Bath tem as termas romanas preservadas - Crédito: Divulgação

Grã-Bretanha além de Londres

por: Sylvia Barreto
25 de fevereiro 2022

Talvez você tenha ido para a Inglaterra, conhecido Londres e, no máximo, seus arredores. Mas, o país tem o interior com muitas atrações e também faz parte da Grã-Bretanha, que reúne nações vizinhas e atrativos que merecem uma visita.

Em 2022, o Visit Britain, que é órgão que promove o turismo na Grã-Bretanha, está investindo em uma campanha global para incentivar os turistas a viajarem por destinos diversos na Inglaterra, Escócia e País de Gales.

E, se você quer conhecer muito mais do que Londres na Grã-Bretanha, o Viajar é Simples deixa aqui dicas sobre cinco cidades que irão enriquecer o seu roteiro por lá.

Manchester, Inglaterra: uma cidade com muitas faces
Talvez você saiba mais dessa cidade do Noroeste da Inglaterra do que imagina. Se já ouviu falar por aí dos times de futebol do Manchester United e do Manchester City ou se ouviu músicas das bandas Joy Division, The Smiths e Oasis, está no caminho.

Manchester é o berço dessas duas equipes e das bandas citadas acima. É um bom começo para saber que o pessoal por lá ama futebol e, seja você um apaixonado ou não pelo esporte, fazer um tour pelos estádios Etihad Stadium e o Old Trafford, além do Museu do Futebol, são ótimos atrativos para conhecer essa face do destino.

Vista do TownHouse Hotel, Manchester – Crédito: Amy Davies/Visit Britain

A música é encontrada nos diversos bares e casas noturnas da cidade. Mas, se quiser reviver um pouco a atmosfera das bandas famosas que nasceram por lá, não deixe de conhecer o Northern Quarter, um bairro bem boêmio e cultural. Por lá, há diversas lojas e cafés indie coloridos frequentados por todas as bandas de Manchester das décadas de 1980 e 1990, incluindo The Smiths, Oasis e Joy Division.

Para mergulhar um pouco na história e arquitetura da cidade, não deixe de passar pela Albert Square, praça que abriga o prédio da prefeitura, o Town Hall. É um dos edifícios mais importantes da Inglaterra, um exemplo clássico de sua arquitetura neogótica. A cinco minutos de caminhada, fica a Central Library, construída em 1934, passou por reforma de 50 milhões de libras esterlinas em 2010 e tem um interior fantástico.

Manchester é uma cidade grande que tem mais de 3 milhões de habitantes. Por sua quantidade de fábricas no passado, principalmente as do setor têxtil, ela foi um centro importante da Revolução Industrial.

Impossível não notar por suas ruas esculturas de abelhas e pinturas do inseto. No século 19, as fábricas têxteis eram chamadas de colmeias e seus funcionários de abelhas. Ficou essa herança do passado, assim como os grandes galpões das antigas empresas.

Essa grande cidade com forte passado industrial, é cheia de facetas. Abriga uma área, a Gay Village, que é referência para os gays. A rua que mais se destaca por ali é a Canal Street, cheia de lojas, bares e restaurantes voltadas para o público LGBT. Aliás, a cidade em si é conhecida pela receptividade com esse público. E, a gente espera aqui que aqueles destinos que ainda não fazem o mesmo, comecem a fazer.

E, não saia de Manchester sem conhecer o bairro de Castlefield. Um lugar incrível para tirar fotos, já que tem um forte romano, canais e moinhos antigos. Além disso, é cheia de bares e restaurantes sofisticados, bem como hotéis, então, também coloque a região no seu radar para hospedagem.

Stevenson Square, no Northern Quarter – Crédito: Visit Britain

Liverpool: do porto aos Beatles
E, se a ideia for explorar mais ainda o Noroeste da Inglaterra, não deixe de visitar Liverpool, que fica a uma hora de trem ou carro de Manchester. Cidade portuária e destino com maior número de museus e galerias depois de Londres, também é bem conhecida por ter visto nascer e crescer a banda The Beatles.

Localizada às margens do rio Mersey, o coração de Liverpool é seu porto. Esse ponto dá acesso às rotas de navegação do Mar da Irlanda. Sendo assim, a cidade foi essencial e estratégica para o comércio e para a ação militar da Inglaterra ao longo dos séculos.

Para entrar no clima da cidade e conhecer sua história, é melhor começar então pelo complexo Royal Albert Dock com seus estaleiros seculares e que passou por revitalização na década de 1980. Por lá, diversos museus, bares e restaurantes.

The Beatles Story em Liverpool – Crédito: Divulgação

Um deles é o Merseyside Maritime Museum, lugar ideal para conhecer mais da história portuária de Liverpool. Uma atração interessante desse museu é a exposição permanente Titanic and Liverpool: the untold story. O famoso navio, maior construído em sua época, foi registrado na cidade e levava seu nome no casco, apesar de não ter navegado por lá.

E, se você adora arte, não pode deixar de visitar o Tate Liverpool. Sim, o museu de Londres tem uma filial em Liverpool com obras de artistas fantásticos como Juan Miró, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Além do acervo, existem exposições temporárias, então, antes de ir, cheque quais estarão em exibição.

E, claro, conhecer a história de Liverpool também é saber um pouco mais sobre os Fab Four da banda The Beatles. Para isso, nada melhor do que ir ao museu The Beatles Story, também no complexo Royal Albert Dock. É uma verdadeira jornada pela vida dos quatro rapazes de Liverpool que conquistaram o mundo com a banda.

Para quem quer mergulhar ainda mais na história da banda, algumas dicas: conhecer a casa onde John Lennon cresceu, chamda de Mendips, ela fica na Menlove Avenue, nº 251; visitar a “20 Forthlin Road”, casa em que Paul McCartney morou e onde o grupo deu seus primeiros passos e fez uma centena de composições; ir até a Mathew Street, cheia de lojas e bares, incluindo o Cavern Pub, local com mais de 300 apresentações do Beatles.

Para ver a cidade de outro ângulo, faça um passeio pelo rio com a Mersey Ferries River Explorer Tour. Com tours guiados, é uma ótima maneira de saber um pouco mais da história de Liverpool e tirar boas fotos em passeios rápidos de cerca de uma hora.

E, se você adora arte, não pode deixar de visitar o Tate Liverpool. Sim, o museu de Londres tem uma filial em Liverpool com obras de artistas fantásticos como Juan Miró, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Além do acervo, existem exposições temporárias, então, antes de ir, cheque quais estarão em exibição.

Royal Albert Dock – Crédito: Kathtyn Ramsden/Visit Britain

Conhecer a história de Liverpool também é saber um pouco mais sobre os Fab Four da banda The Beatles. Para isso, nada melhor do que ir ao museu The Beatles Story, também no complexo Royal Albert Dock. É uma verdadeira jornada pela vida dos quatro rapazes de Liverpool que conquistaram o mundo com a banda.

Para quem quer mergulhar ainda mais na história da banda, algumas dicas: conhecer a casa onde John Lennon cresceu, chamda de Mendips, ela fica na Menlove Avenue, nº 251; visitar a “20 Forthlin Road”, casa em que Paul McCartney morou e onde o grupo deu seus primeiros passos e fez uma centena de composições; ir até a Mathew Street, cheia de lojas e bares, incluindo o Cavern Pub, local com mais de 300 apresentações do Beatles.

Bath: o reino termal
Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987, Bath carrega esse título por várias características únicas. Suas águas termais fizeram os romanos instalar termas no destino por volta de 70 d.C. e os vestígios dessa época permanecem por lá até hoje. Adicione uma bela arquitetura e planejamento urbano do século 18 e uma paisagem linda ao redor. Pronto, temos um patrimônio mundial e uma das cidades mais interessantes da Grã-Bretanha.

Bath fica no Sudoeste da Inglaterra, a 01h30 de Londres. Mas não pense em apenas passar o dia na cidade, ela merece, ao menos, uma noite. Se quiser relaxar mesmo e curtir as termas, duas. Ela também pode servir mais uns dias de base para conhecer os arredores, como o complexo de Stonehenge.

Não é possível usar as termas romanas, apenas visitar o local – Crédito: Rebecca Faith

Claro que estar na cidade é sinônimo de visitar as Termas Romanas, um verdadeiro complexo balneário em torno da única fonte termal da Grã-Bretanha. O local é ideal para apreciar a bela arquitetura e conhecer a história de Bath, mas, infelizmente, a água não é ideal para o banho.

Se essa notícia te decepcionou, calma! A água da fonte é tratada e os visitantes podem mergulhar nela no Thermae Bath Spa. Em um belo edifício que reúne a tradição e a modernidade, dá para passar horas na piscina do rooftop com uma bela vista da cidade, usar saunas, sala de gelo ou fazer tratamentos revigorantes para o corpo. É necessário reserva porque os horários e número de pessoas são limitados.

Bath também foi residência por anos da aclamada escritora Jane Austen, autora de Orgulho e Preconceito, dentre outros sucessos. Parte de sua obra foi influenciada pela cidade. É possível visitar o Jane Austen Centre para saber mais sobre sua vida e seus livros.

A água termal é tratada e usada no Thermae Spa – Crédito: Divulgação

Fãs do romance “Orgulho e Preconceito”, tomem nota: a autora Jane Austen viveu em Bath por muitos anos, e grande parte de sua obra foi influenciada por seu período de estadia aqui. Visite o Jane Austen Centre para descobrir mais.

Outro passeio básico na cidade é o Fashion Museum and Assembly Rooms. O local abriga uma grande coleção de vestidos usados ao longo dos séculos. Existem mais de 150 manequins para mostrar a mudança de estilos desde o século 16 até os dias atuais.

Bem curioso, o The Royal Crescent é outro marco emblemático de Bath. Construído entre 1767 e 1775, foi feito em torno de um perfeito gramado e forma um arco de 30 casas com terraço. Muitas pessoas ilustres moraram no local, porém, atualmente, abriga o hotel de luxo The Royal Crescent Hotel & Spa, residências particulares e um museu da vida georgiana. E, falando de Jane Austen, o filme Persuasão teve várias cenas gravadas ali. Aliás, é um local bem procurado para dramas de época.

Para completar sua visita pela cidade, não dá para deixar de visitar uma das grandes igrejas medievais da Inglaterra, a Bath Abbey. Sua construção começou em 1.499, três diferentes igrejas ocuparam o local da atual abadia. Se tiver tempo, suba os 200 degraus até o topo da torre em visita guiada.
artistas da coleção incluem Gainsborough, Guardi, Stubbs, Ramsay e Zoffany. O museu também recebe nove exposições temporárias por ano.

The Jane Austen Centre – Crédito: Simon Winnall/Visit Britain

Cardiff: a capital da Terra dos Castelos
E saímos da Inglaterra para o País de Gales, conhecido como a “Terra dos Castelos”. E, sua capital, claro, abriga pelos castelos. Então, prepare-se para ser transportado para outros séculos ao visitar essas belas construções e andar pelas ruas de Cardiff.

O Cardiff Castle abriga mais de 2.000 anos de história. Localizado em parque no coração da cidade, já foi um forte romano. No século 19, um sonho medieval foi criado ali pelo arquiteto William Burges a pedido de um dos homens mais ricos da época: 3º Marquês de Bute. Pronto, criou-se um mundo de contos de fadas, cheio de murais, vitrais e muito mármore. Como o local é bem grande, com muralha romana e fortaleza medieval, vá com tempo.

E para continuar no clima, vá até o Castelo de Coch, também conhecido como Castelo Vermelho. Também foi propriedade do 3º Marquês de Bute, além de outros milionários ao longo de 700 anos. Tem telhados icônicos que são apenas uma sugestão de todo o esplendor de seu interior, que é mais um cenário de contos de fadas medievais.

Cardiff Castle – Crédito: Visit Britain

Se quiser ter momentos de tranquilidade no fim da tarde ou um belo jantar, vá até a área portuária revitalizada chamada de Mermaid Quay. Fica a apenas cinco minutos do centro da cidade é reúne vários restaurantes.

Se você quiser conhecer a cena esportiva do local, que é bem interessante, vá ao Millenium Stadium. É o estádio nacional do País de Gales e casa da equipe Welsh Rugby Union, Ele recebe os maiores eventos esportivos do País de Gales e, além do rúgbi, é sede do British Speedway Grand Prix e também sedia partidas de futebol.

Millennium Stadium visto do rio – Crédito: Cardiff Visit Centre

Edimburgo: você vai se apaixonar
Agora, vamos dar um grande salto neste roteiro para nos apaixonarmos pela bela Edimburgo, capital da Escócia. Com muitas ruas medievais, a cidade inspira escritores, inclusive, J.K. Rowling, escritora de Harry Potter, que baseou muito da saga do Bruxo em lugares do destino.

E, por falar em Harry Potter, comece seu passeio por Edimburgo em Old Town, sendo ou não um fã da série de livros, você vai se apaixonar pelas ruelas antigas. Uma delas, a Victoria Street, com suas construções típicas, inspirou Rowling a criar o Beco Diagonal. E, por ali, com certeza, irá se sentir em um filme de época ou livro.

Aliás, aproveite sua ida à Old Town para fazer uma refeição por ali. Aliás, Edimburgo é a cidade do Reino Unido com mais restaurantes estrelados Michelin depois de Londres. Os brunchs por lá também são deliciosos, se você é um fã dessa refeição que mistura pratos do café da manhã e do almoço, aproveite.

Old Town em Edimburgo – Crédito: Andrew Picckett

E, claro, estando Old Town, é preciso visitar o Castelo de Edimburgo, atração turística número um da Escócia. Construído no topo de um vulcão extinto, além da beleza da construção, a vista por ali é linda. Nele, é importante visitar a Margaret´s Chapel, o National War Memorial e a Crown Square com seu Grand Hall e as Joias da Coroa da Escócia.

Outro ponto indispensável é New Town. Depois que Old Town ficou pequena, essa região começou a ser ocupada e a crescer. Apesar do nome remeter ao “novo”, o local é cheio de belas construções em estilo neoclássico com edifícios a partir do século 17, ou seja, também antigos, porém, mais novos se comparados aos de Old Town. Por lá, existem, ainda, enormes jardins que vale a pena visitar, como o Private Garden, o Princess Street e o Regent.

Castelo de Edimburgo – Crédito: Steven Oates/Visit Britain

E, como estamos falando da terra do uísque, mesmo que não goste da bebida, aprender um pouco mais sobre ela é também entender uma parte cultural da Escócia. Na The Scotch Whisky Experience há várias opções de tours para que os visitantes aprendam sobre a iguaria e até provem alguns.

E aí, o que você acha de conhecer essas cidades na sua próxima ida à Grã-Bretanha? Se você só conhece Londres, tente adicionar pelo menos duas dessas cidades ao seu roteiro. Todas ficam a poucas horas de trem de Londres ou de avião.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários