Cunha (SP) terá exposição e filme sobre cerâmica

por:
13 de dezembro 2017

A Associação dos Ceramistas de Cunha (SP) organizou uma exposição para glorificar a arte da “cerâmica autoral” produzida no município, que está localizado na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. O coquetel de abertura acontecerá no dia 03 de janeiro, às 19h00, na Casa do Artesão – Rua José Arantes Filho, 27, Vila Rica. Na mesma ocasião será lançado o filme institucional “Cerâmica de Cunha, Arte da Diversidade”.

A exposição ficará em cartaz até 28 de janeiro e pretende mostrar a diversidade de estilos desta arte na “cidade da cerâmica”, que tem em sua tradição a cerâmica primitiva de inspiração indígena e das paneleiras que habitavam a região, assim como a influência estética e técnicas do Japão e da Europa, introduzidas na década de 70. Nas duas últimas décadas, com a chegada de ceramistas com diversas influências, formou-se um leque de artistas de múltiplas técnicas e estilos que acrescentaram à cerâmica de Cunha sua tão apreciada diversidade.

O visitante poderá observar a individualidade das peças, que refletem o estilo de cada um dos ceramistas expositores, pertencentes aos seguintes ateliês: Gaia, Carvalho, Cristiano e Sandra Quirino, Clélia Jardineiro, Casa Cunha, Clube 23 e Cheiro da Terra. A individualidade também se deve à diversidade de matérias primas – argilas branca, marrom, bege ou negra -, às formas – geométricas, disformes ou com pintura e desenho – e ao tipo de queima – que pode ser elétrica, a lenha, a gás ou raku.

Cada peça é uma obra de arte única e é esta pluralidade técnica e estética que consolidou Cunha como um importante polo de arte cerâmica do Brasil e da América do Sul. Para saber mais, acesse https://www.facebook.com/cunhaceramica ou mande um e.mail para cunhaceramica@hotmail.com.

Tags: cunha , cerâmica ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários