Cuba: cada lugar uma sensação diferente!

por: Angela Karam
1 de janeiro 2014

Mais do que o país que erradicou o analfabetismo e reconhecido mundialmente por seus avanços na saúde, Cuba, localizada no Caribe, é também o país da cor, da luz, do sabor, da cultura, das belezas naturais e, principalmente, do calor humano.

A diversidade de sua paisagem e de suas cores encantam o viajante assim que ele desembarca na ilha. Cuba tem cerca de 5.700 quilômetros de litoral, com paisagens extraordinárias. As praias de areia fina, água cristalina e quente são, sem dúvida, as protagonistas para aqueles que almejam sol, principalmente porque é muito difícil o tempo estar nublado por lá.

Reconhecidos como um dos mais variados do planeta, os fundos marinhos são atrações imperdíveis, com cerca de 530 pontos de mergulhos identificados.

Além da paisagem natural, o país oferece uma diversidade cultural imensamente rica, que transita entre o som dos tambores e o acalento da música clássica, onde os estilos arquitetônicos trazem às ruas, várias correntes da História da Arte, desde o barroco ao pós-modernismo.

Todos esses atrativos, aliam-se a uma profusão de sabores da culinária cubana e, sobretudo, ao carinho acolhedor do povo, que tornam a ilha cada vez mais atraente e encantadora.

Para atender aos visitantes, Cuba possui uma extensa rede hoteleira, com infraestrutura preparada tanto para os que buscam uma viagem turística, quanto para aqueles que procuram um lugar agradável para convenções e congressos empresariais.

O país está dividido por  províncias  que são :Pinar Del Rio, Havana, Cidade de Havana, Matanzas, Cienfuegos, Villa Clara, Sancti Spiritus, Ciego de Ávila, Camagüey,  Las Tunas,  Holguin, Granma, Santiago de Cuba e Guatânamo. E ao sul encontra se a Ilha da Juventude.

Havana, a capital

Parada obrigatória para quem vai a Cuba pela primeira vez, Havana, capital da República de Cuba, centro administrativo, político, cultural e científico do país. Lá, mora quase 20% da população da ilha. Seu centro histórico e o sistema de fortificações são Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado em 1982. No centro, observa-se a diversidade de estilos arquitetônicos cuja recuperação recebeu o Prêmio Europeu de Arquitetura Phlippe Rotthier, no ano de 2001.

Não deixe de conhecer e dar umas voltas pelo Malecon, avenida beira mar que se torna nos fins de semana atração principal para os cubanos e turistas pela sua singularidade como se estivéssemos em épocas passadas com o Grand Teatro de Havana, Fortaleza de San Carlos de La Cabaña – de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade – Catedral de Havana, Museu de Belas Artes, Hotel Nacional (ícone da década de 50 ,possui um hall de fotos de várias personalidades  mundiais) e  La Bodeguita Del Médio, preferida pelo escritor norte –americano Ernest Hemingway.

Museu do Rum

Após uma aula de história da arte a céu aberto, você pode aprofundar os conhecimentos etílicos no Museu do Rum, localizado na zona colonial de havana. O museu possui três andares que, além de contar sobre a história da bebida mais tradicional de Cuba, também mostra todo seu processo de produção. Produzido com o melaço da cana, o rum cubano possui variações como o claro e o escuro e deu origem a drinks conhecidos internacionalmente, como Piña Colada, Mojito e Cuba Libre, encontrados em quase todos os países do mundo, ótima pedida para quem tem sede de cultura.

Praia paradisíacas, sol e alegria, a combinação perfeita!

A badalada Varadero

A estância balneária mais famosa e concorrida de Cuba fica a 140 quilômetros da capital e se estende por mais de 22 quilômetros de praias de tirar o fôlego, autênticas piscinas com águas de cor azul e areias brancas e finas. Imagens que você nunca mais vai apagar da sua memória.

Seus hotéis e resorts categoria internacional quatro e cinco estrelas oferecem sistema  de tudo incluído (bebidas e refeições).  Varadero possui três marinas internacionais que proporcionam aos turistas uma gama de opções de lazer náuticas. Caso seu pacote de viagem não tenha passeio de catamarã incluso, vale muito a pena contratar uma agência local que ofereça este serviço, você vai poder praticar mergulhos em lugares maravilhosos , snorkeling e até nadar com os golfinhos em vários locais.

Cayos de Cuba

Cada dia mais turistas estão descobrindo outras regiões de Cuba. E  vale muito a pena conhecer os Cayos Cubanos.São pequenas  ilhotas, muitas ainda desertas, perfeitas para desfrutar de tranqüilidade. Agências especializadas promovem passeios às ilhas com guias engajados e que dão um aula de preservação da natureza.

Mas quem ainda gostar de badalação pode visitar os Cayos com infraestrutura hoteleira e apreciar o serviço cinco estrelas dos maravilhosos resorts.Não seria exagerado dizer que as praias são realmente paradisíacas. Pode se chegar a estes Cayos por estrada ou de avião.

Cayo Largo, Cayo Coco e Cayo Guilhermo , Cayo de Santa Maria e Cayo Ensenachos

Cayo Largo

Cayo Largo del Sur, mais conhecido como Cayo Largo fica ao sudoeste de Cuba na província de Ilha de la Juventude. É considerado um dos melhores pontos de mergulho do país. Um dos poucos lugares com praias ainda não visitadas, sem muita badalação turística.

Cayo Coco e Cayo Guilhermo

Batizado pelos espanhóis, Jardines Del Rey reúne em Sabana Camagüey as mais belas ilhas da região. Seus cenários naturais são formados por lindas praias de areia branca, águas cristalinas, recifes e exuberante vegetação. Nesta região ficam dois importantes destinos turísticos: Cayo Coco e Cayo Guilhermo

As praias de Cayo Coco são deslumbrantes, ótimas para lazer e recreação, passeios de caiaques e windsurf. De ponta a ponta contabilizamos 25 quilômetros de praias com águas transparentes e areias finas. Este destino turístico, bem menos conhecido do que outros Cayos, como Varadero ou Cayo Largo, vem crescendo em visitas graças a construção de uma estrada sobre o mar que facilita o acesso desse santuário natural da flora e da fauna.

Cayo Guillermo apresenta uma paisagem natural linda e intocável, com praias desertas, cujas águas apresentam uma temperatura média de 24°C. Um paraíso para os amantes do mergulho e snorkeling.  Não deixe de conhecer a Playa Pilar, agências de turismo promovem aos visitantes diversos luais.

Cayo Santa Maria

Cayo Santa Maria fica ao norte de Villa Clara, a pequena ilha de Santa Maria tem um litoral de 13 quilômetros de extensão e dois de largura, ideal para longas caminhadas, mergulhos em águas cristalinas e relaxar sob o sol e o céu azul.

Para se hospedar nesta paradisíaca praia, o hotel Memories Paraíso é uma ótima pedida. Localizado em um trecho nobre da praia, mantém o estilo colonial espanhol, combinando elegância, tradição e modernidade. Sem falar é claro, na sua gastronomia de altíssima qualidade

Cayo Las Brujas

Está a 110 quilômetros do norte de Santa Clara, é um local perfeito para mergulho e passeio de catamarã, em que é possível parar para apreciar a variedade de peixes e corais, um lugar perfeito para mergulhar, praticar snorkel e windsurf. Nesse passeio, você poderá  desfrutar  momentos maravilhosos, cercado por águas cristalinas e paisagem paradisíaca. Turistas do mundo inteiro vão em busca de sensações únicas.

Para chegar lá, uma ponte de 48 quilômetros foi construída, unindo Santa Maria, Ensenachos e Las Brujas com o continente, facilitando o acesso a essas três ilhas. E para aqueles que querem chegar ao local pelo ar, em Cayo Las Brujas funciona um aeroporto para aviões de menor porte.

Além da paisagem natural que parece ter sido desenhada a mão, o visitante pode conhecer toda a infra-estrutura turística que Cuba oferece, com hotéis de qualidade para todos os perfis de turistas. As redes Iberostar , Melia e Barceló são um exemplo de qualidade aliada à diversidade de serviços oferecidos, aproveitando o que há de melhor em cada região em que está localizada.

Uma viagem pela arte, cultura e tradições nas cidades históricas

Remédios

Remédios é a típica cidadezinha de interior, pequena e bem cuidada cujos habitantes, sempre simpáticos e prestativos, regateiam um sorriso aos forasteiros durante as tardes quentes passadas nas arcadas do café El Louvre.

Localizada a 43 quilômetros de Santa Clara, Remédios é considerada um dos núcleos urbanos mais conservados de Cuba. Um visita que vale muito a pena fazer é ao Museu da Agroindustria Açucareira, onde você terá a oportunidade de ver como funcionava a fábrica de cana e açúcar do século passado.Do museu ao centro histórico da cidade, o turista pode solicitar um passeio bem curioso, num antigo trem a vapor, que leva aproximadamente 10 minutos até o ponto final. Pelo trajeto podemos observar as características da cidade e de sua gente.

No centro histórico de Remédios o turista tem a sensação de entrar num túnel do tempo ao observar casas do século 19. Outro local interessante é a Igreja de São João Batista, construída em 1570, e que vale uma visitinha. Já na Cafeteria El Louvre o ideal é uma parada para beber e jogar conversa fora com o moradores da cidade.

Ainda em Remédios, vale conhecer o Centro Turístico Los Caneyes  com os restos de antigos povoados indígenas. O complexo está formado por um conjunto de cabanas à imitação daquelas dos aborígenes, rodeadas por um bosque e lá poderá desfrutar de todas as comodidades turísticas e saborear uma verdadeira comida criolla.

Santa Clara:  berço da revolução

Villa Clara é província com praias e lagos repletos de peixes. Lá está localizada a Reserva da Biosfera Buenavista, que contém ecossistemas protegidos, que incluem mangues, recifes de corais, zonas de dunas, que são fundamentais para a reprodução de aves aquáticas. Fica a 250 quilômetros de Havana. Sua capital é Santa Clara, conhecida por abrigar a história da revolução Cubana, com vários museus que documentam a vida de Ernesto Che Guevara.

Pelo caminho que leva a Santa Clara, uma parada é obrigatória na Plaza de la Revoluciòn Ernesto Che Guevara. Já o Memorial Comandante Ernesto Guevara é a maior atração em Santa Clara, cidade que está sempre associada ao nome do comandante. O monumento é composto por uma estátua de bronze de Che, com um braço quebrado em um molde, juntamente com um relevo que mostra a revolucionária batalha. Neste local estão os seus restos mortais .

Já na capital da província Santa Clara aproveite e conheça o Trem Blindado Monumento que comemora a vitória de Che Guevara em Santa Clara em 29 de dezembro de 1958. Naquele dia, Che Guevara, após ganhar a batalha do dia anterior contra os homens de Batista, descarrilou um trem cheio de soldados e armas com destino ao leste de Cuba com a intenção de parar as forças que avançavam.

Além da documentação sobre a revolução Cubana, Santa Clara tem uma vida cultural extremamente rica, como pode se observar nas visitas ao Palácio da Dança, Centro Cultural El Menjune, Museu de Arte Decorativa e ao Teatro de La Caridad.

O Museu de Artes Decorativas é uma atração interessante. Localizado numa casa do século 18 podemos encontrar uma coleção de mobiliário, porcelana, arte e utensílios de vidro. Ao redor do pátio central, inúmeras salas que exibem esse mobiliário dos séculos 18, 19 e 20. O edifício é também utilizado para realizar pequenas apresentações musicais que encantam os turistas.

Pinar Del Rio e Vale de Vinhales

Poucos cenários em Cuba exibem tanta beleza natural como Pinar del Rio, a terra do melhor tabaco do mundo. A província de Pinar del Rio é famosa pelas suas paisagens e montanhas calcárias. No local é possível visitar várias cascatas, grutas e desfrutar a paz de lugares lindíssimos e apaixonantes.

Visitar fábricas de Charutos de Pinar del Rio é uma oportunidade única de conhecer o processo de fabricação dos “puros cubanos”. e ainda poder comprar nas lojinhas  a sua marca favorita.

O Vale de Vinhales é muito bonito e calmo, grande parte da sua paisagem é constituída por plantações de tabaco. Considerada a melhor região produtora de tabaco, tem folhas de ótima qualidade, todas destinadas à exportação.

Cuba conta com muitas fábricas de tabaco, onde se elaboram mais de 30 marcas de charutos. Uma indústria forte, fonte de divisas para o Estado. Por isso, aumentar e manter a qualidade da sua produção, proveniente em mais de 60% da região de Vinhales e Pinar del Rio, é fundamental. Daqui nasceram as melhores e mais reconhecidas marcas de charutos, como o Cohiba e Monte Cristo

Nesta região, você ainda pode visitar o Mural de la Pré-Historia, que de pré-histórico só tem mesmo o nome. O imponente rochedo, chamado “mogote dos hermanos” foi pintado nos inícios dos anos 60 a pedido de Fidel, representando a evolução do homem.

Trinidad, Considerada cidade Museu de Cuba

Trinidad é uma daquelas cidades onde tudo parece voltar no tempo, muito parecida com a nossa Ouro Preto (MG). Considerada a cidade Museu de Cuba foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988. Quem a visita vai se encantar com a beleza arquitetônica em estilo colonial, que faz dela uma grande opção para os turistas do mundo todo. Trinidad é famosa por suas ruas de paralelepípedos, pelos seus casarões e palacetes  suas  praças e igrejas, muito bem conservados em seu centro histórico. Muitos  destes edifícios e museus estão localizados ao redor da Plaza Mayor .

Em Trinidad visite o Museu Romântico, Museu Arqueológico Guamuhaya, a Igreja da Santíssima Trindade  e o Restaurante Museu (inaugurado em 1514), no qual é possível apreciar a tradicional comida cubana  servida  em  utensílios  originais dos séculos 18, 19 e início do 20. Um luxo!

Serviço

Pacotes

Sanchat Tour

A Sanchat tem pacote de cinco noites com hospedagem no hotel Quinta Avenida Habana, com café da manhã, passagem aérea ida e volta em classe econômica no trecho São Paulo/Panamá/Havana/Panamá/São Paulo, traslados de chegada e saída e seguro viagem inclusos. A partir de US$ 1.309 por pessoa em apartamento duplo. Valores válidos de 01 de março até 10 de julho de 2013. O pagamento poderá ser efetuado em até 10 vezes sem juros, sendo entrada de 30% mais taxas e saldo em até nove vezes sem juros no cartão de credito.

Informações: www.sanchattour.com.br

Nascimento Turismo

Para quem quiser se hospedar em Varadero e Havana, a Nascimento turismo oferece pacote de seis noites, sendo três em cada uma das cidades. Inclui, além da hospedagem, passagens aéreas desde São Paulo ou Rio de Janeiro até Havana, via Panamá, voando Copa, traslados de chegada e saída em serviço regular e seguro viagem.

A partir de US$  1.653 em apartamento duplo, sendo que no hotel de Varadero o sistema é all inclusive (com todas refeições e bebidas inclusas) e em Cuba com café da manhã. Valor válido de 01 de março até 13 de abril de 2013.

Informações: www.nascimento.com.br

*A jornalista viajou a convite do Ministério de Turismo de Cuba e da Sanchat Operadora de Turismo

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários