Seiscentos e cinquenta atletas de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e várias cidades baianas, participaram neste domingo (29/05), em Praia do Forte, no Litoral Norte do Estado, do 3° Running Daventura , um dos mais importantes eventos de aventura e cross country do Brasil. A largada da corrida foi às 80h30, no Castelo Garcia D’Avila, um dos mais belos e importantes monumentos históricos do Estado.
Esta é a terceira vez que o evento conta com o apoio da Bahiatursa, diz Weslen Moreira, diretor de Serviço Turístico da Empresa. “Nos dois anos anteriores a corrida foi realizada na Ilha de Itaparica. Apoiamos a ação, por que ela consegue aliar ecoturismo e prática esportiva, sempre em localidades importantes para o turismo baiano” argumenta o diretor.
Para Rafaela Nascimento, gerente de Marketing da Associação Comercial e Turística de Praia do Forte, “o evento veio em uma excelente hora. Na quinta feira já estávamos com boa parte dos hotéis e pousadas lotados. E alguns estabelecimentos que fecharam temporariamente por conta da baixa estação, reabriram e também comemoram o bom resultado. Acreditamos que cerca de 10 mil visitantes devem circular por Praia do Forte durante este final de semana”, conclui.
Carolina Chagas, uma das organizadoras da competição, registra que o evento, este ano, superou as expectativas, aumentando em 150 o número de atletas participantes. “Acreditamos que a realização em Praia do Forte, com a sua beleza e grande apelo turístico, contribuiu para o sucesso da competição. Esporte e turismo combinam. Vamos investir mais nisso”, concluiu Carolina.
Nos últimos anos, afirma Weslen, “a Bahiatursa vem desenvolvendo uma política de apoio a eventos esportivos, com o olhar voltado para o turismo, como o Stock Car, o campeonato mundial de judô, campeonatos de golfe, tênis e várias regatas nacionais e internacionais, entre outros”.
Márcia, acompanhante de um dos atletas, se mostrou encantada. “Praia do Forte é um dos locais mais bonitos do Brasil. Chegamos sábado, visitamos o Projeto Tamar, passeamos por este comércio charmoso, tomamos banho de mar e com certeza vou voltar”.
Este ano, o Projeto Floresta Sustentável participou do Running Daventura incentivando os visitantes a adotarem mudas de árvores e doarem livros para a comunidade de Mata de São João.
O Running Daventura é um evento esportivo que congrega duas competições em uma: a corrida de aventura e a corrida cross country, realizadas em ambientes urbanos, rurais e naturais. A corrida de aventura envolve trekking, canoagem, natação e mountain biking e a cross-country é uma modalidade derivada das corridas de rua.