- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Cunha (SP) realiza tradicional Procissão do Fogaréu na Semana Santa

Cunha, no interior de São Paulo, se prepara para as tradições da Semana Santa, que em 2023, transcorre entre os dias 2 e 9 de abril. A tradição religiosa celebra a trajetória de Jesus Cristo, desde sua entrada em Jerusalém (Domingo de Ramos) até o dia que marca sua ressurreição (Domingo de Páscoa).

A programação especial conta com missas, procissões e eventos artísticos que relembram o cortejo de Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na cidade, acontece uma das maiores celebrações do Estado.

O Tríduo Pascal, realizado na Quinta-feira Santa (06/04), marca uma das noites mais bonitas e ricas da Semana Santa de Cunha. Após a Missa da Instituição da Eucaristia, com a clássica Cerimônia do Lava Pés, os fiéis seguem pelas principais ruas do Centro Histórico com a Procissão do Fogaréu.

Com início na Igreja Matriz da Cidade, o ritual encena a prisão de Cristo – sob a iluminação de tochas e o som de tambores. Vestidos com túnicas em representação aos soldados romanos, os penitentes (ou farricocos) passam por pontos como a antiga prefeitura e o casarão da Dona Neuza até encontrar a mesa da Última Ceia já vazia. Então, a procissão segue para a Igreja do Rosário, que simboliza o Jardim das Oliveiras, local onde Jesus foi preso.

Já na Sexta-feira Santa (07/04), a Encenação da Paixão de Cristo ocorre às 19h00, na Praça da Matriz. Em um momento de fortes emoções, os fiéis poderão acompanhar a trajetória de vida, paixão e morte de Jesus Cristo, assim como sua ressurreição. O espetáculo é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pela população local.

Ao longo de dez dias, Cunha reúne seus habitantes e recebe turistas que buscam o destino para celebrar a fé. As festividades começam no Sábado Véspera de Ramos (01/04), passam pelo Domingo da Ressurreição (09/04) e encerram-se com a Festa de São Benedito (10/04).

Mais informações no site ou perfil de Instagram @turismocunha da Secretaria de Turismo e Cultura de Cunha.