- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Gol anuncia primeira rota carbono neutro do Brasil: Recife-Fernando de Noronha (PE)

Para comemorar o aniversário de Fernando de Noronha, a Gol anuncia a primeira rota carbono neutro do Brasil que ligará Recife ao arquipélago. O destino completa 518 anos nesta terça (10/08).

De forma pioneira no Brasil, com início em 1º de setembro, todos os voos da Gol de ida e volta para a ilha, a partir do Recife, terão emissão neutra de carbono. Uma atitude em total concordância com as boas práticas ambientais já implementadas de maneira precursora pelo Governo do Estado de Pernambuco e pela administração local em Fernando de Noronha.

A iniciativa nasce de uma parceria entre a Gol e a Moss, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, que doará aos passageiros da companhia a compensação da pegada carbônica de suas viagens a Fernando Noronha, neutralizando as emissões totais de carbono tanto no trecho de ida, a partir de Recife, quanto no da volta para a capital pernambucana.

Desde o dia 5 de junho de 2021, vale lembrar, os clientes da Gol podem voluntariamente compensar a emissão de carbono de seus voos, uma possibilidade estabelecida pela companhia com ineditismo na América Latina, também com a colaboração da MOSS. A compensação em voos nacionais e internacionais é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain, que foi criado pela MOSS para neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

Não apenas os passageiros, mas também os moradores de Noronha que voam com a GOL serão beneficiados. Ao comprarem os bilhetes para a ilha, todos os passageiros terão o direito de resgatar com a MOSS o certificado de créditos de carbono já compensados relativos aos seus voos, com o acréscimo de um convite para, se for do interesse do cliente, comprar o MCO2 para neutralizar as demais rotas que compõem sua viagem: São Paulo-Recife, Porto Alegre-Recife e Belo Horizonte-Recife, por exemplo, assim como a volta.

Das emissões totais em Fernando de Noronha, mais da metade provêm do transporte aéreo que serve à ilha, o principal meio de transporte. A Gol hoje opera 1 voo diário de ida e volta para o arquipélago, com a expectativa de retomar a oferta pré-pandemia assim que possível. Cada ida e volta ao arquipélago deixa uma pegada ambiental média de 14,18 toneladas de CO2e; em comparação, a cada 25 idas e voltas garantiremos um hectare de Floresta Amazônica preservada. Só no primeiro semestre de 2021, a GOL transportou 35 mil passageiros para Noronha – uma média de 5.830/mês -, além de 89 mil kg de cargas diversas e essenciais (dados da ANAC).