- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Fernando de Noronha (PE) comemora um mês sem novos casos de covid-19

Fernando de Noronha (PE) completa um mês sem novos casos da covid-19. Para completar, a administração local lança mais uma estratégia de combate ao novo coronavírus no arquipélago.

Nesta sexta-feira (22/05) foi iniciada a primeira etapa do estudo epidemiológico que vai avaliar a circulação do vírus em Noronha. Através da pesquisa será possível tornar a ilha um local protegido e seguro para a população do arquipélago.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, com a colaboração dos agentes comunitários, dos agentes de endemia e de integrantes das equipes de saúde da ilha, iniciaram o processo de visita às casas dos moradores, escolhidos aleatoriamente, para saber se aceitam, de forma voluntária, participar da pesquisa e realizar os exames.

São ao todo cerca de 900 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, de todas as regiões da ilha. Os moradores que concordam com a participação, respondem a um questionário fornecendo dados socioeconômicos, clínicos e hábitos de prevenção à Covid-19.

Na sequência, todos serão testados para a doença através de dois tipos de exames: o PCR em tempo real, para detecção do vírus pela análise de secreções respiratórias do nariz e garganta, e o teste rápido para detecção de anticorpos, por meio de coleta de sangue. Eles serão acompanhados e testados pela equipe durante o período de um ano.

“Com essa pesquisa vamos ter uma certa tranquilidade de entender se tem circulação viral em Fernando de Noronha, qual a condição dessa circulação, qual o percentual de pessoas acometidas e se teve alguma circulação viral silenciosa assintomática. E muito importante para garantir que a população está protegida e sem risco de adoecimento”, explicou o especialista da Secretaria Estadual de Saúde, que está coordenando o estudo na ilha, Mozart Sales.

O administrador da Ilha, Guilherme Rocha ressalta que o estudo é uma pesquisa completa, que vai auxiliar no controle do vírus na ilha. “Estamos em uma luta incansável para tornar a ilha um lugar seguro, livre do coronavírus. Ao longo desse período temos nos esforçado na busca por soluções e apoio à comunidade. Tivemos que tomar algumas medidas duras, mas que foram necessárias para proteção de todos, que resultaram no sucesso de agora. Vamos continuar buscando, estudando e fazendo o possível para seguirmos dessa forma, para que possamos voltar à normalidade o quanto antes”, explicou Rocha.

A vigilância em Saúde do arquipélago segue orientando a população que, ao sentir qualquer sintoma de um quadro gripal, o morador deve comunicar ao órgão, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. A equipe de saúde deve ser contactada pelos números: (81) 3619-0956 / 99488-4366.

Está suspenso o desembarque de qualquer pessoa na ilha. Uma equipe composta por representantes da administração e profissionais da área de saúde do Estado preparam um protocolo rígido de medidas de proteção para voltar a permitir a entrada de servidores e moradores em Fernando de Noronha, de forma segura, impedindo assim que o vírus volte a circular no arquipélago.