cruzeiro fluvial

Cruzeiros fluviais são feitos em embarcações para cerca de 100 hóspedess. Na foto, navio Ama Dolce - Crédito: Divulgação Velle Representações

Saibas as diferenças entre cruzeiros fluvial e marítimo

por: Redação
22 de fevereiro 2019

Que cruzeiros fluviais são feitos em rios e os marítimos são realizados no mar, todo mundo sabe. Mas as diferenças estruturais e de experiência vão muito além disso.

As diferenças acabam também determinando o perfil majoritário do público que cada um irá receber. Famílias com crianças acabam escolhendo os cruzeiros marítimo por conta da grande oferta de atividades e espaços voltados para os pequeno. Um cruzeiro fluvial acaba recebendo mais viajantes experientes e casais por conta das vastas propostas gastronômicas e culturais.

Além dessas distinções, há várias outras, veja quais são.

Cruzeiro fluvial x cruzeiro marítimo

– Tamanho: os navios próprios para cruzeiros marítimos são enormes, com vários andares e milhares de pessoas a bordo. Para um cruzeiro fluvial as embarcações devem ser menores porque nos rios não há espaço nem profundidade para barcos tão grandes. São barco de cerca de 100 passageiros e que acabam tendo que passar por eclusas em seus percursos.

– Contato: como em um cruzeiro fluvial não há tantos hóspedes, o contato com os colaboradores é maior. O serviço oferecido a bordo consegue ser muito mais exclusivo e personalizado do que em navios com milhares de pessoas.

– Gastronomia: em um cruzeiro fluvial haverá uma menor quantidade de restaurantes em relação aos cruzeiros marítimos. Porém, nos cruzeiros realizados em rios toda a gastronomia é de alto padrão e os pratos são assinados por grandes chefs, além te ter ingredientes repostos diariamente.

– Experiências em terra: a experiência oferecida em um cruzeiro fluvial nos passeios terrestres são mais intimistas e simples. Como atracam em portos menores, não há burocracia no embarque e desembarque, com isso os viajantes ganham mais tempo nas paradas. As embarcações estacionam ao lado de cidadezinhas históricas e vilarejos que podem ser explorados pelos passageiros do jeito que eles quiserem: tour guiado, bike ou a pé.

Os marítimos, por outro lado, só atracam em grandes portos, por isso o embarque e desembarque não é tão simples. Há uma série de protocolos que precisam ser cumpridos e isso faz com que o tempo de tour seja reduzido. Além disso, normalmente, o navio para longe das principais atrações das cidades.

– Navegação:  por fim, a estabilidade. Diferente dos cruzeiros marítimos, nos quais a estabilidade depende das condições climáticas e tamanho da embarcação, nos fluviais praticamente não se nota o movimento do barco. Ou seja, sem enjoos a bordo.

Em um cruzeiro fluvial o serviço é exclusivo e personalizado. Na foto, navio Ama Lyra – Crédito: Divulgação

Onde fazer um cruzeiro fluvial?

Os cruzeiros fluviais são famosos pelos roteiros europeus, mas também há outras opções de destinos, como Ásia, Egito, China, África do Sul e Índia. No Brasil, a Velle Representação é reconhecida como especialista nesse tipo de produto e as companhias AmaWaterways, Emerald e Scenic são representadas com exclusividade pela empresa.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários