- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Cinco curiosidades sobre o Panamá

Se você nunca foi ao Panamá, talvez conheça pouco do país e só tenha ouvido falar de seu famoso canal entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Mas, o destino é bastante diverso, oferecendo opções para quem quer curtir cidade, praias caribenhas ou ter contato com a natureza.

Para que você já coloque o Panamá na sua lista de próximos destinos, veja abaixo cinco curiosidades reunidas sobre o país.

01 – Muito fácil de chegar ao Panamá do Brasil – Para chegar ao Panamá é fácil e rápido saindo do Brasil atualmente. A Copa Airlines tem voos diretos que ligam a Cidade do Panamá a algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Manaus.

Do aeroporto da capital panamenha, há voos para vários países procurados pelos brasileiros, como os do Caribe e EUA. Na verdade, são mais de 70 destinos atendidos a partir do hub da Copa Arlines na Cidade do Panamá.

Do Aeroporto de Tocumén, na Cidade do Panamá, a Copa tem voos para mais de 70 destinos – Crédito: Divulgação

E, a companhia aérea oferece um stopover de seis noites no Panamá. Para quem não sabe o que é stopover, é uma parada entre o destino inicial e o final sem custo adicional. Por exemplo, se o passageiro for de São Paulo para Orlando com conexão no Panamá, pode ficar seis noites no país sem pagar adicionais nas passagens aéreas.

Como o Panamá está na América Central, os voos também não são longos. De São Paulo para a cidade do Panamá, por exemplo, são cerca de sete horas de voos.

02 – Paraíso caribenho – Sim, o Panamá também é banhado pelo Mar do Caribe é a melhor região do país para aproveitá-lo é Bocas del Toro. Além da parte continental, por lá, há uma cadeia de ilhas paradisíacas.

São três principais ilhas em Bocas del Toro: Colón, a principal; Bastimentos, uma das maiores do Panamá, e a pequena Carenero. O Parque Nacional da Isla Bastimentos é ideal para surfar mergulhar com snorkel ou cilindro.

Isla Bastimentos é uma das mais importantes em Bocas del Toro – Crédito: Divulgação

Bocas del Toro abriga 95% das espécies de corais caribenhos. Em um mergulho, é possível ver diversas criaturas nativas de recifes tropicais, diferentes espécies de lagostas e caranguejos, arraias, tubarões-lixa e, claro, muitos peixes.

03 – Contato com os indígenas – Atualmente, 24% do território do Panamá é administrado pelos indígenas. Nos últimos anos, o país tem feito um trabalho junto às comunidades locais e indígenas para reativar o turismo em várias áreas e, com isso, ajudar a preservar e sustentar o legado dessas culturas.

Na bacia hidrográfica do Canal do Panamá, por exemplo, é possível viajar pelo Rio Gatun para visitar a comunidade Embera, um dos sete grupos indígenas que vivem no Panamá. A comunidade dá as boas-vindas aos visitantes para que eles entendam melhor a sua cultura ancestral e aprendam sobre seu estilo de vida.

Em Bocas del Toro, o governo colabora com comunidades afro-antilhanas para destacar a gastronomia única da região, proveniente de raízes caribenhas e evoluída por décadas de influência local.

É possível viajar pelo Rio Gatun para visitar a comunidade indígena Embera – Crédito: Divulgação

4 – Natureza exuberante e preservada – No Panamá existem 125 unidades de conservação, 30% terrestres e 10% costeiras. As áreas protegidas, reservas particulares, estradas entre comunidades rurais, praias, manguezais, entre outros, contêm infinitos atrativos recreativos e turísticos, mas requerem infraestrutura. Por isso o esforço do país para melhorá-los.

A expansão da Zona de Proteção Marinha no Parque Nacional Coíba e seus arredores, posicionou o Panamá como um “Líder Azul” em conservação. Por lá os visitantes podem aprender e experimentar uma vida sustentável nas comunidades locais que ainda praticam a pesca artesanal e os principais projetos de conservação de tartarugas. Entre outras regiões de interesse estão a Baía do Panamá e o Arquipélago Las Perlas, que oferece um refúgio para baleias migratórias todos os anos.

Parque Nacional Coíba fica no Golfo de Chiriqui – Crédito: Divulgação

5 – Canal do Panamá: uma das sete maravilhas do mundo – Claro, ele não podia, o canal artificial foi inaugurado em 1914. Ele mudou a cena da navegação ao deixar mais curta a ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

Com mais de 80 quilômetros de extensão, sua largura varia. Em um dos pontos, o Estreito de Culebra, são 90 metros de largura enquanto no Lago de Gatún temos 350 metros.

É possível visitar as Eclusas de Miraflores para ver o Canal do Panamá – Crédito: Divulgação

A poucos minutos do coração da Cidade do Panamá, por exemplo, é possível conhecer o canal nas Eclusas de Miraflores. É um passeio de cerca de uma hora no qual o visitante tem toda a informação sobre a construção do Canal do Panamá e também pode acessar pontos de observação. É muito comum que os navios estejam atravessando no momento da observação e é possível ver como funciona a passagem.

Você já sabia dessas informações sobre o Panamá? Conta aqui nos comentários ou deixa suas dúvidas! E, se quiser mais informações sobre o Panamá, veja aqui o site de turismo oficial do país.