- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Dicas de destinos próximos à cidade de São Paulo com atividades ao ar livre

Com a pandemia e o isolamento social, os brasileiros ficaram meses sem viajar. Nas últimas semanas, com a flexibilização da quarentena em diversas cidades, hotéis, atrativos turísticos e restaurantes voltam a receber clientes.

Nessa retomada do turismo por parte dos brasileiros, diversas empresas do setor têm destacado tendência. A agência on-line Decolar, por exemplo, apresentou nesta semana tendências que tem observado entre seus clientes, algumas delas são: procura por destinos nacionais, viagens de carro de até três horas e locais que oferecem atividades ao ar livre.

Muitos destinos próximos à cidade de São Paulo com atividades ao ar livre já recomeçaram suas atividades turísticas. Todos eles, claro, seguindo rígidos protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19.

E, se você está procurando um lugar perto da capital paulista e com muita atividade ao ar livre, o Viajar é Simples separou quatro opções: Brotas (SP), Monte Verde (MG), Socorro (SP) e Visconde de Mauá (RJ/MG). Todos os destinos ficam a, no máximo, quatro horas de carro de São Paulo.
Confira os atrativos do destino e como eles estão lidando com a segurança dos turistas e moradores.

Em Brotas, os botes de rafting devem ser usados apenas com 50% da capacidade – Crédito: Divulgação

Brotas (SP) – 259 quilômetros de São Paulo
Conhecida por seus esportes de aventura, principalmente o rafting, Brotas voltou a receber turistas em junho com 50% da capacidade. Um protocolo sanitário de operações das atrações foi estabelecido para a retomada.

Se por um lado os operadores turísticos devem respeitar uma série de normas, como manter o distanciamento social e oferecer práticas de higienização, turistas devem usar máscaras em todas as atividades, exceto as aquáticas. Para assegurar que as regras sejam seguidas, a Prefeitura de Brotas, Secretaria de Saúde e Associação das Empresas de Turismo de Brotas Abrotur e Região (Abrotur), promoveram treinamentos sobre as ações de segurança contra a covid-19.

Os protocolos abrangem todas as atividades. No rafting, por exemplo, botes para 13 pessoas só podem ser usados com seis passageiros. Algumas manobras conhecidas para a diversão dos turistas como a “brincadeira do remo”, “escorrega” e “surfe” estão suspensas provisoriamente por exigirem a aproximação dos participantes e troca de equipamentos.

Os hotéis e restaurantes da cidade também estão funcionando apenas com 50% de sua capacidade. Todos também devem seguir os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelos órgãos da cidade.

Monte Verde (MG) – 166 quilômetros de São Paulo
Monte Verde é um distrito turístico da cidade de Camanducaia. Apesar de estar em Minas Gerais, fica a cerca de duas horas de carro da cidade de São Paulo, bem no alto da serra, o que faz dele um local procurado para curtir o inverno por suas temperaturas baixas.

Neste inverno, porém, com a pandemia, Monte Verde precisou se adequar para não deixar de receber os turistas. Os mais de 150 hotéis e pousadas da região reabriram em junho e operam com 60% de sua capacidade até 12 de agosto, pelo menos. Bares e restaurantes também operam com capacidade reduzida.
Apesar dos hotéis estarem abertos, áreas de lazer, como saunas, piscinas, quadras e playgrounds, devem permanecer fechadas neste momento. Nas quadras de tênis é permitida atividade para até duas pessoas.

Casas destinadas ao recebimento de hóspedes e visitantes devem respeitar o limite de oito pessoas (adultas) por imóvel. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas, seja de casa, hotel ou pousada, podem ter acesso ao distrito.

Hotéis e pousadas de Monte Verde operam com 60% da capacidade – Crédito: Divulgação

Monte Verde também oferece diversas opções de lazer ao ar livre. Também nesse quesito existem restrições. Quando houver a necessidade do uso de carro, por exemplo, os veículos deverão transportar, no máximo, três pessoas, incluindo o guia/motorista, exceto nos casos de casais acompanhados de filhos, quando será permitida a ocupação máxima do veículo.

A Trilha da Pedra Redonda, um dos grandes atrativos da região, permite, no momento, a entrada de famílias com a contratação de agências de passeio. Na regra anterior, o acesso estava restrito a apenas duas pessoas.

Estabelecimentos comerciais acima de 150 m² poderão funcionar com, no máximo, dez clientes por vez (antes, o limite era de seis clientes), sempre obedecendo o distanciamento interpessoal de, no mínimo, dois metros.

Para mais informações e atualizações, acesse: https://www.facebook.com/visitemonteverde.org

Socorro (SP) – 135 quilômetros de São Paulo
A Estância Hidromineral de Socorro oferece mais de 20 atividades ao ar livre e muitas delas podem ser feitas, inclusive, por pessoas com mobilidade reduzida (PcD). Outras permitem, ainda, que os animais de estimação se aventurem junto com os donos.
Para voltar a receber turistas, a cidade adotou uma cartilha de boas práticas para prevenção da covid-19. Hotéis, restaurantes e atrativos turísticos estão abertos, mas com restrições.

A empresa Rios de Aventura, por exemplo, é especializada em rafting e exige que todos os participantes das atividades estejam de máscara e luva. O hotel fazenda Parque dos Sonhos trabalha com capacidade reduzida.

No PróximAventura a atividade do rafting está sendo feita em botes exclusivos: no caso de um casal irão só os dois no bote; se é uma família com três pessoas, irão só eles no bote, sem misturar pessoas de grupos diferentes. No Monjolinho Aventuras, os participantes passam por um auto check-up.

Em Socorro, até o rafting é feito de máscara – Crédito: Divulgação

Já o centro de lazer Pitauá providenciou cardápios acessados com QR Code e “pedaleira” de álcool em gel. Outros estabelecimentos, estão indo além dos cuidados exigidos, como o Chalés Santa Catarina, que colocou tapete antibactérias em cada acomodação para higienização de sapatos e usa radiação ultravioleta nos ambientes.

Também faz parte da retomada, a conquista do selo Turismo Responsável, concedido pelo Ministério do Turismo, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. Diversos estabelecimentos da cidade já receberam o selo.

Para saber mais sobre o destino, acesse: https://socorro.tur.br/

Visconde de Mauá (MG-RJ) – 294 quilômetros de São Paulo
Visconde de Mauá é um verdadeiro refúgio escondido no alto da Serra da Mantiqueira entre os Estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais. A região abriga por volta de 100 cachoeiras.

Em sua vila mais movimentada, a de Maringá, o Rio Preto separa o destino e de cada lado é um Estado. Já fica o aviso: vale a pena cruzar a ponte e visitar ambos os lados com suas lojinhas e bons restaurantes.

As pousadas charmosas para casais e famílias precisaram se adaptar à atual realidade para voltarem a receber hóspedes. Todas estão com capacidade reduzida e diversas adequações.

A região de Visconde de Mauá tem cerca de 100 cachoeiras – Crédito: Sylvia Barreto

A Pousada Casa Bonita, por exemplo, passou a medir a temperatura dos hóspedes no check-in e pede o uso de máscaras nas áreas de uso comum. O restaurante deixou de ser self-service e, agora, todas as refeições são servidas à la carte e com horário marcado. Academia, sauna e piscina não podem ser usadas neste momento.

Os restaurantes também seguem recomendações da agência sanitária. O Restaurante Gosto com Gosto, por exemplo, funciona com capacidade de 50%, mede a temperatura na entrada e todos precisam usar máscaras.

Quem tem área ao ar livre conseguiu se adaptar bem. É o caso do Rosmarinus, que conta com um grande jardim. As mesas saíram do restaurante e foram para o entorno das árvores. Os cardápios deixaram de ser físicos e passaram a ser manuais acessados via QR Code pelo celular de cada clientes.

A região é privilegiada pela natureza cheia de verde, rios e cachoeiras. Dá para fazer a maioria dos passeios atualmente, apenas não é possível acessar o Parque Nacional de Itatiaia porque ainda está fechado.

A agência Remorini, por exemplo, está fazendo todos os roteiros, exceto os do parque, mas com capacidade reduzida dentro de seus jeeps. A empresa tem, por exemplo, passeios pelas cachoeiras da região.

Gostou das sugestões do Viajar é Simples? Agora, se quiser viajar, é só escolher o destino, separar as máscaras, o álcool gel e seguir os protocolos para se manter seguro e sadio. Se tiver alguma dúvida, já sabe, deixa nos comentários.