Chamado de Diários de Uma Paixão em português, The Notebook é uma das aguardadas estreias da Broadway - Crédito: Liz Lauren

Conheça as estreias da Broadway para a temporada 2024

por: Redação
6 de junho 2024

O ano de 2024 está repleto de estreias da Broadway e assistir a um desses espetáculos é uma experiência única para o turista que vai à Nova York. A região é conhecida principalmente por seus musicais famosos mundialmente. Os teatros ficam alojados no coração da Times Square, que concentra 41 deles entre as ruas 42 e 53.  

Na lista de estreias da Broadway em 2024 estão diversas adaptações de livros e filmes adorados, além de narrativas premiadas. Atores renomados e conhecidos pelo grande público, como Daniel Radcliffe, Eddie Redmayne, Steve Carell, Sarah Paulson, Jessica Lange, Jim Parsons, Rachel McAdams e Jeremy Strong, protagonizam algumas das histórias em cartaz.  

Para ajudar o viajante a ficar por dentro das tantas, e imperdíveis, novidades da Broadway, a New York City Tourism + Conventions preparou um guia com os principais lançamentos da temporada. Confira e escolha aquele, ou aqueles, que precisa estar na progromação da sua próxima viagem à cidade! 

Water for Elephants também foi dos livros para o cinema e, agora, para Broadway – Crédito: Matthew Murphy

The Notebooka história de amor entre Noah e Allie, que passou dos livros ao cinema sob o nome de Diário de Uma Paixão, em português, chega agora à sua versão teatral. Essa estreia da Broadway é bastante esperada e ganhou músicas e letras escritas pela cantora e compositora Ingrid Michaelson, além da adaptação do livro feita por Bekah Brunstetter, da série This Is Us.

Water for Elephants – mais uma história que dos livros foi parar no cinema e que agora ganhou adaptação teatral em forma de musical e é uma das estreias da Broadway. Essa versão do romance Água para Elefantes, de Sara Gruen, conta com Grant Gustin, astro de The Flash e Glee, fazendo sua estreia na Broadway, ao lado de Isabelle McCalla (Shucked).

The Who’s TommyO guitarrista do The Who, Pete Townshend, criou a música e a letra do que viria a ser uma sensação aclamada pela crítica na década de 1990, as quais foram adaptadas do álbum da banda Tommy, de 1969, uma ópera rock que mostra a vida traumática de Tommy Walker. Décadas após o sucesso do show, Townshend e seu coescritor, Des McAnuff, se reuniram para adaptá-lo para o público de hoje e é um das aguardadas estreias da Broadway.

A montagem de The Outsiders tem o apoio de Angelina Jolie, em sua estreia na Broadway – Crédito: Matthew Murphy

The OutsidersHistória de amadurecimento centrada em um grupo de adolescentes desajustados, o musical ambientado nos anos de 1960 traz para os palcos o aclamado romance de S. E Hinton, que também já foi adaptado para o cinema por Francis Ford Coppola sob o nome Vidas Sem Rumo (1983), o qual marcou uma geração e tinha em cena atores que se consagraram nos anos seguintes na sétima arte, como Matt Dillon, Tom Cruise e Rob Lowe. A montagem tem o apoio de grandes estrelas, com Angelina Jolie produzindo seu primeiro espetáculo na Broadway. A adaptação do roteiro é de Adam Rapp, finalista do prêmio Pulitzer, e Justin Levine (Moulin Rouge! The Musical), com músicas e letras de Levine e dos roqueiros folk do Jamestown Revival.  

The Heart of Rock and RollA década de 1980 foi sinônimo de bandas e músicas marcantes, incluindo os roqueiros do Huey Lewis and the News, vencedores do Grammy. Entre 1982 e 1988, eles tiveram 13 singles no top 10 da Billboard, incluindo The Power of Love, que foi trilha sonora da abertura do filme De Volta para o Futuro e trouxe fama mundial à banda. O musical é inspirado nos sucessos do conjunto, transformando as canções icônicas em uma história de amor, com o objetivo de fazer com que o público cante junto e celebre a nostalgia.  

Wiz já foi levado à Broadway diversas vezes e a versão atual é uma releitura da primeira, de 1975 – Crédito: Jeremy Daniel

The Wiz – Repleto de gospel, rock e soul, Wiz foi levado à Broadway pela primeira vez em 1975, num tom inovador, a partir da clássica história infantil de L. Frank Baum – e, de lá para cá, teve várias adaptações. A encenação atual baseia-se no show original de 1975, com textos adicionais da comediante Amber Ruffin. JaQuel Knight, coreógrafo por trás dos hits Single Ladies e Formation, de Beyoncé, é o responsável pelos números de dança, enquanto a designer Hannah Beachler (que deu vida ao mundo do filme Pantera Negra e ao álbum visual Lemonade, de Beyoncé) criou o novo Oz. O mágico é interpretado por Wayne Brady e Deborah Cox é Glinda, de modo que Dorothy e seus amigos têm grandes artistas os conduzindo pela estrada de tijolos amarelos. 

Mother PlayEm uma história brilhante e envolvente da dramaturga Paula Vogel, a multipremiada atriz Jessica Lange – ganhadora de dois Oscars, três prêmios Emmy e um Tony, além de um SAG Award e cinco prêmios Globo de Ouro – interpreta a matriarca de uma família que, nos anos de 1960, está supervisionando os filhos adolescentes enquanto eles se mudam para um novo apartamento. Jessica sobe à ribalta na companhia de Jim Parsons (o Sheldon de The Big Bang Theory) e Celia Keenan-Bolger (To Kill a Mockingbird), que interpretam seus filhos, Carl e Martha, e todos vivem uma montanha-russa de emoções que revela verdades atemporais sobre amor, família e perdão. 

A peça faz curta temporada e se encerra em 16 de junho.

Suffs – Ambientado em 1913, o musical de Shaina Taub sobre o movimento pelo direito das mulheres de votar nos Estados Unidos saiu de uma temporada esgotada no Public Theater, na Off-Broadway, e agora estreia na Broadway, coproduzido por ninguém menos do que a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e a ativista Malala Yousafzai. Shaina foi responsável pelas letras e músicas do espetáculo – além do livro homônimo –, enquanto a indicada ao Tony Leigh Silverman (Violet) é a diretora. 

Hell’s Kitchen  – O musical foi concebido e produzido pela talentosa e premiada multiartista Alicia Keys, vencedora de 16 prêmios Grammy, cujas músicas e experiências de vida no bairro nova-iorquino de Hell’s Kitchen inspiraram essa produção da Broadway. Na trama, Ali é uma adolescente rebelde e reprimida por uma mãe solteira e superprotetora e se sente perdida até conhecer um mentor, um vizinho que abre seu coração e sua mente para o poder do piano. Embalada pelos ritmos dos anos de 1990, o show é uma história de amor entre mãe e filha, permeado por temas como encontrar a si mesmo, seu propósito e a comunidade que o eleva.

A premiada Jessica Lange protagonista Mother Play – Crédito: Joan Marcus

Merrily We Roll AlongA história trata do relacionamento turbulento entre o compositor Franklin Shepard e seus dois amigos de longa data, a escritora Mary e o letrista e dramaturgo Charley. Sendo um clássico cult inventivo à frente de seu tempo, a peça apresenta algumas das canções mais famosas e pessoais de Stephen Sondheim (1930-2021), famoso compositor e letrista do teatro musical americano. O elenco da montagem na Broadway  conta com o ator Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter.  Em cartaz até 07 de julho.  

O opulento mundo de 1920 invade os palcos da Broadway com The Great Gatsby – Crédito: Matthew Murphy

The Great GatsbyTransporte-se para o mundo opulento da década de 1920 com a chegada de um dos maiores romances norte-americanos, obra de um dos grandes escritores do país, F. Scott Fitzgerald, aos palcos nova-iorquinos. Estrelado por Jeremy Jordan (Newsies) como o excêntrico e misterioso milionário Jay Gatsby e Eva Noblezada (Hadestown) como a enigmática Daisy Buchanan, o musical teve previamente uma temporada recorde e esgotada no Paper Mill Playhouse. Dirigida por Marc Bruni (Beautiful: The Carole King Musical) e com uma trilha sonora original influenciada pelo jazz e pelo pop de Jason Howland (Little Women), o espetáculo literalmente enche os olhos, fazendo jus ao que o The New York Times chamou de “exuberante, fascinante e deslumbrante”. 

Para saber tudo o que há para ver e fazer na cidade de Nova York, visite o site de turismo da cidade.

Tags: New York City , nyc ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários