Descubra os encantos do Carnaval de Vitória

por:
1 de fevereiro 2014

Quem gosta de Carnaval nos próximos anos pode se programar e ter mais uma oportunidade de festejar. Na bela Vitória (ES), desde 2002, a festa popular ganhou seu grande diferencial: passou a ser comemorada sempre uma semana antes da data oficial no país. No entanto, há três anos o Carnaval de Vitória se mostra mais consolidado e difundido nacionalmente e se tornou um produto turístico do Estado do Espírito.

Este ano, durante os dias 20, 21 e 22 de fevereiro mais uma edição da folia tomou conta do Sambão do Povo – apelido dado ao Complexo Cultural Walmor Miranda. Quatorze escolas de samba divididas em três grupos (acesso, B e especial) coloriram a passarela do samba com muita alegria, disposição e profissionalismo.

Os sambas-enredos (e os foliões) cantaram a Bahia, os Perfumes, Magia, Lampião, o Samba Rock e mais outros tantos temas, que contagiaram a multidão. Carro alegóricos grandiosos, fantasias bem elaboradas e coreografias ensaiadas preencheram cada canto do sambódromo. A chuva rápida que caiu no último dia de desfiles aplacou o calor, mas não diminuiu o encanto na avenida. No rosto de cada integrante, entre suor e lágrimas, estava estampada a satisfação de mais um ano de trabalho sendo finalizado. No olhar, o vislumbre de uma festa que só tende a crescer e se firmar.

Os números desse Carnaval fora de época são bem expressivos, cerca de 70 mil pessoas, entre foliões e trabalhadores, estão envolvidas com o evento. Em 2013, cem mil pessoas assistiram a transmissão online do Carnaval de Vitória em mais de 60 países. Esse ano, dezoito mil ingressos foram vendidos – arquibancadas a preços populares – para os principais dias do evento, sendo que os bilhetes para o sábado esgotaram-se em poucas horas. Para gerar mão de obra especializada foi aberta uma Escola de Capacitação Técnica para o Carnaval, onde 340 pessoas foram formadas e já trabalharam diretamente na festa desse ano.

E nem só no Sambão do Povo a folia tem sua vez. Pelas ruas da capital os blocos carnavalescos também fazem sucesso. Quem quiser saber mais sobre o Carnaval de Vitória e se programar para 2015, pode acessar o link especial do evento aqui.

*A repórter viajou a convite da Prefeitura de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários