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Coronavírus: Confira como funciona suspensão de operações e reembolsos das cias de cruzeiros

Última atualização:  27 de maio de 2020 às 13h24

Com a pandemia de coronavírus e também as restrições de diversos países, as companhias de cruzeiros precisaram rever as operações do primeiro semestre. A maioria delas suspendeu as viagens por tempo determinado.

O Viajar é Simples reúne uma lista com as principais companhias de cruzeiros marítimos e fluviais com informações se elas suspenderam as operações, até quando e como irão reembolsar os passageiros afetados.

As informações desta matéria foram apuradas dia 25 de março de 2020. Como a situação da pandemia tem gerado constantes mudanças no turismo, os dados podem mudar rapidamente e, sempre que possível, esse texto será alterado.

MSC Cruzeiros
Operações: suspensas em toda frota até 10 de julho
Compensação: a companhia oferece aos hóspedes afetados por essa medida a oportunidade de transferir 100% do valor pago por sua viagem cancelada para um próximo cruzeiro feito durante 2020 e todo o anos de 2021.
Além disso, o cliente recebe um benefício adicional de crédito. O valor será de 200 euros ou dólares para cruzeiro de sete ou mais noites, de 100 euros ou dólares por cabine para cruzeiros de menos de sete noites e entre 200 e 400 euros ou dólares por cabine de MSC Grand Voyages (os valores variam de acordo com a saída). O crédito a bordo será reembolsável.
Para todos os hóspedes que já possuem reservas com a MSC Cruzeiros entre 11 de julho e 30 de setembro de 2020, a companhia anuncia que essas reservas também farão parte do Programa de Cruzeiros Flexíveis.
O Programa de Cruzeiros Flexíveis permite que os hóspedes que já possuem reservas com a MSC Cruzeiros remarquem seu cruzeiro para uma data futura de embarque até 31 de dezembro de 2021, diretamente ou através de um agente de viagens. Os hóspedes e seus agentes de viagens poderão transferir essas reservas, sem custo, para qualquer navio, em qualquer itinerário da frota da MSC Cruzeiros.

Costa Cruzeiros
Operações: suspensas até 31 de julho
Compensação: clientes poderão usar o valor pago como crédito em futuro cruzeiro até 31 de março de 2021 e assim agendar um cruzeiro com embarque até 30 de novembro de 2021.
O hóspede afetado também recebe um crédito para ser utilizado a bordo dependendo do número de noites do cruzeiro cancelado. Para cruzeiro até cinco noites, são R$ 400 por cabine. De seis a nove noites, são R$ 800 por cabine e, acima de dez noites, são R$ 1.200 por cabine.
Além disso, para cruzeiros das temporadas 2020 e 2021, a Costa Cruzeiros está com novas regras de remarcação e cancelamento. Hóspedes  com reservas em cruzeiros internacionais com embarques programados até o dia 30 de novembro de 2020 poderão remarcar ou cancelar a viagem em um período de até 48 horas antes da partida do navio. Não haverá penalidade.
Para cruzeiros da Costa para a temporada 2021, que tem início no dia 1º de dezembro deste ano, poderão ser remarcados ou cancelados até o dia 08 de julho de 2020 sem incidência de penalidade. Esse benefício contempla os roteiros internacionais e os cruzeiros da temporada brasileira.
As novas regras de remarcação e cancelamento da Costa passam a valer para as reservas realizadas desde o dia 23 de abril de 2020.

As operações da Costa Cruzeiros estão suspensas até 30 de abril – Crédito: Divulgação

Pullmantur
Operações: suspensas até dia 29 de maio.
Compensação: até o fechamento dessa matéria, não encontramos no site da companhia ou recebemos retorno sobre as opções.
Representante no Brasil: R11 Travel

Royal Caribbean
Operações: suspensas até 11 de junho. Porém, os portos canadenses ficarão fechados até 01º de julho e o porto de Singapura durante todo o mês de maio. Ou seja, os cruzeiros que passariam por esses locais no período serão afetados.
Compensação: 125% de crédito em um cruzeiro futuro que pode ser feito até 31 de dezembro de 2021. A companhia irá enviar o crédito por e-mail.
Representante no Brasil: R11 Travel

Norwegian Cruise Line (NCL)
Operações: suspensas até 30 de junho
Compensação: a companhia está com a política temporária Peace of Mind, que permite a todas as novas reservas para viagens até 30 de setembro a flexibilidade de cancelar o início das férias até 48 horas antes do embarque e receber 100% de crédito de cruzeiro futuro para ser usado em qualquer cruzeiro até 31 de dezembro de 2022.
Os hóspedes que cancelaram uma viagem futura sob a política Peace of Mind com data de embarque durante o período de suspensão temporária serão protegidos sob os termos e condições dessa política.
Todos os hóspedes que embarcariam em viagens de 13 a 17 de março receberão um reembolso de 150% da tarifa paga na forma de um crédito de cruzeiro futuro, que poderá ser aplicado a qualquer cruzeiro futuro até 31 de dezembro de 2022
Os hóspedes que estavam programados para embarcar de 18 de março a 30 de junho de 2020 receberão um reembolso de 125% da tarifa paga na forma de um crédito de cruzeiro futuro, que pode ser aplicado a qualquer cruzeiro futuro até 31 de dezembro de 2022.
Para os hóspedes que desejam não aproveitar o crédito futuro do cruzeiro, haverá reembolso no valor de 100% da tarifa original paga dentro de 90 dias após o preenchimento do formulário de solicitação disponível neste link.

A Norwegian oferece temporariamente a política Peace of Mind para todos os clientes prejudicados pela suspensão dos serviços – Crédito: Divulgação

Scenic e Emerald Waterways
Operações: suspensas para cruzeiros fluviais Scenic e Emerald suspensos até 31 de agosto e cruzeiros marítimos com Scenic Eclipse até 30 de setembro
Compensação: o cliente pode escolher entre 125% de crédito para ser usado na compra de um novo cruzeiro seja fluvial ou marítimo do grupo Scenic nos próximos 24 meses baseado na data de cancelamento ou receber 100% do valor pago em dinheiro.
Para os cruzeiros pelo rio Mekong, as operações foram canceladas para a temporada atual, que vai até meio de maio e as regras acima valem também são válidas para essa situação.
Para qualquer hóspede prejudicado, a Scenic renuncia a todas as taxas de cancelamento, caso o cliente não possa viajar. Ele receberá o valor como crédito de viagem para o futuro.
A empresa permite que os hóspedes alterem ou transfiram suas reservas até 14 dias antes da partida para reservas de cruzeiros fluviais e oceânicos e até 30 dias antes da viagem para passeios terrestres.
Representante no Brasil: Velle Representações

A Scenic está com operações suspensas até 30 de abril – Crédito: Gillies Zaiser

Amawaterways
Operações: suspensas até 30 de junho.
Compensação: crédito de 115% em relação ao valor pago que podem ser usados para cruzeiro futuro até 31 de dezembro de 2022. O hóspede também pode pedir reembolso do cruzeiro.
Reapresentante no Brasil: Velle Representações

Hóspedes afetados pelos cancelamentos da Avalon podem agendar cruzeiros em qualquer companhia do grupo – Crédito: Divulgação

Avalon
Operações: suspensas até 30 de junho
Compensação: a companhia oferece um Peace of Mind Travel Plan. O hóspede com cruzeiro cancelado pode agendar uma nova viagem em qualquer marca do grupo (Globus, Cosmos, Monograms or Avalon Waterways) para qualquer destino.
Caso o hóspede ainda não esteja pronto para remarcar a data, a companhia irá providenciar uma carta de crédito do mesmo valor pago para qualquer cruzeiro até 2022.
O plano também inclui bônus para quem optar pela carta de crédito que podem ser usados a bordo de até US$ 200. O cliente também pode optar pelo reembolso em dinheiro.
Representante no Brasil: Velle Representações

Crystal Cruises
Operações:
Crystal River (cruzeiros fluviais) – saídas com embarque até 26 de junho estão canceladas
Crystal Esprit (yacht do grupo) – saídas com embarque até 28 de junho estão canceladas
Crystal Serenity e Symphony (cruzeiros marítimos) – saídas até 29 maio estão canceladas.
Compensação: reembolso em dinheiro do valor integral pago ou 125% de crédito para futuro cruzeiro com saída até 31 de dezembro de 2022, desde que a reserva seja feita até 31 de dezembro de 2020.
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

A Crystal permite remarcar cruzeiros até o fim de 2022 – Crédito: Divulgação

Oceania Cruises
Operações: saídas com embarque até 30 de junho estão canceladas
Compensação: 100% de reembolso ou 125% crédito para futuro cruzeiro com saída até 31 de dezembro de 2022.
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

Ponant
Operações: saídas canceladas até 07 de maio.
Compensação: 120% de crédito futuro em nova saída nos próximos 18 meses desde que definida até 31 de dezembro de 2020.
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

Regent Seven Seas
Operações: saídas canceladas até 30 de junho.
Compensação: 100% de reembolso ou 125% de crédito para futuro cruzeiro com saída até 31 de dezembro de 2022
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

A Regent está com as operações suspensas até 11 de abril – Crédito: Divulgação

Seabourn
Operações: saídas até 30 de junho
Compensação: 100% de reembolso ou 125% de crédito para futuro cruzeiro com saída até 31 de dezembro de 2021
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

Seadream
Operações: sem alterações, porém, com restrições de embarque
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

Silversea
Operações: saídas até 13 de junho estão canceladas
Compensação: 100% de reembolso ou 125% de crédito para futuro cruzeiro até dois anos da data de solicitação.
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

The Ritz-Carlton Yacht Collection
A viagem inaugural prevista para abril 2021 está confirmada.
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

Uniworld
Operações: saídas na Europa canceladas até 30 de junho. Embarque no Egito cancelados até 01º de maio.
Compensação: 100% de reembolso ou crédito para futuro cruzeiro a ser realiazado nos próximos dois anos.
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

Viking
Operações: saídas com embarque até 30 de junho estão canceladas.
Compensação: 100% de reembolso ou 125% crédito para futuro cruzeiro para ser utilizado nos próximos 24 meses e transferíveis a terceiros
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts

Aqua Expeditons
Operações: saídas com embarque até dia 30 de maio estão suspensas
Compensação: hóspedes podem remarcar a viagem sem custo adicional
Representante no Brasil: Pier 1 Cruise Experts