foto-Rafa Medeiros data:01032010 assunto:Recife

Conheça os encantos do Recife

por: Sylvia Barreto
5 de dezembro 2010

Paranãpuka. Foi esse o primeiro nome de Pernambuco de origem tupi e que quer dizer “buraco de mar”. E mar com belas praias é o que não falta nesse estado. A capital, Recife, encanta com os rios que a recortam e sua rica gastronomia. No litoral sul, piscinas naturais fazem a alegria dos turistas na região de Ipojuca. Acompanhe as dicas da Viajar é Simples para desvendar esse pedacinho especial do Brasil.

Recife: rios e mar formam a “Veneza Brasileira”
Entrecortada por rios e banhada pelo mar, assim é a cidade do Recife, capital de Pernambuco. Ela agrega beleza histórica com praias urbanas limpas e de águas mornas. O município nasceu de uma colônia de pescadores e recebeu seu nome devido aos arrecifes que protegem a costa e formam lindas piscinas naturais.
É conhecida, ainda, como Veneza Brasileira, já que é cortada por três grandes rios (Tejipió, Capibaribe e Beberibe) ligados por um grande conjunto de pontes, sem as quais seria impossível trafegar pelas ilhas da cidade. Aliás, a mais antiga ponte do país fica no Recife, a Maurício de Nassau, em pleno centro, com construção original datada de 1643. Esta característica proporciona passeios de barco pelos rios, realizados sempre nos finais de tarde.
Quem vai ao Recife pode passar todos os dias de sua estadia se bronzeando em uma de suas lindas praias. Mas também pode escolher por dividir o tempo entre o par, os parques revitalizados, trilhas em roteiros ecológicos e ainda guardar energia para curtir a noite da capital pernambucana.
Mesmo quem nunca foi à Recife já deve ter ouvido falar da Praia de Boa Viagem. Ela tem aproximadamente sete quilômetros de extensão. Ao andar por seas areais, além do mar, o turistas vê a orla pincelada por edifícios elegantes, bares, restaurantes e hotéis.
Boa Viagem é agitada tanto durante o dia quanto à noite, já que uma iluminação especial permite os banhos noturnos. E, o melhor, a água sempre está com temperatura agradável, em torno de 25ºC. É ali também que acontece as maiores festividades da cidade, como o Carnaval e o Réveillon.
Quem está no Recife também não pode deixar de apreciar seu belo centro antigo. A área é repleta de destaques, como a Praça do Marco Zero e a Torre Malakoff (1855), um observatório astronômico. É por ali também que fica a Rua dos Judeus por nela estarem sediados estabelecimentos comerciais judaicos e a sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, e também o Centro Cultural Judaico de Pernambuco.

Ao lado de Recife, a charmosa Olinda
Apenas seis quilômetros separam Recife de Olinda, Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1992. Do alto de suas inúmeras ladeiras, Olinda oferece paisagens inesquecíveis, onde se avistam densos coqueirais e casarios centenários que conseguiram resistir às influências do tempo e do homem. Do outro, um mar de azul infinito que recorta a capital do estado. No entanto, Olinda é muito mais que um cenário exuberante: é arte, história, cultura.
Quem está em Recife não pode mesmo deixar de conhecer a vizinha Olinda, ainda mais aqueles apaixonados pelo turismo cultural. A dica é reservar alguns dias para conhecer a cidade histórica e explorar lugares, até então, desconhecidos pelo grande público, como por exemplo, o Mercado da Ribeira. Lá os turistas encontrarão artesanato e exposição de bonecos gigantes feitos por vários artistas locais, inclusive os do bonequeiro Silvio Botelho, um dos mais importantes da cidade.
De carro, Olinda fica a aproximadamente 10 minutos do centro do Recife. E, para quem estiver por lá no carnaval, dá para aproveitar a folia nos dois locais. Pelas ladeiras, pulando e cantando, num entusiasmo contagiante, encontram-se todos os foliões embalados ao som do frevo, com um único objetivo de se divertir. Não é preciso pagar para participar da folia. A cidade estremece ao som do frevo, maracatu e dos bonecos gigantes. Anualmente, dezenas deles invadem as ruas e ladeiras da cidade. No entanto, o mais famoso de todos os bonecos gigantes é o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932. Ele abre oficialmente o carnaval de Olinda à zero hora do sábado de Zé Pereira. Em 1967, ele recebeu a companhia da Mulher do Dia.

A beleza do mar com a tranquilidade das piscinas em Ipojuca
Quem nunca ouviu falar de Ipojuca vai ficar mais familiarizado ao ouvir o nome Porto de Galinhas, a praia mais famosa da região. O município de Ipojuca fica no litotal sul de Pernambuco e tem 32 quilômetros de areias brancas. Ele está bem próximo do Recife, apenas 63 quilômetros, e abriga, ainda, as praias de Camboa, Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.
A Praia de Vila de Porto de Galinhas tem quatro quilômetros de extensão de areia branca e batida e coqueiros. As piscinas naturais são o grande atrativo. E é muito fácil chegar até elas, basta cinco minutos em jangadas que saem do centrinho do vilarejo ou até a pé. Mergulhos e passeios de buggy são atividades que o local disponibiliza. Tem infraestrutura adequada e hotéis luxuosos para atender a demanda turística grande. Bares, lanchonetes e restaurantes também não faltam por ali.
Uma barreira de areia que isola a praia emoldurada de coqueiros é chamada de Muro Alto, perto de Porto de Galinhas. E mais uma piscina natural da região, essa, com três quilômetros de extensão e dez metros de profundidade, sem ondas e muito clara. Luxuosos resorts fazem parte do cenário.
Para quem gosta de surfar, o ideal é a Praia de Maracaípe. É perigosa para banho, devido suas fortes ondas, mas o clima é jovem e descontraído. O acesso por carro é possível através de uma estrada que acompanha a areia da praia em quase toda sua extensão até a Vila de Todos os Santos onde se encontram bares e restaurantes, praticamente, à beira-mar. Em geral, é preciso cuidado para não atolar o carro em alguns trechos de areia fina.
Perto de Maracaípe, fica outra região de Ipojuca, a de Serrambi. Saindo da Vila de Porto de Galinhas, é necessário seguir por uma pista de varro por 12 quilômetros até chegar a Serrambi. No caminho, a Igreja do Outeiro fica bem no alto, abençoando a quem está chegando. É um local para descanso e de proximidade com a natureza. É também formada por piscinas de corais.  Passeios de barcos podem ser feitos para conhecer o santuário ecológico do Rio Serinhaém, com manguezais e belas paisagens. A praia conta com alguns bares e casas de veraneio, mas continua com seu estilo rústico.
Outra praia da mesma região que merece uma visita é Cacimbas.Trata-se, na verdade, de uma grande piscina natural rodeada de recifes. Ela possui grutas esculpidas em pedra pela força do mar. A formação de Cacimbas ainda oferece grutas esculpidas pelas águas do mar, uma verdadeira obra de arte.
Quem quiser curtir a vida noturna, deve ficar mesmo em Porto de Galinhas. A noite começa com um passeio pelas ruas da Vila dos Pescadores nos bares e restaurantes e vira balada nos shows, boates e luais à beira-mar.

Não deixe de experimentar os prazeres da mesa
Mesmo se estiver muito calor, será difícil o turista resistir e não provar as delícias culinárias de Pernambuco. No litoral sul, peixe fresco, ostra crua, agulha frita, lagosta, quebradinho de caranguejo e espetinho de camarão são algumas das especialidades e com preços acessíveis.
Na cidade do Recife, toda a culinária do estado está representada nos bolos de rolo, tapiocas, arrumadinhos de charque, bolos Souza Leão, carnes de bode e bobós de camarão. Com a diversidade de estabelecimentos gastronômicos, o ‘cardápio’ do Recife se torna bastante variado. Misturando pratos típicos a ingredientes sofisticados, mercados, bares, restaurantes e botecos mostram que têm em comum a competência de agradar a todos os paladares.
Os sabores exóticos da culinária típica recifense resultam da influência indígena, africana e portuguesa desde os tempos coloniais. Um cardápio criativo confere à cidade o título de primeiro polo gastronômico no Norte e Nordeste. O Recife está cheio de oportunidades para conhecer alguns bons locais de degustação da cozinha tipicamente recifense.
Desde maio de 2010, o Recife aposta no Ano da Gastronomia, evento da Secretaria de Turismo do Recife em parceria com a Abrasel, que conta com a elaboração de um calendário de 365 dias sequenciando todos os festivais gastronômicos da cidade, a realização de workshops, palestras e eventos diversos, reunindo os apreciadores de boa mesa. Assim, o visitante e o morador têm a oportunidade de degustar o melhor da cidade e aproveitar os festivais o ano inteiro.
Na Praia de Boa Viagem há opções para comer todas as delícias do Recife, mas não é só nessa região que há boa comida, em muitos bares espalhados pelo Recife dá pra degustar caldinhos dos mais diversos, caranguejo, bobó de camarão, sururu, queijo coalho e tantos outros. Saindo dos petiscos, a dica é almoçar em um dos restaurantes da cidade, a pedida pode ser a buchada, consiste em uma espécie de cozido, preparado com o bucho de bode ou carneiro, recheado com um picadinho do sangue coagulado, tripas e fígado, refogado com hortelã, limão, alho, cebola e temperos. A mistura desses ingredientes confere ao prato o título de um dos mais deliciosos e tradicionais da cozinha recifense. Além desse, dá pra apreciar arrumadinho de charque e carne de sol, chambaril, dobradinha, fava, camarão na moranga, galinha de cabidela, mão de vaca, peixada, camarão, caldeirada, lagosta etc.
Para a sobremesa, bolo de rolo, bolo pé-de-moleque, bolo Souza Leão, paçoca, sorvetes de frutas regionais, cocada e cartola, uma das mais tradicionais sobremesas da gastronomia pernambucana. Seu preparo consiste em banana frita coberta com queijo coalho assado e polvilhada com açúcar e canela. O Recife ainda tem centenas de pratos típicos, e para degustar um pouco mais deles, o jantar poderá ter cuscuz, munguzá, tapioca e queijo manteiga.

A Lucineide foi e gostou
A paulista Lucineide Correa conta como foi sua experiência pelas praias de Pernambuco
Resolvi ir para Recife a convite de uns amigos que moram lá. Do Nordeste, já conhecia Fortaleza (CE) e Natal (RN) e até então ouvia dizer que Recife era a mais urbana das capitais nordestinas, por isso não tinha me encantado. Mas, como a saudade dos amigos era grande, aceitei o convite e me programei para passar dez dias por lá.
Era março de 2008 e a minha programação era dividir os dias entre Recife, Porto de Galinhas e, quem sabe, Fernando de Noronha. Deu tudo certo. Recife é excelente exatamente por ter de tudo um pouco e é perto de outros paraísos.
Fiquei hospedada na Praia de Boa Viagem que é a praia urbana mais gostosa, com areia clara e águas tranquilas. Logo no segundo dia, fomos à Olinda. Puro charme. É bem pertinho. Na verdade, meus anfitriões foram maravilhosos e eu não tive que me preocupar com o deslocamento, mas realmente vale cada quilômetro rodado.
Olinda vale também pelas tapiocas do Alto da Sé, pela vista linda, pelas lojinhas charmosas, pela paz que transmite. Como passeios culturais, devem fazer parte de qualquer city tour uma visitinha ao Instituto Ricardo Brennand e à Casa de Cultura não podem faltar.
Na segunda etapa da viagem, fomos para Porto de Galinhas. É uma pequena viagem de pouco mais de uma hora partindo do Recife. Fomos de carro, mas voltei de ônibus. Uma espécie de “intermunicipal”, que saiu do centrinho de Porto de Galinhas e me deixou em Boa Viagem por um preço módico.
Porto de Galinhas é uma pequena vila, que mesmo na época que fui (março) tinha bastante turista. Reservamos pelo telefone uma pousadinha no calçadão principal para não chegar sem ter onde ficar, mas não gostamos muito, era bem barulhenta. Logo no dia seguinte, saímos pelas ruas próximas e achamos uma pousada bem gostosa, Recife de Corais, que ficava a uns 300 metros da praia e da rua principal. Perfeita para quem não pode pagar muito e bem acolhedora.
As piscinas naturais são o melhor atrativo do local. Indispensáveis. Para quem gosta de caminhar, vale a pena seguir pelas praias da esquerda que, após as barracas, são tranquilas e limpas, enquanto as praias da direita são mais tumultuadas.
Também próximo dali há Muro Alto, que abriga vários resorts. Curtimos um day use (o cliente paga para usar um dia das dependências do hotel) do  Marupiara que também foi uma boa opção custo/benefício, já que o preço dá direito à consumação. Adoramos.
A última etapa da viagem foi para Fernando de Noronha. Fechei um pacote com uma agência em Recife mesmo. Incluía voos da Trip e três dias de hospedagem na Pousada da Germana (excelente), num valor aproximado de mil reais. Noronha não é um lugar barato e logo que a gente chega nos avisam que é a terra do “não”. Em Noronha “não pode” várias coisas. Todos que estão lá estão atentos o tempo todo para garantir que a presença dos turistas não interfira no meio ambiente. Preservar é a palavra de ordem. E é por isso mesmo que é o lugar mais fascinante que já conheci. Há uma harmonia especial da ilha, seus moradores e os turistas. Eu fiz dois passeios que recomendo: um dar a volta na ilha, parando em diversas praias (dá para escolher a que mais gosta e voltar depois) e um passeio de barco para ver os golfinhos, que são ótimos anfitriões. Os dois permitem mergulhos. Vale a pena ter um snorkel próprio, (porque, segundo o guia, os alugados são "esterelizados" com a água do mar). Também assisti palestras do Ibama, ótimo lugar para fazer amigos. A ilha é muito pequena, aos poucos conhecemos ela inteira. Muita coisa se faz a pé e se for um pouquinho mais longe, dá para pegar “caronas” em pick ups, na época, o custo era R$ 1.
Voltei a Recife no ano seguinte. Visitei Olinda e Porto de Galinhas. Não dá para cansar. Noronha é especial e ainda vou voltar.

Informações Turísticas

Secretaria de Turismo de Pernambuco – Empetur
www.empetur.com.br
Portal Oficial de Porto de Galinhas
www.visiteportodegalinhas.com

Como Chegar

Veja algumas empresas aéreas com voos para o Recife

Gol
Para o Recife, a Gol oferece voos diretos a partir de São Paulo (SP), Natal (RN), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Confins (MG), Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Fernando de Noronha (PE), São Luis (MA), Santarém (PA), Belém (PA) e Manaus (AM). Os voos com saídas de São Paulo (Guarulhos) para Recife são encontrados a partir de R$ 249, comprados com 21 dias de antecedência.
Informações: www.voegol.com.br e 0300 115 2121

Azul
Para o Recife, a Azul tem voos diretos de Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP). As tarifas São Paulo/Recife REC custam a partir de R$ 229.
Informações: www.voeazul.com.br  e 3003 2985

Onde Comer

Recife – Parraxaxá
A típica comida de Pernambuco pode ser encontrada nesse restaurante com dois endereços no Recife. De domingo a domingo, sempre a partir das 11h30, o Parraxaxá abre para almoço com um farto e diversificado buffet. Carne de sol, escondidinho de charque, paçoca, baião de dois, bode guisado, feijão verde, macaxeira frita e farofa matuta são apenas alguns dos pratos que você vai encontrar. À noite, a partir das 18h00 é servida a ceia regional e o destaque são pratos tradicionais como pamonha, munguzá, tapioca ensopada, canjica, arroz doce e fatias douradas.
Aos sábados e domingos, o Parraxaxá abre cedinho, a partir das 06h00 para café da manhã. Vale a pena experimentar uma tapioca fresquinha com ovo de capoeira e pão assado na brasa com manteiga de garrafa, acompanhado de um cafezinho com leite vindo da fazenda.
Informações: www.parraxaxa.com.br e (81) 3268-4169 ou (81) 3463-7874

Porto de Galinhas – Bar Caxeira
A macaxeira gratinada, que inspirou o nome do restaurante, é o prato mais famoso. O camarão ao alho e óleo é uma das opções de entrada, R$ 23,90. O pescado de engenho foi o vencedor do festival Porto Sabor, promovido pela Abrasel e pela Fispal em 2006. Trata-se de um filé de pescada flambado na cachaça com manteiga, alcaparras e mel de engenho e servido com arroz de brócolis e castanhas de caju e batatas, R$ 19,90. Para sobremesa, prove a “cartola”, feita de banana e queijo manteiga, no Bar Caxeira sai por R$ 6,90.
Informações: www.barcaxeira.com.br (81)35521913

Onde ficar

Hostel Boa Viagem
Localizado no Bairro de Boa Viagem a 300 metros da praia, o Hostel Boa Viagem oferece quartos coletivos separados por sexo, quartos para casal ou família, café da manhã, sala de TV e área de lazer com piscina e quadra.
A partir de R$ 35 quarto por pessoa em quarto coletivo ou R$ 90 o quarto de casal (valores para associados da rede HI) na alta temporada.

Informações: www.hostelboaviagem.com.br e (81) 3323 9572

Blue Tree Hotels Recife
O hotel é uma boa opção para quem viaja a negócios ou lazer. Localizado na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes e a 10 minutos do Aeroporto Internacional de Recife, o Blue Tree Towers Recife possui completa infraestrutura para lazer, além de linda vista para o mar. Tem fitness center, piscina e playground. A partir de r$ 164 o apartamento duplo.
Informações: www.bluetree.com.br e (81) 2123 4567

Beach Class Suites Recife
O Beach Class Suites fica na beira-mar da praia de Boa Viagem, conta com um total de 158 apartamentos, entre eles, suí¬tes para não-fumantes e adaptadas para portadores de necessidades especiais. Além da vista para o mar em todos os apartamentos, eles oferecem outras comodidades: sacada, ar-condicionado individual, cofre eletrônico, linha telefônica, mesa de trabalho com conexão banda larga Wi-Fi, mini-bar, rádio-relógio, TV a cabo, secador de cabelos, TV de LCD além da exclusiva Cama dos Sonhos nas Suites Master. Oferece, ainda, coffee shop, room service 24 horas, piscina, estacionamento, business center, centro de convenções, fitness center, lavanderia, loja de conveniência, sala de massagem, sauna a vapor e solarium.
Valores para dezembro na Suíte Junior a partir de R$ 297.
Informações: www.beachclasssuites.com.br e (81) 2121-2626

Pacotes

Nascimeno Turismo
A Nascimento tem pacote de sete noites no Recife Praia com café da manhã, sendo saída de São Paulos em voos da Tam. Inclui transfers de chegada e saída, city tour por Recife e Olinda e seguro saúde e bagagem. A partir de R$ 1.686 por pessoa em apartamento duplo, saída dia 08 de janeiro.
Informações: www.nascimento.com.br e  (11) 3156 9944

MGM Operadora
A proposta da operadora é pacote de sete noites de hospedagem no Hotel Dês Arts com café da manhã e saída de Curitiba (PR) voando Tam. Inclui traslados de chegada e saída, seguro viagem e bolsa da MGM. A partir de R$ 1.374 por pessoa para o período de 09 até 16 de janeiro.
Informações: www.mgmoperadora.com.br e (41) 2104-6400

CVC – Natal em Porto de Galinhas
A CVC tem pacote de oito dias e sete noites em Porto de Galinhas com hospedagem no hotel Pontal de Ocaporã em apartamento duplo com cada da manhã. Saída de São Paulo no dia 22 de dezembro voando Tam. A partir de R$ 2.418 por pessoa.
Informações: www.cvc.com.br e ou (11) 2191-8410

Azul Viagens
A Azul Viagens, a operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, tem diversas opções de pacotes completos para Recife e Porto de Galinhas. Para Recife há pacote de cinco noites com hospedagem no Beach Class Suites com preços a partir de R$ 1.340. Quem preferir ficar no Golden Tulip Recife Palace vai pagar R$ 1.350 pelo pacote de cinco noites. Sempre com hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, traslado do aeroporto para o hotel (ida e volta) e passagens aéreas. Valores podem ser pagos em 10 vezes sem juros e são válidos para viagens realizadas até 15 de dezembro.
Para Porto de Galinhas, a Azul Viagens tem diversas opções de hospedagem e o preço do pacote varia em função do hotel escolhido. Para os pacotes de cinco noites os preços variam de R$ 1.440 a R$ 2.770 por pessoa, sempre com hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, traslado do aeroporto para o hotel (ida e volta) e passagens aéreas. No pacote mais econômico, a hospedagem será no hotel Village Porto de Galinhas e no mais caro, no Riu Enotel Porto de Galinhas. Fora isso a Azul Viagens tem pacotes intermediários com hospedagem nos hoteis: Serrambi, Pontal de Ocaporã, Best Western Solar, Vila Galé Eco Resort do Cabo e Summerville Beach Resort. Os valores podem ser pagos em 10 vezes sem juros e são válidos para viagens realizadas durante o mês de fevereiro de 2011.
Informações: www.voeazul.com.br/azulviagens e 0800 880 2985.

Tam Viagens
A Tam tem pacote de sete noites com saídas em janeiro e hospedagem no Recife Praia Hotel. Inclusos traslados aeroporto/hotel/aeroporto, city tour em Recife e Olinda, bolsa viagem mais 1.000 pontos no Múltiplos. A partir de R$1.324,00.
Informações: www.tamviagens.com.br e 11 3274 1313.

Marsans Viagens
De dezembro de 2010 até março de 2011 a Marsans tem fretamentos exclusivos para diversas capitais. Uma das opções é o pacote de sete noites para o Recife voando Tam ou Whitejets (companhia aérea de voos fretados). Inclui hospedagem, café da manhã, traslados de chegada e saída, city tour e seguro viagem. Saídas de São Paulo. A partir de R$ 1.297 por pessoa em apartamento duplo.
Informações: www.marsans.com.br e (11) 3444-2055

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários