Festival de Inverno de Campo de Jordão irá incluir música popular brasileira na programação

por: Redação
14 de junho 2019

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP) chega a sua 50ª edição. Além da música erudita, o evento deste ano contará com outros ritmos. Estão previstos, além dos espetáculos tradicionais, shows musicais com artistas populares de 29 de junho a 28 de julho.

Criado em 1970 pelo maestro Eleazar de Carvalho, o Festival de Inverno de Campos do Jordão foi inspirado em evento de música erudita de Tanglewood, nos Estados Unidos. Atualmente, ele é considerado o festival mais importante do gênero na América Latina.

A abertura será tradicional da 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão será tradicional com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, dia 29 de junho, no auditório Cláudio Santoro. Ainda no dia 29, Mônica Salmaso vai se apresentar na concha acústica da praça de Capivari. Dia 30 Carlinhos Brown vai subir no mesmo palco.

Dia 06 de julho um dos grandes nomes da música brasileira irá se apresentar na Praça de Capivari, a cantora Fafá de Belém. Dia 13, Toquinho é quem subirá ao palco para cantar seus grandes sucessos.

No dia 20, o Festival de Inverno de Campos do Jordão recebe Lenine na concha acústica. Em 27 de julho, encerrando a programação popular, o samba vai invadir Campos do Jordão com a apresentação de Diogo Nogueira. Todos os artistas serão acompanhados pela orquestra Jazz Sinfônica.

Apesar da mistura pop, a música erudita ainda domina a programação. Merece destaque o pianista Nelson Freire, que vai se apresentar no auditório Cláudio Santoro dia 11 de julho; o recital de Jean Louis Steuerman, dia 23, na Sala São Paulo; e o dueto de Arnaldo Cohen com o violoncelista Viktor Uzur, também na capital.

A parte pedagógica, que é a essência do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP), está mantida. Durante 30 dias cerca de 200 jovens bolsistas vão estudar com os maiores nomes da música clássica mundial. Durante esse conservatório, também vão formar uma orquestra trazendo no repertório peças de Cláudio Santoro, Schumann e Ripper, entre outros compositores.

Hotel Toriba contribui para o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

A introdução da Música Popular Brasileira não é a única novidade presente na programação do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. A edição de número 50 também vai revisitar um dos espaços mais tradicionais da música clássica em Campos do Jordão: o Hotel Toriba.

Muito antes dos primeiros acordes surgirem na serra, em 1970, o Toriba já recebia concertos. O piano Steinway fabricado no começo do século passado, e que continua impecável até hoje, é a prova dessa ligação forte do hotel com a música. Tanto que serviu de laboratório para a criação do Festival. “O maestro João Carlos Martins me contou que a reunião que decidiu criar o Festival de Inverno aconteceu nas dependências do hotel”, revelou Aref Farkouh, proprietário do Toriba.

A partir de 2014, as apresentações musicais que eram realizadas todos os sábados ganharam mais espaço. Dois novos pianos foram adquiridos e a música passou a fazer parte da rotina dos hóspedes também as quartas e sextas-feiras. Cantores líricos, solistas e duetos foram convidados a se apresentar no hotel. O movimento cresceu e se transformou no programa Toriba Musical, dirigido pelo pianista Antônio Luiz Barker, que pode ser apreciado, inclusive, por quem não está hospedado no hotel.

Atualmente há um apartamento exclusivo para receber os artistas que figuram entre os melhores do Brasil. Uma vez por mês eles se apresentam gratuitamente no Auditório Cláudio Santoro. Além disso, o Toriba também patrocina o coral Meninas Cantoras de Campos do Jordão, que já gravou dois CDs. Em reconhecimento a essas iniciativas, os organizadores resolveram transformar o Toriba em mais um palco do Festival de Inverno.

Serão 12 concertos, quatro deles gratuitos. Claudio Goldman vai abrir a programação do hotel no dia 06 de julho com dois espetáculos: às 16h30, no museu Felícia Leirner; e às 19h00, na sala da Lareira. Veja o calendário.

A programação completa e outras informações podem ser vistas no site do evento: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários