A estação de Valle Nevado fica a apenas 70 quilômetros de Santiago - Crédito: Divulgação

Aproveite o inverno nas estações de esqui do Chile

por: Sylvia Barreto
5 de julho 2018

Se no Brasil não neva, nos países vizinhos a neve chega generosa. O brasileiro pode aproveitar toda essa abundância e ir esquiar sem precisar pegar voos longos. O Chile está a poucas horas de voo das maiores capitais brasileiras e há várias opções de destino para esquiar que não ficam longe da capital, Santiago, como Potillo, Valle Nevado e Nevados de Chillán. Além disso, as estações de esqui chilenas têm várias novidades e pistas prontas para receber os turistas do Brasil e do mundo. Veja qual delas combina melhor com você e vá esquiar ainda nesta temporada de inverno do hemisfério sul!

Portillo tem 35 pistas de snowboard e esqui – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Portillo

A aconchegante estação de esqui de Portillo ganha a lealdade de seus visitantes não só por suas 35 pistas de esqui e de snowboard, mas por toda a beleza do lugar e atendimento. Para esta temporada, que começou em 23 de junho com muita neve, Portillo inaugurou uma nova pista, a Gaucho (nome de um pássaro andino) com 310 metros de extensão e ideal para intermediários.

Outra novidade é que todos os apartamentos com vista ao vale foram redecorados de acordo com o estilo da luxuosa rede Tierra Hotels, da qual faz parte os hotéis Tierra Atacama, Tierra Patagônia e Tierra Chiloé, todos no Chile e pertencentes ao mesmo grupo hoteleiro de Portilo. Aliás, quem fizer uma reserva conjunta de quatro a sete noites em Portillo e para um dos três hotéis Tierra no sistema all inclusive pelo mínimo de três noites ganha 20% de desconto em ambos.

Portillo conta com piscinas aquecidas – Crédito: Sylvia Barreto

A apenas duas horas de carro de Santiago do Chile, as famílias podem aproveitar a temporada 2018 para que as crianças esquiam de graça em datas selecionadas. A promoção Kids Free oferece crianças com hospedagem, esqui e refeições grátis se acompanhadas de pelo menos um adulto pagante. De 25 de agosto a 22 de setembro, a promoção é válida para uma criança por pacote e de 22 de setembro a 06 de outubro, para dois pequenos por reserva.

De 07 a 28 de julho, os clientes também podem aproveitar ofertas com traslados entre o aeroporto de Santiago e a estação. Para completar, quem comprar uma Semana de Esqui com início em 28 de julho ou em 04, 11, 18 ou 25 de agosto ganha uma noite em Santiago, seja no luxuoso The Ritz-Carlton ou um similar.

As hospedagens em Portillo podem ser de três ou quatro noites em datas específicas ou de sete noites por toda a temporada. Os pacotes incluem quatro refeições diárias, acesso ilimitado aos meios de elevação e à infraestrutura da estação, custodia de botas e equipamentos de esqui e snowboard e kids club com monitores para crianças de quatro a sete anos.

A emblemática Laguna del Inca, Portillo – Crédito: Sylvia Barreto

Portillo também conta com programações temáticas. De 28 a 04 de agosto está confirmada a Semana do Vinho, com degustações e palestras, que desta vez contará com a participação das vinícolas Lapostolle, Errazuriz, Matetic, Kingston e Emiliana.

Na Wine Fest, que acontece entre os dias 18 e 25 agosto, também é possível degustar sem custo algum os principais vinhos chilenos, além de aprender tudo sobre o assunto em palestras e workshops. Cada uma das seguintes vinícolas se apresentará em um dia, na seguinte ordem, entre os dias 19 e 24: Montes, Koyle, Casas del Bosque, Viu Manent, Undurraga e Casa Silva.

Já entre 11 e 18 de agosto, durante a Semana dos Amigos, Portillo vira o paraíso da balada. Além dos shows diários de música ao vivo no bar do Hotel Portillo e das agitadas noites na discoteca, há um après ski divertidíssimo na piscina, sempre com boas cervejas e vinhos.

As opções de hospedagens são variadas. Vão desde o sofisticado e renovado hotel Portillo, com seus 123 apartamentos e infraestrutura completa de gastronomia e lazer, e o Octagon Lodge, ideal para famílias graças aos seus apartamentos quádruplos, até o Inca Lodge, perfeito para jovens e mochileiros, e os cinco chalés, que comportam até oito pessoas.

Informações: www.skiportillo.com
Temporada 2018: 23 de junho a 06 de outubro

Valle Nevado

A estação de esqui de Valle Nevado está em festa. O complexo comemora 30 anos de existência neste ano e, por isso, prepara vários momentos especiais e novidades para os turistas. Uma delas é a melhoria no cartão eletrônico Valle Plus, que dá acesso aos meios de elevação. Os clientes agora podem fazer a recarga on-line antecipadamente para datas fixas ou flexíveis.

Localizado a cerca de 70 quilômetros de Santiago, a estação tem pouco mais de 40 pistas de esqui e snowboard, sendo que 10% são para principiantes, 36% para intermediários, 33% para nível avançado e 21% para experts. E, para turbinar essas descidas na neve, o restaurante Bajo Zero, que fica bem no meio das pistas, a 3.200 metros de altitude, apresenta uma nova proposta gastronômica e um novo anexo com a qualidade do restaurante La Leñera, que fica na plataforma dos hotéis, para o alto da montanha.

Valle Nevado comemora 30 anos em 2018 – Crédito: Divulgação

Valle Nevado também renovou sua parceria com a Mastercard e oferece benefícios exclusivos para quem tem cartão da bandeira. E, quem se hospedar no Hotel Santa Cruz, na região do Vale do Aconcágua, na mesma viagem que ficar em Valle Nevado, ganha descontos exclusivos.

Outra promoção surgiu de uma parceria com a rede de hotéis Explora. Quem se hospedar pelo menos três noites no Hotel Valle Nevado (exceto suítes) ou Hotel Puerta del Sol, e mais três noites em um dos hotéis Explora (Deserto do Atacam, Rapa Nui ou Vale Sagrado), ganha 30% de desconto.

As semanas temáticas são também uma maneira de comemora os 30 anos. Na temporada de 2018, serão: Valle Week (07 a 14 de julho), Fun Week (14 a 21 de julho), Foodie’s Week (03 a 10 de agosto) e Wine Week (17 a 24 de agosto). Quem estiver no destino em um desses períodos terá uma programação especial voltada para cada tema.

Valle Nevado tem três hotéis e prédios com apartamentos de temporada – Crédito: Divulgação

Para hospedagem, Valle Nevado oferece três hotéis (Valle Nevado, Puerta del Sol e Tres Puntas) e um conjunto de apartamentos equipados. Aliás, um novo edifício acaba de ser entregue, o Licancabur, que terá suas unidades disponíveis para locação em 2019. E, em breve, deve começar a construção de mais um prédio, o Aconcágua.

Informações: www.vallenevado.com/pt
Temporada 2018: 15 de junho a 30 de setembro

Nevados de Chillán

Localizado na região de Bio Bio, Chile, a 1.530 metros sobre o nível do mar, Nevados de Chillán já abriu a temporada com novidade, o lift El Refúgio. Com cadeiras duplas, o meio de elevação parte da base levando esquiadores e snowboarders à região oeste da montanha, dando acesso a pista Três Marias, a mais longa da América do Sul, e também à área de free ride. Uma facilidade e tanto uma vez que, anteriormente, sem passagem, era necessário descer todos os seus 13 quilômetros de extensão desta pista que é considerada a mais longa da América do Sul.

Distante 407 quilômetros ao sul da capital Santiago, 194 quilômetros a leste da cidade de Concepción e 82 da pequena Chillán. Nevados de Chillán está instalada aos pés de três vulcões adormecidos, em um lindo cenário de floresta nativa. Tem sua localização privilegiada garantindo neve durante todo o inverno e um aquecimento natural das águas que abastecem todo o complexo, desde os apartamentos até as piscinas e spa.

Hotel Alto Nevados – Crédito: Divulgação

Nevados de Chillán oferece a possibilidade de aproveitar toda a adrenalina do esqui em seus mais de 35 km de pistas. Além da excelente qualidade da neve, conta com hotéis de estilo de montanha que oferecem serviços de spa para estética, relaxamento e saúde, piscinas de aguas termais, bares e restaurantes, nightclub, academia e salas de reunião. Vá ao Snow Pub, em Las Trancas, se quiser se divertir em um bar típico chileno com um pisco sour em mãos.

Toda a área – são mais de 10 mil hectares – propicia a prática de diferentes modalidades, do esqui nórdico ao alpino; de um completo snowpark a passeios de snowmobile e trenós. O centro de esqui conta com 13 lifts que dão acesso às 23 pistas – sua geografia apresenta um desnível vertical de 970 metros. A superfície esquiável conta com 22% de suas pistas próprias para iniciantes, 41% para intermediários, 31% para avançados e 6% para experts. Para quem gosta de muito mais doses de emoção e adrenalina, a estação ilumina suas pistas durante uma noite por semana àqueles que buscam horas extras de desafio.

Nevados de Chillán tem a pista mais extensa da América do Sul: 13 quilômetros – Crédito: Divulgação

A montanha conta, ainda, com um snowpark com seus precipícios naturais, onde se realizam diversas modalidades: half pipe, quarter pipe, jump e fun box. Graças a sua localização privilegiada, esquiadores que buscam praticar outras modalidades como o esqui nórdico (cross country) – consiste em deslizar por grandes áreas abertas e planas, sem muita inclinação, como o cross-country, Nevados de Chillán conta com um circuito especial localizado a 1.600 metros de altura, rodeado por bosques nativos com suaves quedas. Àqueles esquiadores que não curtem pista muita inclinada, cross country é ideal.

Ao redor da estação de esqui dica o Parque de Águas Termais – Crédito: Divulgação

Dentre tantas atividades que são possíveis de realizar ali, um passeio de snowmobile, a qual o visitante poderá desfrutar de uma maravilhosa viagem a toda velocidade, é dos mais procurados. Os passeios têm duração de 15 a 60 minutos. Nevados de Chillán possui uma completa escola de esqui formada por 60 experientes instrutores de diversas nacionalidades e para todos os níveis e modalidades como o esqui alpino, nórdico e snowboard.
Atividades para crianças – O Snow Garden é um espaço exclusivo para as crianças de três a seis anos entrarem em contato com a neve e participarem de atividades supervisionadas; e o Mountain Park, para pequenos entre seis e 12 anos, inclui workshops divertidos e competições de ski.

Informações: www.nevadosdechillan.com
Temporada: 28 de junho a 30 de setembro

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários