Curitiba ganha aplicativo de turismo para tablets e celulares

por:
30 de março 2011

Curitiba completou ontem, 29 de março, 318 anos. E, como presente, acaba de ser homologado pela Apple um produto que vai revolucionar o setor de turismo. Por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo e Sebrae/PR, o aplicativo gratuito “Curta Curit!ba” traz não só informações sobre o turismo como também sobre serviços, meios de hospedagem, gastronomia, orientações sobre como se locomover na cidade, etc. “A intenção é oferecer uma ferramenta ao turista onde ele encontre tudo o que precisa em sua passagem pela cidade, de forma fácil e rápida. Sem perder tempo e sem precisar estar conectado à internet, ele pode pesquisar sobre a cidade, escolher entre as opções turísticas, descobrir o contato do hotel, do restaurante ou do local onde queira ir”, declarou Dario Paixão, presidente do Curitiba CVB. “Esta ferramenta é muito importante para o turismo. Divulga nossas opções e ajuda o turista a encontrar o que precisa”, frisou Luciano Bartolomeu, presidente executivo da Abrasel-PR.

O aplicativo segue a linha de comunicação visual da marca “Curta Curit!ba”, recentemente lançada pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e é orientado pelo Sebrae/PR. “Ter uma marca é um diferencial competitivo, uma estratégia de marketing para divulgar as potencialidades do destino. Em 2011, queremos fortalecê-la e internacionalizá-la, já pensando na Copa do Mundo de 2014”, disse a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. Para a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, “a integração entre os setores gera sinergia para as ações de ambas as áreas – turismo e tecnologia da informação. Oportunidades de negócios e a melhoria da imagem do destino são resultados desta parceria”.

De acordo com o consultor de inovação em novos negócios da CINQ Technologies, empresa desenvolvedora do aplicativo, Cristian Silva, a ferramenta será lançada a primeira etapa, mas já é diferenciada frente a outros aplicativos disponibilizados por destinos turísticos atualmente. “Esta primeira fase do projeto foi elaborada em apenas duas semanas e já é inovadora. Elaboramos em tempo recorde devido a uma solução web já oferecida pela empresa, o CINQ Catalog. Nossa preocupação maior foi criar algo que oferecesse informações completas ao turista em um aplicativo que pudesse ser acessado offline”, explicou. Estão previstas ainda três grandes atualizações que serão feitas nos próximos meses incluindo melhorias como: versão em espanhol e inglês, mapas, conexão com redes sociais, etc.

O aplicativo está disponível na Apple Store (www.store.apple.com/br). O link para download é o http://itunes.apple.com/br/app/curta-curitiba/id427801118?mt=8

APL – As oportunidades de negócios entre os setores de turismo e tecnologia de Curitiba foram debatidas no início de fevereiro pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau, APL (Arranjo Produtivo Local) de Software de Curitiba e Sebrae/PR. O encontro reuniu, na sede do Sebrae/PR, as principais empresas de tecnologia da capital, dentre elas a CINQ Techologies que na oportunidade apresentou a idéia do aplicativo. “Ao longo de 2011 ainda teremos muitas novidades unindo os setores de turismo e tecnologia. O objetivo é unir os dois setores, fortalecê-los e, mesmo tempo, oferecer um serviço melhor ao turista”, finalizou o presidente do Curitiba CVB, Dario Paixão.

 

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários