Desde 19 de março, turistas estão proibidos de entrar na ilha, salvo algumas exceções - Crédito: Divulgação

Coronavírus: Ilhas Virgens Britânicas têm primeiros casos da doença

por: Redação
27 de março 2020

Dois residentes diagnosticados com coronavírus estiveram em países de alto risco, e monitorados desde o ingresso ao território, estão recebendo cuidados médicos. Medidas governamentais de prevenção estão sendo seguidas à risca no arquipélago.

O Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social das Ilhas Virgens Britânicas confirmou os primeiros casos de Covid-19 no destino. São dois homens infectados, ambos residentes da ilha da Tortola com histórico de viagens recentes a países de alto risco. Os indivíduos não têm ligação um com outro.

O Primeiro Ministro Andrew A. Fahie e o governador Augutus Jaspert informaram que os dois residentes, ao retornarem, entraram em contato com as autoridades de saúde, passaram por testes de Covid-19 e se resguardaram em quarentena preventiva. O resultado das amostras, enviadas à Agência de Saúde Pública do Caribe (CARPHA), deram positivo, sendo então informados a permanecer – ambos os homens e seus familiares – em quarentena obrigatória em casa.

Segundo o Ministro da Saúde e Desenvolvimento Social, Sr. Carvin Malone, até o momento, as Ilhas Virgens Britânicas testaram 27 pessoas, com 25 resultados negativos. Outras nove estão sob observação médica e 107 cujos sintomas são suspeitos de risco, estão de quarentena doméstica.

Fechamento de fronteiras nas Ilhas Virgens Britânicas

O governo das Ilhas Virgens Britânicas proibiu a entrada de pessoas que não sejam residentes das ilhas – seja por via marítima ou aérea – desde 19 de março. A restrição se aplica a todos os indivíduos que não sejam nacionais, residentes pertencentes, detentores de permissão de trabalho – e seus dependentes.

A restrição de viagem tampouco se aplica a tripulações, diplomatas ou cargas, embarcações ou embarcações de carga ou courier. A segurança e o bem-estar das pessoas e residentes das Ilhas Virgens são a maior prioridade do governo, que segue instaurando medidas de precaução frente à escalada da pandemia do coronavírus (COVID-19), para impedir que o vírus atravesse as fronteiras:

– Fechamento do porto de Tortola, em Road Town, suspendendo a ancoragem de navios de cruzeiros e embarcações de grande porte até dia 30 de abril como  medida preventiva frente ao avanço da Covid-19.

– Redução do número de portos internacionais de entrada nas Ilhas Virgens Britânicas (BVI) para apenas três: o Aeroporto Internacional Terrance B. Lettsome; os terminais de Road Town e West End; e um porto de carga de entrada, o Port Purcell.

– Entre os eventos, quaisquer reuniões ou festivais em massa que estavam programados para acontecer nas próximas semanas serão adiados até nova data. Isso inclui a Regata Primavera, programada para 30 de março a 05 de abril, e o Festival de Páscoa da Virgin Gorda, que aconteceria entre 11 e 13 de abril.

– US$ 3 milhões já foram alocados ao Ministério da Saúde para garantir suprimentos e estrutura necessária em caso de necessidade.

Para mais informações acesse este link.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários