- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Faça um tour inusitado em São Paulo

Uma cidade dura, difícil de criar laços com o turista, de se conectar com quem passa por ela. Assim pode parecer São Paulo para quem acaba de colocar os pés no destino. Talvez essa apresentação fique mais amistosa se o destino for apresentado de dentro de um carro simpático que conquista mesmo sem ar condicionado, quem sabe um Fusca bem verdinho que vem lá de 1973?

O inglês Lucca Messer viveu na capital paulista dos quatro aos 12 anos. Dez anos depois, o brasileiro de coração voltou a morar no local que o acolheu em sua infância. Há um mês ele viu um Fusca para vender e, como era um sonho de criança, comprou. Com o veículo, teve a ideia de começar tours por São Paulo com o foco inicial nos estrangeiros.  “São Paulo não convida o turista, não foi feita para eles, é uma cidade de batalha, é dura. Senti q o fusca conecta a cidade comigo e pensei que seria bom dividir com outras pessoas”, contou Lucca à reportagem do Viajar é Simples enquanto o carro rompia pela Avenida Paulista.

Aliás, a avenida que é cartão-postal da cidade está em quase todos os tours. São dois tours noturnos que exploram lugares famosos na noite paulistana, como a Augusta e a Vila Madalena, e então o turista cruza a Paulista. Aos sábados o roteiro é centro histórico e Paulista, aos domingos, como ela acaba de ser fechada para lazer, são exploradas as ruas ao redor.

Lucca quer mostrar a cidade de um jeito peculiar, talvez com seus olhos de fotógrafo, ou quem sabe de publicitário, as duas profissões que exerce. “Tem um romantismo nesse concreto, sensibilidade nessa dureza, e, para mim, o Fusca é um símbolo do Brasil”, disse o rapaz em uma parada no semáforo.

Como a vida de Lucca é bem agitada por conta de suas duas profissões, nem sempre o turista vai encontrá-lo dirigindo o carro. Tem um amigo que divide a direção e os sonhos de mostrar a cidade de dentro do fusquinha com ele. “O tour não é apenas sobre os lugares é uma experiência, é muito mais pela sensação de estar no Fusca, de ouvir o barulho dele, de observar as pessoas”, completou.

E bota experiência nisso. A brasilidade não é mostrada só no Fusca e na sua cor verde. Lucca oferece caipirinha e coloca sempre a trilha sonora com a cara do Brasil, com vozes como a de Elis Regina. E se o cliente achar que vai ficar com saudade de todas essas sensações, pode, levar um souvenir do carro, como uma camiseta.

Lucca pensou que só os estrangeiros, os gringos, iam se interessar pelos tours. Sua surpresa foi grande quando os brasileiros começaram a buscar seus serviços também. E não podia ser diferente já que o carro chama a atenção por onde passa. Durante o trajeto da nossa equipe no Fusca, muitas pessoas paravam no trânsito e acenavam para o motorista. Parece mesmo que o veículo tem o poder de conectar as pessoas e a cidade.

E para fazer o tour, se você se interessar, é só entrar no site http://www.inafusca.com/ e marcar um horário. Para estrangeiros, o valor é de US$ 50, mas como no Brasil o dólar está com a cotação alta, verifique o valor em reais para brasileiros porque há um preço especial.

A entrevista com Lucca e o passeio no Fusca pode ser visto em vídeo no Youtube, só clicar aqui

*A equipe fez o tour a convite