- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

10 curiosidades sobre o emirado Ras Al Khaimah

Você já ouviu falar de Ras Al Khaimah? Caso esse nome pareça estranho saiba que o destino é um dos sete Emirados Árabes Unidos. Para ficarmos mais íntimos, podemos chamá-lo também de RAK.

Um emirado bastante conhecido no Brasil é Dubai, com seus prédios imensos e ostentação. “Ras Al Khaimah, por sua vez, é conhecido por ser o emirado da natureza”, disse Iyad Rasbey Diretor Executivo – Desenvolvimento de Turismo de Destino e MICE do Ras Al Khaimah Tourism Development Authority, órgão que promove o turismo no emirado.

Rasbey esteve no Brasil para divulgar Ras al Khaimah. Em coletiva de imprensa, mostrou os principais atrativos do local. E, para que você conheça um pouco sobre ele, o Viajar é Simples apresenta 10 curiosidades sobre o destino.

A montanha mais alta dos Emirados Árabes está em Ras Al Khaimah – Crédito: Divulgação

01 – Pertinho de Dubai – Ras al Khaimah fica a apenas 45 minutos do aeroporto de Dubai. Para os brasileiros, facilita muito a ida ao destino, já que há voos direto entre o Brasil e Dubai. Além disso, está a duas horas e meia de Abu Dhabi e a cerca de oito horas de Doha, no Catar, que sediará a Copa do Mundo de Futebol em 2022.

02 – Montanhas mais altas dos Emirados Árabes Unidos – O ponto mais alto da Cordilheira de Jebel Jais está em Ras Al Khaimah e tem a altura de 1.934 metros. Nela, fósseis raros são encontrados. E, para conhecer o local, existem várias trilhas de todos os níveis de dificuldade. Além disso, por lá, a temperatura costuma ser 10ºC mais baixa do que no restante dos Emirados Árabes Unidos por conta da altura. Isso torna as visitas mais agradáveis.

03 – Tirolesa mais longa do mundo – Com 2,83 quilômetros, a Jais Flight fica entre os picos de Jebel Jais em pontos que chegam até os 1.680 metros de altura. São três minutos de pura adrenalina e velocidade pode alcançar os 150 km/h. Outra opção é fazer o circuito Jais Sky Tour com uma séria de sete tirolesas conectadas por plataformas. E aí, você encara?

O emirado abriga a tirolesa mais longa do mundo com 2,83 Km de extensão – Crédito: Divulgação

04 – Restaurante mais alto dos Emirados Árabes – E já que estamos falando de altura, não dá para deixar de mencionar que Ras Al Khaimah abriga o restaurante mais alto dos Emirados Árabes que fica, claro, na cordilheira de Jebel Jais. O 1484 by Puro tem janelas do chão ao teto e oferece uma bela vista das montanhas. No menu, delícias de diversos lugares do mundo, como pratos italianos, tailandeses, coreanos e até ingleses. Além disso, oferece um leque de opções veganas.

05 – Hotéis para todos os orçamentos – Atualmente, Ras Al Khaimah tem 7.720 quartos de hotel. Mais da metade deles, 4.049 ficam em hotéis cinco estrelas. Porém, 2.197 estão em propriedades quatro estrelas, 764 em hotéis três estrelas, 125 em hotéis duas estrelas e 138 de uma estrela. Além disso, há 666 quartos para turistas distribuídos em acomodações alternativas, como apartamentos, casas de veraneio e vilas. Até 2024, o destino deve ganhar mais 16 novos hotéis, adicionando assim, 3.525 quartos à oferta de hospedagem.

06 – Tem 65 Km de litoral – Ras Al Khaimah possui 65 quilômetros de litoral, muitos dos quais são manguezais repletos cheios de peixes e flamingos. Uma das atividades possíveis por lá é remar pelos manguezais do centro da cidade é uma experiência única, com a natureza e as estruturas feitas pelo homem se unindo para oferecer o melhor dos dois mundos. Uma das praias mais famosas é Flamingo Beach, que fica na costa oeste dos Emirados e é ideal para ver o pôr do sol.

Ras al Khaimah tem 65 quilômetros de litoral – Crédito: Divulgação

07 – Deserto cheio de atividades – É possível viver diversas experiências no deserto Al Wadi em Ras Al Khaimah. A empresa Sonara Camp, por exemplo, oferece passeios com pôr do sol e jantar no deserto. Para quem quiser se hospedar por lá, uma opção de luxo é o The Ritz-Carlton Ras Al Khaimah em uma reserva protegida de 5 km², os chalés de luxo são inspirados na arquitetura beduína e oferecem piscinas privativas.

08 – Dá para visitar uma fazenda de pérolas – A história da pesca de pérolas em Ras Al Khaimah é antiga e acompanha seus sete milênios de história. Teve o século 12 como um ápice. Nessa época, o porto local se tornou um dos mais movimentados por conta da indústria de pérolas. Hoje, a tradição segue e os turistas podem visitar a fazenda de pérolas Suwaidi Pearls. Quem opta pelo tour completo consegue embarcar em um tradicional barco de pesca de pérolas no povoado Al Rams e irá explorar a fazenda descobrindo as técnicas inovadoras usadas na agricultura moderna. Para finalizar, os visitantes podem abrir suas ostras e achar sua própria pérola.

São mais de 7.000 quartos de hotéis de todas as categorias – Crédito: Divulgação

É possível visitar uma fazenda de pérolas – Crédito: Divulgação

09 – Visitar o único forte de montanha nos Emirados Árabes Unidos – o Dhayah Fort é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO sendo o único forte do tipo remanescente na região. Ele remonta ao final da Idade do Bronze (1.600 a 1.300 a.C.), quando os habitantes locais o usavam para assentamento e fortificação. A fortaleza de tijolos de barro dourado de dois picos foi construída durante o século 19 e restaurada no final da década de 1990. É preciso subir os degraus em ziguezague para testemunhar vistas espetaculares.

10 – Desenvolvimento sustentável – O objetivo de Ras Al Khaimah é receber 3 milhões de turistas anualmente até 2030. Em 2019, o destino recebeu 1,2 milhão de turistas, esse número não caiu tanto em 2021 durante a pandemia e o emirado atingiu a marca de 979.806 visitantes estrangeiros. Ou seja, em oito anos, a ideia é triplicar, mas mantendo a sustentabilidade local. Por isso, RAK tem trabalhado pesado e tem investimento de US$ 120 milhões de euros em 20 projetos turísticos sustentáveis.

Há diversas opções de experiências no deserto – Crédito: Divulgação

O hotel The Ritz-Carlton Ras Al Khaimah fica em uma reserva protegida de 5 km² – Crédito: Divulgação

Agora que você já sabe tudo isso sobre Ras Al Khaimah, deixa nos comentários se você imaginava tudo isso sobre o destino e se ficou com vontade ou não de conhecer esse emirado! E, e quiser saber mais sobre RAK, visite o site oficial de turismo.