. Quando estiver por lá, pare e aprecie pois é uma das paisagens mais bonitas que se pode ter da orla de João Pessoa.
Ainda em João Pessoa, na Praia de Tambaú estão os bares e restaurantes mais agitados da cidade. Para dar uma boa caminhada ela é local ideal, já que possui um extenso calçadão. De lá, a menos de dois quilômetros da costa, encontra-se Picãozinho, conjunto de piscinas de corais. No local, é possível observar peixes mesmo sem equipamentos de mergulho.
Para aqueles que procuram mar calmo e tranqüilidade, existem duas boas opções. Uma delas é a Praia do Bessa, com seis quilômetros de extensão na qual está localizada o Iate Clube da Paraíba, com atividades disponíveis para o turista como canoagem, mergulho, sinuca e pesca, e o Aeroclube de João Pessoa, no qual é possível a realização de saltos de paraquedas para pessoas que já tenham experiência. A outra é Manaíra, praia de ondas fracas e cercada de coqueiros. Uma de suas vantagens são os quiosques ao longo da praia que oferecem ótimas bebidas petiscos.
Após conhecer tão lindas praias, vale fazer uma visita ao Centro Histórico de João Pessoa. Fundada em 1585, ela é terceira cidade mais antiga do Brasil. Além dos belos casarões antigos, a vista fica ainda melhor pelo locar ter aos seus pés o Rio Sanhauá. Outro ponto que não deve passar despercebido pelo turista é o Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Lagoa, no centro do município. É um dos cartões-postais da cidade. Era um sítio que pertencia aos padres jesuítas. Na atualidade, o jardim ganhou o traçado do paisagista Burle Marx e, ao redor do lago, há belas palmeiras imperiais.

Rumo ao norte

Como o litoral paraibano tem 117 quilômetros, é possível conhecê-lo por inteiro, ou pelo menos grande parte dele, em uma única viagem. Pertinho de João Pessoa, a apenas sete quilômetros, fica um dos locais mais procurados pelo turista. No município de Cabedelo existe a Praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba. A atração é ver o pôr-do-sol ao som do “Bolero”, de Maurice Ravel, executado por Jurandy do Sax. A tradição surgiu há vinte anos quando amigos escutavam a trilha sonora do filme ‘Retratos da Vida”, ao qual pertence a música. De todos os bares do local é possível ver Jurandyr partindo em sua canoa e ouvir o som de seu instrumento. È fantástico. Para fechar o dia com chave de ouro, há opções de passeios de barco pelo rio.
No município de Cabedelo existem outras praias que atendem aos mais diversos interesses. Por exemplo, quem quer praticar kite surf ou quem sabe ver tartarugas marinhas, a Praia de Intermares é o local ideal.  Para aqueles que preferem nadar em piscina naturais com peixes e corais ao alcance das mãos é só ir até a Praia de Camboinha. De lá há é possível ir até a Ilha de Areia Vermelha, que ficam as piscinas. Outro atrativo de Camboinha são os barcos que ancoram nas areias e servem de bar ou restaurante.
Degustação de frutos do mar ou passeios de jet-skis também podem ser encontrados no litoral de Cabedelo, basta ir até a Praia do Poço. Já para ver o encontro do Rio Paraíba com o Oceano Atlântico, a chamada “Pororoca da Paraíba”, a Praia de Santa Catarina é o local certo.
Um pouco mais de longe de João Pessoa, a 84 quilômetros, fica a Baia da Traição. É nela que vive a maior concentração de índios Potiguaras da América do Sul. No local, é possível comprar artesanato feito por eles e aprender sobre seus costumes. A praia é ideal para surfistas por ter ondas fortes. Vale a pena, ainda, ir um pouco mais adiante até Mataraca, a 112 quilômetros da capital, para conhecer a Barra de Camaratuba, praia considerada uma das mais belas do litoral norte. Fica à margem direita do Rio Guaraú, encravada entre dunas. O local é simples, com muitos pescadores e aconchegantes pousadas para a hospedagem.

Hora de conhecer o litoral sul

Ao sul de João Pessoa, o litoral é de praias rústicas. A Barra de Gramane, por exemplo, a apenas 14 quilômetros da capital, é local ideal para quem quer uma praia quase deserta e rodeada por coqueiros. No mar, pequenas ilhas formadas pelo desemboque do Rio Gramame. Um pouco adiante fica a Praia do Amor. Ela recebeu esse nome por ter uma pedra furado que lembra um coração. A lenda da região diz que se duas pessoas passarem juntas por dentro do buraco da pedra, elas se apaixonarão.
A Praia de Jacumã é diferente de suas vizinhas. Nela estão diversos bares, restaurantes e se concentra o comércio da região. Durante o Carnaval,  o agito é certo. A apenas três quilômetros de Jacumã, separadas por um lago de água doce, fica a Praia de Carapibus. A paisagem é de tirar o fôlego: coqueiros, falésias e mar de águas cristalinas.
É no litoral sul, a 50 quilômetros da capital, que fica a Praia de Tambaba, primeira do nordeste do Brasil a oficializar o naturismo. Com uma extensão de 1,7 metros é cercada por falésias altas e íngremes, ora cobertas por uma mata densa, ora desnudas, enaltecendo o colorido dos terrenos de cor avermelhada ou branca. O acesso a esta praia é facilitado pela BR-101, integrada à rodovia Conde-Jacumã.
A poucos quilômetros de Tambaba, está Coqueirinho, batizada com esse nome por ser o local da região com mais coqueiros. Tem forma arredondada com diversas falésias. Em um dos seus trechos tem águas claras, ondas fracas e arrecifes. Em outro ponto, possui ondas fortes em mar aberto, que formam grutas naturais nas rochas. É considerada como sendo uma das praias mais belas do litoral paraibano, ideal para mergulhos, surfe e prática de pesca submarina e camping.
Ainda no litoral sul há as praias Bela e Tabatinga. Na primeira delas é possível apreciar o encontro do Rio Mucatu com o mar. Os bares rústicos do local instalaram cadeiras e guarda-sóis nos bancos de areia formados pelo encontro das águas. A diversidade de ecossistemas é a marca de Tabatinga, com falésias, ondas suaves, área de recifes e corais e ainda uma região alagadiça na desembocadura de um rio.

O Wilson foi e gostou
O paulistano Wilson Cardoso visitou João Pessoa em 2010 e conta o que achou

Quando escolhi visitar João Pessoa, logo imaginei as praias paradisíacas do nordeste brasileiro, de água quente e areia branca. Mas fui surpreendido por uma cidade que, além disso, tem um roteiro “off road” de praia, sol e mar.
Para quem visita a cidade, uma dica imperdível para saborear a comida típica da região é o Restaurante Mangai.  Com sistema por quilo, qualquer um fica enlouquecido quando o assunto é o que escolher, dada a variedade de pratos salgados e doces, incluindo a deliciosa Carlota, sobremesa típica feita com banana, queijo coalho e canela. Além da saborosa comida, o restaurante possui uma característica criativa: garçons e garçonetes vestidos com trajes de Lampião e Maria Bonita! E para chamá-los, basta tocar o sino, daqueles que se amarra no pescoço das vacas, estrategicamente pendurado no canto de cada mesa. Todos os detalhes fazem do lugar um ambiente agradável e descontraído para se saborear uma ótima comida, tanto voltando da praia como depois de um bom banho ao entardecer. Detalhe: funciona o dia todo.
Para os fãs de camarão, sugiro o Canoa dos Camarões, restaurante com sistema rodízio de pratos que têm o crustáceo como base e combinações inimagináveis. Fica bem próximo ao Hotel Tambaú. Na mesma região, fica a famosa sorveteria Frutos do Cerrado. Uma refrescante maneira de driblar o calor. Nela os sabores dos picolés são dispostos em ordem alfabética, com vários freezers lado a lado exibindo sabores de A a Z. Prepare-se para saborear picolés de frutas típicas da região ou mesmo das comuns encontradas em qualquer do país.
Todo mundo sabe que viajar sem comprar, mesmo que seja um simples souvenir, é como ir a Roma e não ver o Papa. Por isso recomendo o Centro de Artesanato, uma boa pedida para quem quer comprar artigos típicos ou simplesmente um presente para os amigos e parentes. Uma boa dica são as roupas, bijuterias e bonecas feitas com o famoso algodão naturalmente colorido, produzido na região. Para os apetitosos doces, compotas, cocadas e tudo mais que engorda e não é light, vá até a Coisas do Sertão. Fica em frente ao mercado de hortifruti e oferece cafezinho e cachaças para degustação.
Para o final da tarde, a poucos quilômetros do centro, o famoso e imperdível por do sol ao som de Bolero de Ravel, tocado por um morador no saxofone, coroa um dia perfeito na capital da Paraíba. Se sua intenção é engatar uma paquera e curtir a balada, uma boa caminhada no calçadão, com a brisa batendo no rosto, pode dar certo.

Serviço

Informações Turísticas
Empresa Paraibana de Turismo S.A.
www.pbtur.pb.gov.br

Quem leva

Tam
A Tam tem voos diretos para João Pessoa de cidades como São Paulo (SP), Araçatuba (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Tarifas ida/volta do Rio de Janeiro até João Pessoa a partir de R$ 257 o trecho no mês de março. Informações: www.tam.com.br

Gol
A Gol tem voos diretos para a capital da Paraíba com saídas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro, Brasília (DF) e Salvador (BA). Ida e volta entre Salvador e João Pessoa custa a partir de R$ 129 o trecho no mês de março.  Informações: www.voegol.com.br

Azul
A Azul tem voos para João Pessoa com saída de Campinas (SP). Comprando ida e volta, há tarifas a partir de R$ 199 o trecho no mês de março. Informações: www.voeazul.com.br

Onde comer

João Pessoa

Mangai
O que acha de comer um pouco de Suvaco de Cobra? O prato, apesar do nome, é muito saboroso. Trata-se de uma mistura de carne de sol moída, milho e cebola. O tradicional prato da Paraíba pode ser encontrados no restaurante Mangai. Aliás, comida paraibana e de todo o nordeste é o que não falta no lugar. Há diversas opções de pratos com a carne de sol, além de Gororoba de Camarão ou de Charque e Pernil de Bode. Não deixe de experimentar o suco de graviola, Uma delícia.
Informações: www.mangai.com.br e (83) 3226 1615

Picui Praia Frutos do Mar
Quem está na Paraíba, além de experimentar a típica culinária do estado, também não pode deixar de provar seus deliciosos peixes e frutos do mar. Risoto com frutos do mar, paella, camarão e lagosta podem ser provados no local. E, as noites de sexta-feira contam com música ao vivo.
Informações: www.picuipraia.com.br e (83) 3021 77 33

Onde ficar

João Pessoa

Manaíra Hostel
O Manaíra Hostel apresenta instalações novas e limpas. Tem localização privilegiada, em um dos bairros residenciais mais elegantes da orla de João Pessoa, a apenas 300 metros da beira-mar da praia de Manaíra.  Possui quartos coletivos, de casal e de família.  Para o lazer, uma boa piscina ao fundo do hostel.  Tarifas a partir de R$ 38 por pessoa em quarto coletivo. Informações: www.manairahostel.br2.net e (83) 3247 1962

Íbis João Pessoa
O hotel Ibis João Pessoa está situado em na beira mar da Praia de Cabo Branco.  Oferece 101 quartos, salão de café da manhã tipo buffet, bar24 horas, Restaurante Café Picanha e Cia e estacionamento gratuito. Diária de R$ 109 para uma pessoa e R$ 139 para duas pessoas.
Informações: www.accor.com.br e (83) 2108-9200

Tropical Tambaú
Localizado a quatro quilômetros do centro da cidade, o Tropical Tambaú tem arquitetura inovadora. Oferece culinária diversificada em buffets com comida portuguesa e árabe, frutos do mar e, claro, a tradicional gastronomia paraibana, sempre acompanhada de música ao vivo. O hotel tem 173 apartamentos com vista para o oceano ou jardim interno. Pelo fato do empreendimento estar literalmente em cima da praia, os apartamentos superiores transmitem a sensação de estar no meio do oceano ou a bordo de um cruzeiro, com ondas e brisas do mar.
Na área externa, piscina com bar, parquinho para crianças, quadra de vôlei e redes. O empreendimento ainda oferece serviços adicionais (pagos a parte): massagens, tratamentos estéticos e terapias naturais. No segundo semestre de 2011, exceto feriados, diárias a partir de R$ 181 + 10% taxa de serviço + 5% I.S.S. por pessoa em apartamento duplo standard, inclui café da manhã.
Informações: www.tropicaltambau.com.br e (83) 2107 1900.

Pacotes

CVC
Oito dias e sete noites é a proposta da CVC para conhecer os encantos do litoral paraibanao. São sete noites de hospedagem com café da manhã no Ouro Branco Praia Hotel. Inclui passagens aéreas com saída de São Paulo, traslados aeroporto/hotel/aeroporto e passeio aos principais pontos turísticos da cidade, visitando a Ponta do Seixas e o Farol de Cabo Branco. A partir de R$ 1.258 por pessoa em apartamento duplo para saída dia 19 de março. Informações: www.cvc.com.br e (11) 2191 8410

Flot
A operadora flot tem pacote em resort all inclusive, Mussulo by Mantra,  na região conhecida como Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba, em um pacote de seis dias e cinco noites. Inclui passagens aéreas com saídas de São Paulo, Traslados de chegada e saída em serviços desde o aeroporto de João Pessoa até Costa de Conde, em serviços regulares e cartão de Viagem GTA/ Plano Plus. A partir de R$ 2.538 por pessoa em apartamento duplo no mês de março (exceto Carnaval). Informações: www.flot.com.br e (11)4504 4544

Agaxtur – Carnaval na Paraíba
A agaxtur tem pacote para o carnaval de oito dias e sete noites no resort Mussulu by Mantra. Saída no dia 05 de março de São Paulo em voos regulares da Tam. Além das passagens aéreas, inclui traslados de chagada e saída e seguro viagem. O hotel trabalha com o sistema All Inclusive. A partir de R$ 4.618 por pessoa em apartamento duplo. Informações: www.agaxtur.com.br e (11) 3067 0900

Freeway
Quatro noites com hospedagem no Hotel Verde Green com vista para o mar oferece a operadora Freeway para que você conheça a capital da Paraíba e seus arredores. Inclui passagens aéreas com saídas de São Paulo, café da manhã, passeios, assistência no embarque, kit viagem Freeway e seguro viagem. A partir de R$ 1.520 por pessoa em apartamento duplo de março até junho (exceto feriados). Informações: www.freeway.tur.br